OS ÁCAROS
Ácaros, parentes das pulgas e ticks(carraças).
Ácaros são artrópodes de 8patas, que sugam o sangue de outros seres, eles transmitem doenças. Os mites que por norma alimentam-se do sangue dos repteis, raramente escolhem um hospedeiro sem ser réptil, mas usam outros seres não repteis como forma de transporte para irem para outro hospedeiro.
Os Ácaros passam por várias fases, umas algumas das fases nem necessitam de se alimentar, os ácaros costumam andar pelo corpo do reptil e no próprio terrário. Dependendo da espécie do ácaros, podem variar de cor, entre preto, laranja ou cinzento. Os ácaros normalmente nos animais selvagens não representa qualquer perigo, uma vez que já estão adaptados, quando uma cobra/lagarto muda de pele, os ácaros saiem com ela, no caso dos repteis em cativeiro, uma vez que os ácaros ficam em estágios (larva/femea grávida) raramente estão no corpo do réptil mas sim escondidos pelo terrário, dificilmente se resolve o problema de ácaros com as mudas de pele. Atençao redobrada sempre ao material que usamos nos terrários, pois é a forma mais comum de transporte dos ácaros para chegarem ao terrário dos nossos répteis, como troncos, cascas de arvore, substratos, etc...
Nos lagartos, os ácaros costumam andar por todo o corpo, entre as escamas e andando perto dos olhos, membranas dos timpanos, nas junções dos membros ou onde as escamas sejam mais pequenas, nas cobras é normal estarem sempre entre as escamas, nos olhos, e no queixo.
O mais comum dos ácaros nos repteis é Ophionyssus natricis, conhecido como Snake mite, são bastante pequenos, poderão ter várias cores, entre preto, vermelhos e cinzentos, que se poderá ver a andar pelo corpo e entre as escamas do seu réptil, Chiggars são mais um ácaro comum, é uma pequena larva com patas (parecido com tenébrios mas em ponto pequeno), e podem-se mexer pelo corpo do seu réptil, são vermelhas, costumam estar nos lagartos nas junçoes das patas e membros e nas cobras mais perto dos olhos.
Porque é tão dificil livrar de ácaros:
Os quimicos usados para matar os ácaros também matam o seu réptil, normalmente usa-se o calor para os matar (terrário ao sol a uma temperatura de 32º), que também mata o seu réptil, mas... também podem ser afogados, mas se não se tiver cuidado irá para a cabeça do seu réptil, mesmo até para os olhos, e irá voltar a reproduzir, por baixo do queixo onde tem umas escamas mais afastadas onde se alojam facilmente.
No caso das cobras é fácil, pois elas conseguem estar submersas bastante tempo fazendo com que os ácaros saiam do sitio onde se encontram na cabeça, afogando-se tentando abandonar o corpo, no caso de alguns lagartos terão de pulvurizar principalmente perto dos olhos e pescoço para elas sairem de lá (nunca directamente nos olhos). Outra razão pelo qual são tão dificeis de eliminar é porque quando estão na altura que não se alimentam e reprodução (umas das fases), costuma estar em pequenos espaços entre as escamas e mesmo espalhados pelo terrário.
Formas eficintes de matar os ácaros:
90% dos produtos para eliminar os ácaros nos animais são ineficazes, não existe nenhuma forma fácil de os matar.
O tratamento tem de ser "agressivo", tanto sobre o terrário como no réptil. Pode-se tratar o terrário com pesticidas tóxicos depois do réptil ser removido para uma área segura. Enquanto o terrário está a ser fumegado, você começa a tratar do seu réptil com meios menos tóxicos.
Atenção: Uma simples limpeza e desinfestação no terrário não irá resolver. Apenas irá limpar os parasitas que se encontram á vista/desprotegidos e as fezes dos mesmos, dificilmente irá matar as fases em que não se alimentam que irá gerar mais ácaros.
Os seguintes métodos são os mais eficazes (este processo tem de ser repetido uma a duas vezes por semana com periodo de 2 a 6semanas de diferença):
Tratando o seu réptil:
-Lagartos
1º- Arranjar uma caixa onde o seu lagarto caiba na totalidade e seja possível fechar (com a tampa com pequenos furos)
2º- Encher de água e por lá o lagarto (para ele beber a água que tem a beber e não beber depois a mistura com betadine)
3º- Enchar 3/4 da caixa com água a uma temperatura entre 26º a 29º com betadine diluido (vá adicionando até parecer ter a cor de chá :p), o betadine irá servir para desinfectas as feridas causadas pelos mites.
4º- Deixá-lo por volta de 30min dentro de água para afogar maior parte dos parasitas (caso seja um lagarto de ambiente seco saltar logo para o ponto 5.)
