cobras e o calor

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quarta jul 28, 2010 11:14 am

caros foristas,
gostaria que me ajudassem com a minha saphira (falsa coral). Com o aumento das temperaturas tem também aumentado a temperatura no terrario de modo que me vi obrigada a tirar o cabo pelo menos ontem á tarde =/ ela está sem zona fria pois o terrario está com temperaturas por volta dos 28ºC... não sei o que fazer, ela já está na zona mais fresca da casa. Será que fiz bem em tirar o aquecimento? Devo regula lo para ficar desligado de dia? Ou será preferível diminuir a área de contacto do cabo (em vez de 1/3 do terrario 1/4)?
Outra coisa que me surgiu foi por pedras de azulejo ou marmore na zona fria de maneira a que ela se possa por por cima e refrescar pois as pedras ficam sempre mais frescas... tenho mudado a agua do bebedouro duas vezes por dia, ao inicio da tarde e antes de me deitar a noite... mas quando a vou mudar está morna... acham que se colocar uns cubos de gelo no bebedouro é uma boa maneira de a água ficar fresca durante mais tempo para ela se poder lá por? (ela cabe toda no bebedouro) acham que pode ser nefasto a saphira ter a água assim fria?

espero pelas vossas sugestoes e conselhos =)
Deadmen
Membro
Registado: terça jul 27, 2010 12:45 am

quarta jul 28, 2010 11:16 am

nao tens termostato?
usa uma banheira que caiba ela la dentro, manda umas burrifadelas, caso esteja muito calor
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quarta jul 28, 2010 12:21 pm

Nos aquários uso ventoinhas de computador. Para aí não dá?
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta jul 28, 2010 12:36 pm

Eu uso o mármore nas zonas frias, e borrifo apenas a zona fria. Dentro de água estão cerca de 25 graus no bebedouro sem gelo, portanto não ha problema
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta jul 28, 2010 12:43 pm

para além da utilização de ventoinhas, recipientes de água maior, borrifadelas, mármores, etc. podes recorrer também à utilização de garrafas com água congelada, colocadas sobre o terrário na parte fria, que ajuda a manter o ar mais fresquinho durante algum tempo... Em qualquer caso, e partindo do pressuposto que tens a fonte de calor ligada a um termostato, não haverá razão nenhuma para a desligares.
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quarta jul 28, 2010 4:00 pm

ola!! obrigada pelas respostas!! sim tem termostato mas eu tirei na mesma. agora voltei a por, o problema era q ela ja n tinha zona fria... estava tudo a mesma temperatura. mas puz agra musgo molhado na zona fria perto da agua se ela quiser vai lá e também puz um prato até arranjar pedra entretanto =)
Rainbow645
Membro Júnior
Registado: quarta fev 17, 2010 3:15 pm

terça ago 03, 2010 10:23 pm

eu uso tapete em todas elas. Simplesmente nesta altura do verão desligo os tapetes de aquecimento durante todo o verão de dia e de noite.
De dia normalmente as temperaturas andam entre os 26 e os 28, e á noite entre os 22 e os 24. Esprimenta desligar o cabo e vê que temperaturas o terrário se mantém ao longo do dia com o cabo desligado, de certeza que não desce dos 20 graus por isso não faz mal ( se alguém discordar que se prenuncie, criticas construtivas e opiniões são sempre aceites e bem vindas).
Uma bilha de água que ela caiba dentro é um bom sitio para ela se refrescar e termoregular se tiver calor .
Cumps
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça ago 03, 2010 11:42 pm

Ora vejamos.

Se tens o tapete ou outra qualquer fonte de aquecimento ligado a um termostato ele não arranca, portanto desligar ou não o aquecimento é igual...

Ventoinhas ajudam apenas na ventilação e na dissipação de calor, portanto se a temperatura dentro e fora do terrário é a mesma, não refrescam...

Recipientes de água maiores, a não ser que mudem a água várias vezes ao dia, a agua rapidamente atinge a temperatura ambiente, no entanto é uma mais valia para compensar o tempo mais seco.

Eu este ano tenho utilizado cubos de gelo, um cubinho (ou mais conforme a quantidade de água) por dia dentro dos recipientes da água, tem resultado para que durante algumas horas exista uma zona com alguns graus a menos.
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

quarta ago 04, 2010 12:00 am

element Escreveu:Ora vejamos.

Se tens o tapete ou outra qualquer fonte de aquecimento ligado a um termostato ele não arranca, portanto desligar ou não o aquecimento é igual...

Ventoinhas ajudam apenas na ventilação e na dissipação de calor, portanto se a temperatura dentro e fora do terrário é a mesma, não refrescam...

Recipientes de água maiores, a não ser que mudem a água várias vezes ao dia, a agua rapidamente atinge a temperatura ambiente, no entanto é uma mais valia para compensar o tempo mais seco.

