Terrário para DB (com fotos e dúvidas)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
mrbetes
Registado: segunda fev 01, 2010 12:54 pm

segunda ago 16, 2010 8:16 am

Bom dia,

inspirando-me nos bonitos terrários "DIY" que fui vendo por aqui e não estando disposto a pagar as exorbitâncias que pedem algumas marcas "conceituadas". Decidi por mãos há obra e fazer o terrário para o futuro Dragão Barbudo, (que está para ser comprado assim que tiver todas as temperaturas estabilizadas), do meu filho, o puto tem 9 anos e dizer-lhe para pegar em serras, berbequins, fichas eléctricas, etc. não me pareceu boa ideia, assim com o pouco tempo que tenho disponível, lá fui avançando com o projecto em pequenas etapas, umas 3 semanas após o inicio lá ficou concluido.
Muito obrigado a todos aqueles que partilharam os seus projectos com fotos e descrições "step-by-step" e que muito me ajudaram a concretizar da melhor forma este projecto. Eu infelizmente não tenho fotografias para documentar todo o processo, mas se tiverem questões perguntem que terei todo o gosto em responder.

As fotos vem mais abaixo, primeiro umas dúvidas sobre as temperaturas, para os mais experientes nos Dragões Barbudos.

Nesta altura do ano e devido ao local onde está instalado o terrário, as temperaturas nocturnas (dentro do terrário), não baixam dos 24º-25º (sei que deveriam ser de aprox. de 20º sem baixar dos 18º), é muito problemática esta situação?

Afinação das temperaturas:
Tenho o aquecimento ligado a um termostato, as temperaturas no Spot (à altura das costas do dragão) oscilam entre os 44.5º (aprox.) e os 33º, ou seja, parece-me que quando o termostato desliga a temperatura cai em demasia, opiniões? Sugestões?

Exposição Solar:
Tenho a hipótese de colocar o terrário num local onde pode apanhar uns raios de sol ao final da tarde (19h- ), o que poderia permitir ao DB apanhar uns banhos de sol "à séria", as vantagens eu sei e os inconvenientes?

Notas:
Ainda faltam colocar umas 4-5 pedras de xisto no lado frio que irão servir de esconderijo.
Falta a tubular 10.0 (está encomendada), para complementar a compacta 10.0 que está a incidir directamente no Spot.
O "tronco" irá ser substituido de acordo com o crescimento do DB, o que lá está já dá para uns bons tempos.
A localização das sondas de temperatura não é a definitiva (enquanto afino as temperaturas), por isso os fios neste momento não se encontram arrumados.

A ventoinha encontra-se ligada a um segundo termostato, que terá duas funções:
- No Verão. Extracção de ar quando a temperatura exceder os 32º no lado frio, que vos parece?
- No Inverno. Manter a temperatura geral do terrário com recurso a um tapete de aquecimento colocado por baixo do terrário.
Esta troca implica abrir o Termostato e trocar um dos conectores!

Acho que não me esqueço de nada, para já.
Já chega de conversa cá vão as fotos, espero que gostem :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

segunda ago 16, 2010 11:20 am

mrbetes Escreveu: Nesta altura do ano e devido ao local onde está instalado o terrário, as temperaturas nocturnas (dentro do terrário), não baixam dos 24º-25º (sei que deveriam ser de aprox. de 20º sem baixar dos 18º), é muito problemática esta situação?

Afinação das temperaturas:
Tenho o aquecimento ligado a um termostato, as temperaturas no Spot (à altura das costas do dragão) oscilam entre os 44.5º (aprox.) e os 33º, ou seja, parece-me que quando o termostato desliga a temperatura cai em demasia, opiniões? Sugestões?
Peço desculpa por não responder às questões todas, mas prefiro fazê-lo só às que não tenho dúvidas do mais correcto.

Não, não é muito problemática a situação nesta altura do ano.

Pelo que tenho visto por aqui, o que o pessoal normalmente faz é colocar a sonda do termostato pendurada, "caída", mais perto da lâmpada de cerâmica, isto fará com que se tenha que programar o termostato para uma temperatura bem mais alta que a que se quer, mas é ir vendo com um termómetro no sítio pretendido para se achar essa temperatura, e aí as oscilações deverão ser significativamente menores.

Cumps e boa sorte
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
filipe95
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 9:06 pm

segunda ago 16, 2010 4:18 pm

A temperatura no spot acho que esta muito alta, 40 graus seria o mais correcto.
A temperatura nocturna nesta altura do ano nao faz mal nenhum, convem é que de outubro ate junho seja entao 20 graus.
A questao dos raios solares é que nao tenho a certessa mas penso que nao fara mal nenhum.
De resto acho que o terrario esta muito bom, se bem que teria escolhido um castanho mais natural( mas isso é ao gosto do fregês :D ), gosto bastante da parte electrica esta bastante estetica.

Parabens e boa sote com o Dragao(nao te esqueças de meter fotos quando o tiveres) :wink:
mrbetes
Registado: segunda fev 01, 2010 12:54 pm

terça ago 17, 2010 8:59 am

Pure:

Tenho utilizado os 2 termómetros para tentar afinar as temperaturas, colocando as sondas nos locais que quero verificar.
Seguindo o teu conselho já coloquei a sonda mais perto do Spot, os testes efectuados permitem verificar que , a queda da temperatura junto da sonda é mais rápida do que anteriormente, acompanhando a queda de temperatura do spot o que origina que o termostato actuar novamente mais rapidamente.
Ou seja, continua a haver uma oscilação de temperatura no Spot, mas num mais curto espaço de tempo (mais ciclos de ligar/desligar).

filipe95:
A temperatura no Spot, em relação a esta estou a seguir o que tenho lido em alguns foruns/sites que dizem que a temperatura no Spot deve ser entre 40º e 46º, mas de qualquer das formas vou aproximar dos 40º
A questão do Castanho, estava com uma cor (castanho avermelhado) que me agradava, o problema foi que ao aplicar o verniz ficou demasiado brilhante e com uma tonalidade diferente. Mas mesmo assim ainda me agrada.
A parte eléctrica foi pensada para ocultar ao máximo todos os fios/cabos/etc. por forma a dar um aspecto mais limpo, os fios de ligação das lampadas dentro do terrário são visiveis nas fotos, mas na posição normal de observação do terrário estão completamente invisiveis.

Assim que o terrário tiver habitado, vou colocar aqui as fotos do pequenote.

Obrigado pelas vossas dicas/sugestões.
Liedson
Membro Veterano
Registado: terça abr 17, 2007 12:23 pm

terça ago 17, 2010 10:30 am

Boas ! Relativamente á exposição solar , tem que se ter cuidado (embora seja por volta das 19 h, nao deve haver problema ) pois o sol pode fazer disparar a temperatura interior do terrário e sem termostato para controlar o mesmo pode ser que aqueça de mais .

cumprimentos
Puro
Registado: segunda ago 23, 2010 1:04 pm

segunda ago 23, 2010 6:07 pm

ola!
eu tenho uma pequena curiozidade!
que é. . . como é que fizes essas saliencias?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”