5º- Passar água por todo o corpo para retirar o resto dos parasitas, atenção e não entornar em cima dos olhos, ao contrário das cobras, eles não têm proteção nos olhos como as cobras.
6º- Usando uma toalha embebida na mistura de água e betadine, passar muito bem por baixo das patas, junções das patas, e no queixo, pois é onde normalmente os parasitas se escondem.
7º- Nos olhos use uma cotonete embebida na mesma mistura de água com betadine, passando á volta dos olhos (nunca neles).
8º- Se o lagarto tiver crista/espinhos, limpar entre eles também com uma cotonete.
9º- Encher novamente a caixa com apenas água (temperatura entre 26º a 29º) e deixá-lo lá durante mais uns 10 a 20minutos.
10º- Retirá-lo da água e manter num terrário temporário com o devido aquecimento até o seu terrário estar pronto para ele habitar novamente.
11º- Se o lagarto estiver bastante ferido pelas dentadas dos ácaros, passe com mais betadine sobre as feridas (com mistura de água sempre).
12º- Este banho de agua/betadine deverá ser feito frequentemente, 3 em 3dias por exemplo. (eu faço de 2 em 2dias). Serve não apenas para remover possiveis parasitas que sobreviveram, mas sim para tratar das feridas. (Lagartos de ambientes secos deverá ser administrado betadine não diluido com uma cotonete, nas áreas mais feridas e depois limpo, repetindo o processo a cada 2/3dias)
13º- Manter vigiado o seu lagarto no próximo mês (4 a 6semanas). Para verificar se existe o reaparecimento de parasitas, caso aconteça, repetir todo o processo acima descrito, se não reaparecer, para segurança/prevenção, fazer o mesmo processo após 6semanas ter sido feito.
-Cobras
1º- Arranjar uma caixa onde a sua cobra caiba na totalidade e seja possível fechar (com a tampa com pequenos furos).
2º- Encher de água e por lá a cobra (para ela beber a água que tem a beber e não beber depois a mistura com betadine)
3º- Enchar 3/4 da caixa com água a uma temperatura entre 26º a 29º com betadine diluido (vá adicionando até parecer ter a cor de chá :p), o betadine irá servir para desinfectar as feridas causadas pelos ácaros, não para os matar, durante 30min
4º- Passar com óleo (oleos proprios para mudas de pele) ou vaselina depois de remover a cobra da água.
5º- Verifique no queixo da cobra onde tem três espaços enormes entre as escamas que é um sítio comum onde os ácaros se escondem e passar com vaselina ou óleo nessa zona, sufocando os parasitas obrigando-os a se soltar, após eles se soltarem, com uma compressa facilmente consegue removê-los.
6º- Manter a cobra num pequeno faunário com papel de cozinha enquanto o seu terrário é fumegado.
Tratando do terrário:
1º- Remover todo o conteúdo do terrário (substrato, troncos, esconderijos, banheira) e removê-lo do local (ferver em água ou no forno, o substrato mandar para o lixo e usar apenas papel de cozinha para quarentena, tb recomendo a não voltar a usar os troncos enquanto se encontrar o terrário em quarentena), deixar ao sol o material fervido/cozido.
2º- Caso o terrário seja de vidro, usar vaselina nos vidros para os ovos facilmente serem removidos no próximo passo.
3º- Retirar os vidros frontais se possível e usar água com lixivia, também se pode usar outro tipo de produtos de limpeza, mas... não confio neles, pois maior parte deles são ineficazes. (no caso dos aquários é mais fácil, encher até ao topo, com um tapete ou termostato de aquário a aquecer, existem várias hipoteses de aquecer o aquário :p)
4º- No resto do terrário usar um borrifador com solução de água/lixivia, seja terrário de madeira ou vidro.
5º- Deixar o terrário secar.
6º- Usar pesticidas no terrário, mas antes tapar todos os respiradores do terrário com papel ou plástico colando com fita-cola, tapar também as fiçuras entre as portas de correr.
7º- Passado 3horas, retirar todos os papeis ou plásticos que usamos para selar e imediatamente pôr num saco de lixo e tirar automaticamente fora de casa.
8º- Deixar o terrário perto de uma janela para deixar o fumo sair ou numa varanda.
9º- Lavar o terrário muito bem, com água e uma percentagem mínima de lixívia.
10º- Manter o terrário inabitado durante 24 a 48horas.
(Atenção aos pesticidas usados, muitos deles são mortais, tentem escolher um que seja usado também para ambientes que tenham plantas)
Aqui vão as formas alternativas ás de cima:
Deixar o terrário ao Sol (claro que só resulta no verão) Selado como acima descrito (a temperatura para resultar tem de estar entre os 29-32º C).
Ivermectin (Ivomec®), molhar uma toalha com uma solução de água com Ivermectin (isto sem dúvida que mata tudo).
