DOCUMENTÁRIO FOTOGRÁFICO

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

ozcZ
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2007 12:39 pm

sábado ago 21, 2010 3:44 pm

Allistor Escreveu:
ozcZ Escreveu:Pois não tenho a certeza de que lagartixa se trata... Ajudem.
Se calhar o melhor é procurares que espécies de répteis existem na tua zona e assim descobrir precisamente a espécie :wink:
Acho que ninguem sabe a fauna desta terriola onde estou nos confins do mundo :twisted: eu pesquisei na net e atraves de fotos pareceu me ser a que disse em cima. ´So que como se trata de um juvenil tem mais cores, mas em adultos ficam uniformemente verdes.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado ago 21, 2010 7:39 pm

Não interessa se é terriola no fim do mundo ou não.
Os répreis portugueses estão catalogados.
Foi em que zona do país?
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

domingo ago 22, 2010 11:10 am

A cauda e a coloração dos Psammodromus não engana. Para mim parece um macho Podarcis hispânica (caso o nome ciênt n tenha mudado). Com foto da face ventral é mais fácil. As fêmeas têm linhas mais marcadas e menos pontos.

Tb não tem muito q enganar, pequenos lacertídeos são só 4 (e 2 são muito localizados). 3 médios e 2 lagartos. A menos que existam outras actualizações que eu já não acompanho.

Já reparei que o pessoal não liga muito às espécies nacionais, o que é pena.
ozcZ
Membro Veterano

domingo ago 22, 2010 11:46 am

element Escreveu:Não interessa se é terriola no fim do mundo ou não.
Os répreis portugueses estão catalogados.
Foi em que zona do país?
Foi no centro, perto de LEiria.
ozcZ
Membro Veterano

domingo ago 22, 2010 11:48 am

Apalone Escreveu:
Já reparei que o pessoal não liga muito às espécies nacionais, o que é pena.
Tens toda a razão, foi por isso que criei este topico, porque muita gente acha que em portugal nao temos repteis bonitos, e ate este pequeno lagarto e lindissimo. Nota se que Somos um povo muito patriota e nacionalista :o
Apalone
Membro Veterano

domingo ago 22, 2010 1:09 pm

ozcZ Escreveu:Nota se que Somos um povo muito patriota e nacionalista :o
Até nem é bem isso, é que aprende-se muito mais tendo os animais e esses felizmente estão protegidos. Mas há 20 anos atrás se queria ter repteis e anfíbios tinha de os ir apanhar. Bastava sair de Benfica até às obras abandonadas na Damaia (aquilo era um supermercado de bicharada) e não havia lei nenhuma a proibir nem informação a sensibilizar.
ozcZ
Membro Veterano

domingo ago 22, 2010 5:09 pm

Supermercado da bicharada como assim? Agora fiquei curioso. Como nao sou dai nao sei do que se trata.
Apalone
Membro Veterano

segunda ago 23, 2010 9:51 am

ozcZ Escreveu:Supermercado da bicharada como assim? Agora fiquei curioso. Como nao sou dai nao sei do que se trata.
É uma forma de expressão, devido à variedade num só sitio. Nos fundos alagados das obras abandonadas existiam anfíbios tipo tritões, pleurodelos, girinos e depois nas zonas tipo pedreiras as serpentes eram muitas (4 ou 5 espécies pelo menos). Isto em meados dos anos 80 para miúdos era como se fosse campo, hoje tudo desapareceu, é só prédios e estradas.
esmifra
Membro
Registado: segunda fev 28, 2005 12:59 pm
Localização: Chinchila Cinza Standard,Testudo Horsfieldi, Testudo Graeca, Pelodiscus sinensis

terça ago 24, 2010 10:12 pm

Fotos brutais! Obrigado pela partilha!!!
<strong>S&eacute;rgio Bas&iacute;lio</strong>
ozcZ
Membro Veterano

quarta ago 25, 2010 10:59 pm

esmifra Escreveu:Fotos brutais! Obrigado pela partilha!!!
Podem aproveitar este topico para colocarem as vossas reportagens fotograficas pessoal.

Cumps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”