Duvida de Lampadas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: domingo out 03, 2010 1:19 pm
Boas a todos, já estou habituado a repteis a algum tempo mas sempre houve algumas coisas que me fizeram confusão, pois vejo algumas pessoas com varios tipos de lampadas, q por vezes penso n serem precisas, como por exemplo, eu tenho uma Iguana, e uso um lampada UV-A e UV-B de 18w 60cm e tenho uma lampada de cerâmica de 100w ligado por termostato, e tenho uma para a noite que é uma NightGlo da Exoterra de 75W, a minha confusão e que por vezes vejo certos possuidores do mesmo animal, e têm lampadas de UV-A e UV-B também, mais uma lampada de cerâmica, e uma SunGlo, e á noite utilizam a NightGlo, agora, a questão é pq usam as de UV-A e UV-B misturada com a SunGlo?
-
- Membro
- Registado: quarta set 22, 2010 8:57 pm
Lâmpada UVA-UVB = bem para saúde do animal (vitamina D3 etc e tal), porém não fornece calor.
Lâmpada Sun Glo = Fornece calor, porém sem as vitaminas benéficas ao animal.
Portanto, as duas podem ser combinadas para fornecimento de vitaminas + fornecimento de calor.
Lâmpada Sun Glo = Fornece calor, porém sem as vitaminas benéficas ao animal.
Portanto, as duas podem ser combinadas para fornecimento de vitaminas + fornecimento de calor.
<p><strong>zack:</strong>iguana macho 4 anos. <strong>keeto&Keeta:</strong>roseicollis casal 1 ano. </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
UVA, quase todas as lâmpadas que emitem luz emitem UVA´s ...
...UVB´s é a lâmpada fluorescente compacta ou tubular que emite e que deve ser trocada a cada 6 meses, e faz com que o animal consiga sintetizar a vitamina D e assim fixar o cálcio que lhe é dado nos alimentos e suplementos, a lâmpada Spot pode ser uma lâmpada qualquer que emita calor, ou de marca para repteis, como a Sunglo por exemplo, e é para aquecer ponto onde a iguana faz a digestão (basking spot) só durante o dia, esse ponto do terrario deve ter a temperatura entre 30º e 32º, mas usando lâmpada de cerâmica acho que pode fazer esse ponto e aquecer o terrario noite e dia sem precisar da spot, a lâmpada night glo não faz falta nenhum á iguana...é só para o dono ver durante a noite.
...UVB´s é a lâmpada fluorescente compacta ou tubular que emite e que deve ser trocada a cada 6 meses, e faz com que o animal consiga sintetizar a vitamina D e assim fixar o cálcio que lhe é dado nos alimentos e suplementos, a lâmpada Spot pode ser uma lâmpada qualquer que emita calor, ou de marca para repteis, como a Sunglo por exemplo, e é para aquecer ponto onde a iguana faz a digestão (basking spot) só durante o dia, esse ponto do terrario deve ter a temperatura entre 30º e 32º, mas usando lâmpada de cerâmica acho que pode fazer esse ponto e aquecer o terrario noite e dia sem precisar da spot, a lâmpada night glo não faz falta nenhum á iguana...é só para o dono ver durante a noite.
-
- Membro
entao n preciso da SunGlo, visto eu ter ceramica n é?Bondage2010 Escreveu:UVA, quase todas as lâmpadas que emitem luz emitem UVA´s ...
Se fizer uma vaca rir muito o leite salta lhe pelo nariz?
"Os Dragoes Barbudos sao venenosos" - by um sábio qualquer -.-"
-
- Membro
Tendo a lâmpada de Cerâmica, o uso da SunGlo fica mais em segundo plano, a não ser que a iguana fique num lugar muito escuro e você queira dar algum tipo de iluminação mais forte durante o dia , somente para o bem estar do animal... (neste caso, cuidado com a combinação entre cerâmica + sunglo...as temperaturas podem ficar absurdamente altas... use com o auxílio de um termostato).
A SunGlo não serve para aquecimento durante a noite, sendo indispensável, assim, o uso da lâmpada de cerâmica (ou lâmpada IV, apesar de alguns serem contra), durante o período de descanso do animal... isso se as temperaturas no local precisarem ser aumentadas no período noturno.
A SunGlo não serve para aquecimento durante a noite, sendo indispensável, assim, o uso da lâmpada de cerâmica (ou lâmpada IV, apesar de alguns serem contra), durante o período de descanso do animal... isso se as temperaturas no local precisarem ser aumentadas no período noturno.
<p><strong>zack:</strong>iguana macho 4 anos. <strong>keeto&Keeta:</strong>roseicollis casal 1 ano. </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...
Também não sou muito a favor da Night Glo numa iguana. Se uma IV já incomoda, então a Night Glo que é feita para dar mesmo luz (apesar de fraca, simulando o luar) deve de incomodar bem mais. Night Glo foi concebida para animais nocturnos para que os possamos ver e também manutenção da temperatura nocturna, não para animais diurnos como iguanas. Isto é a minha opinião.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
-
- Membro
Também não sou muito a favor da Night Glo numa iguana. Se uma IV já incomoda, então a Night Glo que é feita para dar mesmo luz (apesar de fraca, simulando o luar) deve de incomodar bem mais. Night Glo foi concebida para animais nocturnos para que os possamos ver e também manutenção da temperatura nocturna, não para animais diurnos como iguanas. Isto é a minha opinião.
Cara, não sei...
Hoje em dia não uso mais nightglo e uso raramente IV durante a noite quando as temperaturas caem muito (minha ig hoje vive em terrário externo).
Porém, quando ela era bem filhote, me lembro de que ela adorava a nightglo dentro do terrário, no sentido de que era só ligar a lâmpada a noite que ela já logo dormia no mesmo segundo...Tinha a impressão de que aquela luz no terrário escuro incentivava o sono do bichinho.
-
- Membro
Pois, eu realmente uso a minha NightGlo, e ela tambem adormece logo. e fica mesmo perfundo na mesma altura.Tupinambis Escreveu:Também não sou muito a favor da Night Glo numa iguana. Se uma IV já incomoda, então a Night Glo que é feita para dar mesmo luz (apesar de fraca, simulando o luar) deve de incomodar bem mais. Night Glo foi concebida para animais nocturnos para que os possamos ver e também manutenção da temperatura nocturna, não para animais diurnos como iguanas. Isto é a minha opinião.
Cara, não sei...
Hoje em dia não uso mais nightglo e uso raramente IV durante a noite quando as temperaturas caem muito (minha ig hoje vive em terrário externo).
Porém, quando ela era bem filhote, me lembro de que ela adorava a nightglo dentro do terrário, no sentido de que era só ligar a lâmpada a noite que ela já logo dormia no mesmo segundo...Tinha a impressão de que aquela luz no terrário escuro incentivava o sono do bichinho.
Se fizer uma vaca rir muito o leite salta lhe pelo nariz?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...
Como disse noutro tópico baseio-me em duas coisas: o que leio e o que vejo cá em casa. Na net há bastantes referências que IV e Night Glo incomodam o sono duma iguana. Depois, pelo que vejo na minha, basta acender a luz da divisão onde ela está (que no início ilumina pouco antes de aquecer, e que nem sequer ilumina o terrário, apenas dá um pouco de claridade mínima) que a minha iguana abre logo a pestana e fica logo a ver quem passa. Até pode ser mentira ou acontecer só em alguns casos, não faço da minha opinião a certa, mas é o que acho e tenho visto.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.