caros foristas,
gostaria que me ajudassem com a minha saphira (falsa coral). Com o aumento das temperaturas tem também aumentado a temperatura no terrario de modo que me vi obrigada a tirar o cabo pelo menos ontem á tarde =/ ela está sem zona fria pois o terrario está com temperaturas por volta dos 28ºC... não sei o que fazer, ela já está na zona mais fresca da casa. Será que fiz bem em tirar o aquecimento? Devo regula lo para ficar desligado de dia? Ou será preferível diminuir a área de contacto do cabo (em vez de 1/3 do terrario 1/4)?
Outra coisa que me surgiu foi por pedras de azulejo ou marmore na zona fria de maneira a que ela se possa por por cima e refrescar pois as pedras ficam sempre mais frescas... tenho mudado a agua do bebedouro duas vezes por dia, ao inicio da tarde e antes de me deitar a noite... mas quando a vou mudar está morna... acham que se colocar uns cubos de gelo no bebedouro é uma boa maneira de a água ficar fresca durante mais tempo para ela se poder lá por? (ela cabe toda no bebedouro) acham que pode ser nefasto a saphira ter a água assim fria?
espero pelas vossas sugestoes e conselhos =)
cobras e o calor
Moderador: mcerqueira
Eu uso o mármore nas zonas frias, e borrifo apenas a zona fria. Dentro de água estão cerca de 25 graus no bebedouro sem gelo, portanto não ha problema
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
para além da utilização de ventoinhas, recipientes de água maior, borrifadelas, mármores, etc. podes recorrer também à utilização de garrafas com água congelada, colocadas sobre o terrário na parte fria, que ajuda a manter o ar mais fresquinho durante algum tempo... Em qualquer caso, e partindo do pressuposto que tens a fonte de calor ligada a um termostato, não haverá razão nenhuma para a desligares.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina
ola!! obrigada pelas respostas!! sim tem termostato mas eu tirei na mesma. agora voltei a por, o problema era q ela ja n tinha zona fria... estava tudo a mesma temperatura. mas puz agra musgo molhado na zona fria perto da agua se ela quiser vai lá e também puz um prato até arranjar pedra entretanto =)
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta fev 17, 2010 3:15 pm
eu uso tapete em todas elas. Simplesmente nesta altura do verão desligo os tapetes de aquecimento durante todo o verão de dia e de noite.
De dia normalmente as temperaturas andam entre os 26 e os 28, e á noite entre os 22 e os 24. Esprimenta desligar o cabo e vê que temperaturas o terrário se mantém ao longo do dia com o cabo desligado, de certeza que não desce dos 20 graus por isso não faz mal ( se alguém discordar que se prenuncie, criticas construtivas e opiniões são sempre aceites e bem vindas).
Uma bilha de água que ela caiba dentro é um bom sitio para ela se refrescar e termoregular se tiver calor .
Cumps
De dia normalmente as temperaturas andam entre os 26 e os 28, e á noite entre os 22 e os 24. Esprimenta desligar o cabo e vê que temperaturas o terrário se mantém ao longo do dia com o cabo desligado, de certeza que não desce dos 20 graus por isso não faz mal ( se alguém discordar que se prenuncie, criticas construtivas e opiniões são sempre aceites e bem vindas).
Uma bilha de água que ela caiba dentro é um bom sitio para ela se refrescar e termoregular se tiver calor .
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Ora vejamos.
Se tens o tapete ou outra qualquer fonte de aquecimento ligado a um termostato ele não arranca, portanto desligar ou não o aquecimento é igual...
Ventoinhas ajudam apenas na ventilação e na dissipação de calor, portanto se a temperatura dentro e fora do terrário é a mesma, não refrescam...
Recipientes de água maiores, a não ser que mudem a água várias vezes ao dia, a agua rapidamente atinge a temperatura ambiente, no entanto é uma mais valia para compensar o tempo mais seco.
Eu este ano tenho utilizado cubos de gelo, um cubinho (ou mais conforme a quantidade de água) por dia dentro dos recipientes da água, tem resultado para que durante algumas horas exista uma zona com alguns graus a menos.
Se tens o tapete ou outra qualquer fonte de aquecimento ligado a um termostato ele não arranca, portanto desligar ou não o aquecimento é igual...
Ventoinhas ajudam apenas na ventilação e na dissipação de calor, portanto se a temperatura dentro e fora do terrário é a mesma, não refrescam...
Recipientes de água maiores, a não ser que mudem a água várias vezes ao dia, a agua rapidamente atinge a temperatura ambiente, no entanto é uma mais valia para compensar o tempo mais seco.
Eu este ano tenho utilizado cubos de gelo, um cubinho (ou mais conforme a quantidade de água) por dia dentro dos recipientes da água, tem resultado para que durante algumas horas exista uma zona com alguns graus a menos.
