inspirando-me nos bonitos terrários "DIY" que fui vendo por aqui e não estando disposto a pagar as exorbitâncias que pedem algumas marcas "conceituadas". Decidi por mãos há obra e fazer o terrário para o futuro Dragão Barbudo, (que está para ser comprado assim que tiver todas as temperaturas estabilizadas), do meu filho, o puto tem 9 anos e dizer-lhe para pegar em serras, berbequins, fichas eléctricas, etc. não me pareceu boa ideia, assim com o pouco tempo que tenho disponível, lá fui avançando com o projecto em pequenas etapas, umas 3 semanas após o inicio lá ficou concluido.
Muito obrigado a todos aqueles que partilharam os seus projectos com fotos e descrições "step-by-step" e que muito me ajudaram a concretizar da melhor forma este projecto. Eu infelizmente não tenho fotografias para documentar todo o processo, mas se tiverem questões perguntem que terei todo o gosto em responder.
As fotos vem mais abaixo, primeiro umas dúvidas sobre as temperaturas, para os mais experientes nos Dragões Barbudos.
Nesta altura do ano e devido ao local onde está instalado o terrário, as temperaturas nocturnas (dentro do terrário), não baixam dos 24º-25º (sei que deveriam ser de aprox. de 20º sem baixar dos 18º), é muito problemática esta situação?
Afinação das temperaturas:
Tenho o aquecimento ligado a um termostato, as temperaturas no Spot (à altura das costas do dragão) oscilam entre os 44.5º (aprox.) e os 33º, ou seja, parece-me que quando o termostato desliga a temperatura cai em demasia, opiniões? Sugestões?
Exposição Solar:
Tenho a hipótese de colocar o terrário num local onde pode apanhar uns raios de sol ao final da tarde (19h- ), o que poderia permitir ao DB apanhar uns banhos de sol "à séria", as vantagens eu sei e os inconvenientes?
Notas:
Ainda faltam colocar umas 4-5 pedras de xisto no lado frio que irão servir de esconderijo.
Falta a tubular 10.0 (está encomendada), para complementar a compacta 10.0 que está a incidir directamente no Spot.
O "tronco" irá ser substituido de acordo com o crescimento do DB, o que lá está já dá para uns bons tempos.
A localização das sondas de temperatura não é a definitiva (enquanto afino as temperaturas), por isso os fios neste momento não se encontram arrumados.
A ventoinha encontra-se ligada a um segundo termostato, que terá duas funções:
- No Verão. Extracção de ar quando a temperatura exceder os 32º no lado frio, que vos parece?
- No Inverno. Manter a temperatura geral do terrário com recurso a um tapete de aquecimento colocado por baixo do terrário.
Esta troca implica abrir o Termostato e trocar um dos conectores!
Acho que não me esqueço de nada, para já.
Já chega de conversa cá vão as fotos, espero que gostem

Uploaded with ImageShack.us