CARRAÇAS (Ixodidae)
Estes parasitas têm uma "carapaça" bastante dura (daí o nome hard/shield tick), maior parte deles são grandes e viziveis, podem passar dos 3mm.
São parasitas externos que sugam sangue nos repteis, aves e mamiferos. Muitas espécies, principalmente as que atacam os mamíferos também atacam os humanos.
Estes parasitas para se alimentarem, eles mordem a pele depois inserem o Hipostoma (Situado na boca, tipo arpão com que se fixam ao hospedeiro), na ferida. Eles fixam o Hipostoma (com umas pequenas garras), e por isso mesmo são dificéis de remover, não é aconselhável tentar arrancar o parasita á força, pois muitas vezes deixam partes do Hipostoma napele causando infecções futuras, e que terão de ser removidas cirurgicamente.
Uma forma simples de remove-los é usar uma substância gordurosa, como vaselina, manteiga ou óleo (existe oleo de cactus para remover peles de repteis, muito bom produto para este caso, nunca usar na cabeça do animal) ou deixar o animal em agua tépida com uma pequena quantidade de betadine, que vai bloquear o sistema respiratório dos parasitas, pós algum tempo, irá sufocar e vai-se libertar sozinho.Muitos parasitas (Ixodidae), principalmente encontrados nos trópicos e sub-trópicos podem transmitir aos humanos varias bactérias, virus.
(Se houver enganos/erros corrijam se faz favor :p)
[How to Remove] Ácaros e Carraças
Moderador: mcerqueira
Bom post! Até agora nunca me aconteceu nada do genero.
Uma vez apareceu-me num terrario um bichinho preto voador mas deve la ter entrado por causa da luz... tirei-o e nunca mais voltei a ver nada parecido
Mas sera, sem duvida, uma grande ajuda para quem tiver o azar de encontrar parasitas e um grande esclarecimento para quem nunca os teve.
Cumprimentos
Uma vez apareceu-me num terrario um bichinho preto voador mas deve la ter entrado por causa da luz... tirei-o e nunca mais voltei a ver nada parecido

Mas sera, sem duvida, uma grande ajuda para quem tiver o azar de encontrar parasitas e um grande esclarecimento para quem nunca os teve.
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
- Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...
Muito bom mesmo. Vai ser util vai pois acaros é comum nas iguanas
E quando o meu gato tiver uma carraça ja sei onde vir... eh...eh...
Há que admirar o vosso trabalho e paciencia para no fundo nos ajudar a todos....
Este tem que ir pos inamoviveis :p
Cumps...

E quando o meu gato tiver uma carraça ja sei onde vir... eh...eh...
Há que admirar o vosso trabalho e paciencia para no fundo nos ajudar a todos....
Este tem que ir pos inamoviveis :p
Cumps...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
grande post, parabens
a minha iguana morreu devido aos acaros vermelhos, eles eram bues, escondiam se entre as pregas da crista e nas patas trazeiras, eu ainda fui a loja esclarecer, mas nem valeu a pena, a outra que estava no mesmo terrario tambem estava minada
a minha iguana morreu devido aos acaros vermelhos, eles eram bues, escondiam se entre as pregas da crista e nas patas trazeiras, eu ainda fui a loja esclarecer, mas nem valeu a pena, a outra que estava no mesmo terrario tambem estava minada
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
esses acaros que tu dizes que existem em todo o lado, nada têm a haver com estes, estes sao umas " mini carraças" e sao um foco de muitos problemas
os acaros mais comuns, sao aqueles, que nós humanos, desenvolvemos as alergias
os acaros mais comuns, sao aqueles, que nós humanos, desenvolvemos as alergias
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
obrigado pelo bom post TMsurfer 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Não me chamem de coveiro (
) mas estava a fazer uma pesquisa sobre problemas comuns em répteis e encontrei esta nova fórmula de eliminar ácaros que parece ser pertinente e resolvi juntar a este tópico muito útil:
Use Listerine (Original ou o Amarelo). Misture 1 copo de Listerine em cada 4 litros de água morna (não precisa ser exacto). Deixe o animal de molho por 10-20 minutos na água.
Esterilize todo o material do terrário (resistente à temperatura) num tacho com água a 60ºC-100ºC durante 30 a 45 minutos.
Mantenha o animal sem qualquer substrato por 6-8 semanas.

Use Listerine (Original ou o Amarelo). Misture 1 copo de Listerine em cada 4 litros de água morna (não precisa ser exacto). Deixe o animal de molho por 10-20 minutos na água.
Esterilize todo o material do terrário (resistente à temperatura) num tacho com água a 60ºC-100ºC durante 30 a 45 minutos.
Mantenha o animal sem qualquer substrato por 6-8 semanas.
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
Bom post 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
LOL.. Vê lá se não queres que te enterre vivopsylizart Escreveu:COVEIRO !!!! HAHAHA

"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)