Element o raciocínio não está 100 % correcto, a agua pode ficar á temperatura ambiente mas é um fluido que facilita a dissipação do calor, por exemplo quando entras numa piscina a agua está á temperatura do ambiente, no entanto a sensação que sentimos é a consequência do nosso corpo conseguir libertar melhor o calor, porque ao ar estamos expostos a receber calor por radiação, o que na agua nao acontece. As trocas de calor dão-se por convecção.element Escreveu:Ora vejamos.
O mesmo acontece no caso dos ventiladores, as temperaturas são idênticas, mas a deslocação de ar provocado por eles e que ao ser forçada pelo nosso corpo (ou do animal) possibilita que nós consigamos libertar melhor o calor que temos a mais no corpo para o ar.
Brake
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Sem dúvida que o meu não está 100% correcto, mas o teu também não.
Repara, seguindo o exemplo que usaste. Uma piscina não tem 3 ou 4 cm de altura de água e ainda tens adicionar a condicionate "subterranea" porque uma piscina está a trocar temperaturas com o solo até várias dezenas de centimetros de profunidade. Se medires a temperatura ao nivel do solo e por exemplo 1,5m abaixo vais ter uma diferença significativa.
Agora sobre o exemplo do ventilador. Nós apercebeme-nos dessa dissipação, porque produzimos temperatura corporal constante. Repara, o teu corpo está a 37º, se a temperatura ambiente estiver a 30º, claro que vais sentir o efeito dissipação se estiveres a frente de um ventilador. Agora vejamos o caso de um réptil, que não produz temperatura corporal. Estão 30º dentro do terrário, estão 30º de temperatura ambiente, o que é que a fonte de dissipação (ventilador) vai fazer?
Repara, seguindo o exemplo que usaste. Uma piscina não tem 3 ou 4 cm de altura de água e ainda tens adicionar a condicionate "subterranea" porque uma piscina está a trocar temperaturas com o solo até várias dezenas de centimetros de profunidade. Se medires a temperatura ao nivel do solo e por exemplo 1,5m abaixo vais ter uma diferença significativa.
Agora sobre o exemplo do ventilador. Nós apercebeme-nos dessa dissipação, porque produzimos temperatura corporal constante. Repara, o teu corpo está a 37º, se a temperatura ambiente estiver a 30º, claro que vais sentir o efeito dissipação se estiveres a frente de um ventilador. Agora vejamos o caso de um réptil, que não produz temperatura corporal. Estão 30º dentro do terrário, estão 30º de temperatura ambiente, o que é que a fonte de dissipação (ventilador) vai fazer?
Eu quando falo numa piscina, pode ser uma piscina que não esteja enterrada, até na banheira consegues ter essa percepção.element Escreveu:Sem dúvida que o meu não está 100% correcto, mas o teu também não.
E se reparares quando as temperaturas estão muito altas dentro dos terrarios as cobras vão para dentro de agua. Porque lá conseguem arrefecer melhor e estamos a falar de recipientes pequenos.
Mas até o corpo de um réptil aquece mais do que a temperatura ambiente, a temperatura ambiente é a temperatura do ar, o ar não recebe o calor proveniente da radiação, e o corpo de um réptil recebe, alias qualquer corpo recebe. é por isso que o ventilador resulta.element Escreveu: Agora sobre o exemplo do ventilador. Nós apercebeme-nos dessa dissipação, porque produzimos temperatura corporal constante. Repara, o teu corpo está a 37º, se a temperatura ambiente estiver a 30º, claro que vais sentir o efeito dissipação se estiveres a frente de um ventilador. Agora vejamos o caso de um réptil, que não produz temperatura corporal. Estão 30º dentro do terrário, estão 30º de temperatura ambiente, o que é que a fonte de dissipação (ventilador) vai fazer?
No caso da piscina também é idêntico, e por isso é que dentro de agua a temperatura está sempre um pouco mais baixa.
Não sei se me estou a fazer entender.
No entanto os ventiladores sempre foi um equipamento que desconfiei em relação á manutenção de repteis, porque diz-se por aí em tudo quanto é care sheets para ter cuidado com os respiradores, ou seja não ficarem alinhados para não criarem correntes de ar.
No entanto com os ventiladores no fundo estamos a criar correntes de ar, não é?
Brake
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO
Os ventiladores acabam por criar sempre alguma corrente de ar, por muito pouca que seja.. criam sempre.......... Eu no meu terrario tambem colocei os "respiros" um do lado esquerdo em cima e colocei outros do lado direito em baixo.. pa evitar qulquer tipo de corrente de ar.....Porque supostametne nao e uma mais valia para o animal, ate pelo contrario...
Por isso nao vejo que a ventilaçao seja de todo saudavel, ou boa alternativa a combater o calor.... na certeza que vai fazer mais mal do que bem... ao animal!
Mas e so a minha opinião..
Por isso nao vejo que a ventilaçao seja de todo saudavel, ou boa alternativa a combater o calor.... na certeza que vai fazer mais mal do que bem... ao animal!
Mas e so a minha opinião..
<strong>Blizzard </strong>