Termostato

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Azoomba
Membro Júnior
Registado: domingo jan 24, 2010 12:23 am

quarta out 13, 2010 6:07 pm

Boas, venho aqui com uma dúvida, que é a seguinte:

A parte eléctrica do meu terrário está a ser completa de momento, e tenho uma dúvida acerca do termostato, em relação à sonda.
Onde coloco esta? Peço desculpa se isto já estiver repetido, mas andei por outros forúns e não encontrei nada.

Agradecia uma resposta o mais rapidamente possível.

Obrigado!
Tupinambis
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 8:57 pm

quarta out 13, 2010 6:12 pm

Você coloca nos locais que deseja saber a temperatura exata ou no local que deseja atingir certa temperatura, ué rs...

Em algum lugar que seja importante este monitoramento para o controle do aquecimento.

Eu, por exemplo, nas minhas incubadoras de filhotes, procuro deixar o sensor em algum lugar que não fique diretamente sob a influência do aquecedor (lâmpadas no caso) e que me forneça um parâmetro geral sobre a temperatura do ambiente fechado como um todo.
<p><strong>zack:</strong>iguana macho 4 anos. <strong>keeto&Keeta:</strong>roseicollis&nbsp;casal 1 ano. </p>
Azoomba
Membro Júnior
Registado: domingo jan 24, 2010 12:23 am

quarta out 13, 2010 8:50 pm

Sendo assim, devo colocar a sonda no meio do terrário? Após ter feito este tópico fui à procura de mais info e li que se devia meter a sonda na zona quente do terrário.

Já agora, aqui ficam umas pics do que andei a fazer hoje...

Meti as lâmpadas, as connecções entre os fios / electricidade e foi este o resultado. Opiniões / sugestões são muito bem vindas.
Imagem

Aqui está a sonda do termostato ( prodigy ). Por o que eu tenho andado a ver então, fixo a sonda junto à lâmpada, ou mais para o centro do terrário. E na zona superior ou junto ao chão?
Imagem

Já agora, a lâmpada de cerâmica está demasiado perto da de UV? Ou esta está safa?
Imagem

Obrigado pelo vosso tempo, e mais uma vez, opiniões / sugestões são bem vindas.
filipe95
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 9:06 pm

quarta out 13, 2010 8:54 pm

A sonda deve ser posta abaixo da lampada ceramica, para que a zona quente nao passe os 35 graus.
Quanto a altura, e uma questao de ires exprementando para nao teres muitas oscilaçoes de temperatura
<p>Cumprimentos, Filipe Jorge</p>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quarta out 13, 2010 9:07 pm

Mete a sonda uns 3 a 4cm por baixo da lâmpada de cerâmica, fixada a sonda na parede, e arranja um bom termometro para meter no solo. Assim tens menos variações de temperatura, pois a sonda vai detectar mais rapidamente as diferenças de temperatura pois está próxima da lãmpada. Assim ajustas a sonda para , por exemplo, 35º, para teres 32º sempre certos no solo.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Tupinambis
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 8:57 pm

quarta out 13, 2010 9:10 pm

Eu colocaria a sonda perto da área que desejo saber a temperatura (portando, perto da área onde o bicho vai frequentar), ao invés de ficar colocando tão perto da lâmpada e ter que "deduzir" qual temperatura terei mais abaixo.
Se fosse pra deduzir não usaria sonda então rs...
<p><strong>zack:</strong>iguana macho 4 anos. <strong>keeto&Keeta:</strong>roseicollis&nbsp;casal 1 ano. </p>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quinta out 14, 2010 8:47 pm

É óbvio que não se trata de deduzir temperatura alguma, mas sim medir essa temperatura com um termometro fiavél. Experimentem das duas maneiras e vejam qual a que dá melhores resultados ;)
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”