Eu este ano tenho utilizado cubos de gelo, um cubinho (ou mais conforme a quantidade de água) por dia dentro dos recipientes da água, tem resultado para que durante algumas horas exista uma zona com alguns graus a menos.
Element o raciocínio não está 100 % correcto, a agua pode ficar á temperatura ambiente mas é um fluido que facilita a dissipação do calor, por exemplo quando entras numa piscina a agua está á temperatura do ambiente, no entanto a sensação que sentimos é a consequência do nosso corpo conseguir libertar melhor o calor, porque ao ar estamos expostos a receber calor por radiação, o que na agua nao acontece. As trocas de calor dão-se por convecção.
O mesmo acontece no caso dos ventiladores, as temperaturas são idênticas, mas a deslocação de ar provocado por eles e que ao ser forçada pelo nosso corpo (ou do animal) possibilita que nós consigamos libertar melhor o calor que temos a mais no corpo para o ar.
Brake
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta ago 04, 2010 12:59 am

Sem dúvida que o meu não está 100% correcto, mas o teu também não.

Repara, seguindo o exemplo que usaste. Uma piscina não tem 3 ou 4 cm de altura de água e ainda tens adicionar a condicionate "subterranea" porque uma piscina está a trocar temperaturas com o solo até várias dezenas de centimetros de profunidade. Se medires a temperatura ao nivel do solo e por exemplo 1,5m abaixo vais ter uma diferença significativa.

Agora sobre o exemplo do ventilador. Nós apercebeme-nos dessa dissipação, porque produzimos temperatura corporal constante. Repara, o teu corpo está a 37º, se a temperatura ambiente estiver a 30º, claro que vais sentir o efeito dissipação se estiveres a frente de um ventilador. Agora vejamos o caso de um réptil, que não produz temperatura corporal. Estão 30º dentro do terrário, estão 30º de temperatura ambiente, o que é que a fonte de dissipação (ventilador) vai fazer?
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

quarta ago 04, 2010 1:14 am

element Escreveu:Sem dúvida que o meu não está 100% correcto, mas o teu também não.

Repara, seguindo o exemplo que usaste. Uma piscina não tem 3 ou 4 cm de altura de água e ainda tens adicionar a condicionate "subterranea" porque uma piscina está a trocar temperaturas com o solo até várias dezenas de centimetros de profunidade. Se medires a temperatura ao nivel do solo e por exemplo 1,5m abaixo vais ter uma diferença significativa.
Eu quando falo numa piscina, pode ser uma piscina que não esteja enterrada, até na banheira consegues ter essa percepção.
E se reparares quando as temperaturas estão muito altas dentro dos terrarios as cobras vão para dentro de agua. Porque lá conseguem arrefecer melhor e estamos a falar de recipientes pequenos.
element Escreveu: Agora sobre o exemplo do ventilador. Nós apercebeme-nos dessa dissipação, porque produzimos temperatura corporal constante. Repara, o teu corpo está a 37º, se a temperatura ambiente estiver a 30º, claro que vais sentir o efeito dissipação se estiveres a frente de um ventilador. Agora vejamos o caso de um réptil, que não produz temperatura corporal. Estão 30º dentro do terrário, estão 30º de temperatura ambiente, o que é que a fonte de dissipação (ventilador) vai fazer?
Mas até o corpo de um réptil aquece mais do que a temperatura ambiente, a temperatura ambiente é a temperatura do ar, o ar não recebe o calor proveniente da radiação, e o corpo de um réptil recebe, alias qualquer corpo recebe. é por isso que o ventilador resulta.
No caso da piscina também é idêntico, e por isso é que dentro de agua a temperatura está sempre um pouco mais baixa.
Não sei se me estou a fazer entender.

No entanto os ventiladores sempre foi um equipamento que desconfiei em relação á manutenção de repteis, porque diz-se por aí em tudo quanto é care sheets para ter cuidado com os respiradores, ou seja não ficarem alinhados para não criarem correntes de ar.
No entanto com os ventiladores no fundo estamos a criar correntes de ar, não é?
Brake
RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

quarta ago 04, 2010 11:00 am

Os ventiladores acabam por criar sempre alguma corrente de ar, por muito pouca que seja.. criam sempre.......... Eu no meu terrario tambem colocei os "respiros" um do lado esquerdo em cima e colocei outros do lado direito em baixo.. pa evitar qulquer tipo de corrente de ar.....Porque supostametne nao e uma mais valia para o animal, ate pelo contrario...

Por isso nao vejo que a ventilaçao seja de todo saudavel, ou boa alternativa a combater o calor.... na certeza que vai fazer mais mal do que bem... ao animal!
Mas e so a minha opinião..
<strong>Blizzard </strong>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”