Como construir um terrario DIY

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
filipe95
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 9:06 pm

quarta set 29, 2010 9:58 pm

Bem, para começar isto é um topico para demonstrar como fazer um terrario em pinho com pouco mais que 100€, é um topico muito parecido (embora muito menos completo e com nem metade da qualidade) com o do user Velliki, alias eu proprio me baseei nesse mesmo topico.
Este terrario provavelmente vai ser para um gecko leopardo, logo nao vai haver muita humidade

1º Passo-Idealizaçao

É muito importante pesquisar sobre as necessidades do animal (tamanhos, humidades, etc...) que pretendem manter, para ter a certeza que a caixa que vao fazer pode aguentar essas condiçoes sem mais tarde dar problemas.

2º Passo-Planeamento

Para planearem o terrario podem usar o sketchup.
Registem num papel as medidas das tabuas com os descontos necessarios para que na loja onde vao comprar a madeira possam cortar.
Devem de ter noçao do material e acessorios que precissam de comprar (respiradores, calhas, ferramentas, tintas, vernizes, casquilhos, cabos) e fazer contas do dinheiro que vao gastar

3º Passo- Inicio da constuçao

Imagem

Vao começar com algo como isto, tabuas cortadas com as medidas desejadas.
No meu casso 80,50,50 (comp,alt,larg).

Imagem

Vao lixar as tabuas com um grao mais grosso no inicio e ir diminuindo.

Imagem

Apos lixar vao fazer o que eu chamo pre-furo que consiste em furar a madeira com uma broca mais fina que os parafusos apenas para evitar que estale e seja mais facil meter os parafusos.
Este furo deve ser direitinho senao os parafusos vao ficar tortos e podem passar as tabuas.

Imagem

Eu marquei, para os parafusos ficarem de 10 em 10 cm uns dos outros.

Imagem

Apontei os parafusos no sitio para quando for aparafussar fazer tudo de seguida.

Imagem

Imagem

Imagem

e depois de aparafussados ficam assim...
Quando derem por isso ja têm duas tabuas unidas, agora é so repetir o processo para as outras

Apos ter montado a tabua de cima, marquei as tabuas e usei a tic-tic para abrir os respiradores nas laterais.
Lixei tudo novamente para nao deixar arestas saidas.

3º Passo- Pintura

Para pintar nao usem pinceis exageradamente grandes, usem um pequeno pois assim conseguem espalhar melhor a tinta.

Imagem

Pintei de cinzento cimento da robillac, por fora.
Por dentro apliquei um verniz para soalho aquoso fosco tambem da robillac, dei quatro camadas para evitar problemas de humidades no futuro.

Imagem

4º Passo- Electricidade

Para me guiar na instalaçao electrica fiz um esquema no paint 8-)
Imagem

Todos os fios electricos foram escondidos em calhas (nao sei se tem algum nome proprio).
As lampadas de iluminaçao foram colocadas num interrutor duplo e a lampada de aquecimento num interruptor simples que liga a um termostato (que ainda nao montei ).
Usei casquilhos ceramicos pintados de preto para as 3 lampadas.

Imagem

Imagem

Pessoal , por hoje é tudo.
Nas proximas actualizaçoes vou ensinar a montar o termostato, as calhas, e os respiradores.
<p>Cumprimentos, Filipe Jorge</p>
filipe95
Membro Veterano

quinta set 30, 2010 5:26 pm

Actualizado :wink:
ozcZ
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2007 12:39 pm

quinta set 30, 2010 7:03 pm

filipe95 Escreveu:Actualizado :wink:
Boa, continua :) Essa tinta e verniz nao serao toxicos?
filipe95
Membro Veterano

quinta set 30, 2010 7:37 pm

A tinta é, mas nao ha problema pois so a utilizei por fora.
O verniz é aquoso.
:wink:
Tradewind
Membro
Registado: sexta ago 04, 2006 12:38 pm

quinta set 30, 2010 9:13 pm

Boas

Genericamente parece-me bem.
Apenas umas questões:
Não devias colocar um interruptor horário para ligar e desligar os ciclos dia/noite automaticamente?
Não precisas de 2 termostatos? Um para temperaturas diurnas e outro para temperaturas nocturnas?

Eu tenho um terrário para um DB a funcionar completamente automático, liga a luz UVB às 08h30m e regula a temperatura para 32ºC, desliga a luz do "dia" às 20H30m e regula a temperatura para 25ºC

2 termostatos
2 interruptores horários

Cumps
filipe95
Membro Veterano

quinta set 30, 2010 9:24 pm

Tradewind Escreveu:Boas

Genericamente parece-me bem.
Apenas umas questões:
Não devias colocar um interruptor horário para ligar e desligar os ciclos dia/noite automaticamente?
Não precisas de 2 termostatos? Um para temperaturas diurnas e outro para temperaturas nocturnas?

Eu tenho um terrário para um DB a funcionar completamente automático, liga a luz UVB às 08h30m e regula a temperatura para 32ºC, desliga a luz do "dia" às 20H30m e regula a temperatura para 25ºC

2 termostatos
2 interruptores horários

Cumps
Os interruptores horarios compro mais tarde, visto que so vou começar a usar o terrario para fins de novembro.
Eu estava a pensar ter as temperaturas iguais de noite e de dia, algumas pessoas dissem que nao ha problema...
O que acham?
RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

sexta out 01, 2010 7:04 pm

E impressao minha ou estas a usar casquilhos de plastico?.. se nao e parece... se e memso de plastico... deves ter noçao que aquilo vai derreter tudo em pouco minutos!
<strong>Blizzard </strong>
filipe95
Membro Veterano

sexta out 01, 2010 7:41 pm

RENAT0 Escreveu:E impressao minha ou estas a usar casquilhos de plastico?.. se nao e parece... se e memso de plastico... deves ter noçao que aquilo vai derreter tudo em pouco minutos!
filipe95 Escreveu:Usei casquilhos ceramicos pintados de preto para as 3 lampadas (...)
:wink:
MEK108
Registado: segunda ago 30, 2010 5:06 pm

sábado out 09, 2010 1:46 pm

Parabéns , esta muito bom , para quem esta á procura para tirar ideias é excelente.
RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

domingo out 10, 2010 9:43 am

Ah ok... pareciam de plastico ;)
<strong>Blizzard </strong>
REDEYE4EVER
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 6:11 pm

segunda out 18, 2010 8:10 pm

para q animal é??
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

segunda out 18, 2010 8:12 pm

REDEYE4EVER Escreveu:para q animal é??
Lê lá o inicio do tópico :wink:
<p><strong></strong></p>
REDEYE4EVER
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 6:11 pm

segunda out 18, 2010 8:29 pm

vasco94 Escreveu:
REDEYE4EVER Escreveu:para q animal é??
Lê lá o inicio do tópico :wink:
sorry
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda out 18, 2010 9:28 pm

e a tinta com que pintas te o casquilho nao vai libertar vapores? visto que o casquilho tb aquece?

De resto parece me bem.
Tou como o tradewind, prefiro ter 2 temp. , 1 nocturna e outra diurna. No ambiente normal nao estao a mesma temperatura de dia e de noite. E´sempre um pouco mais frio de noite. :wink:

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”