Dificuldade em ter temperaturas altas [litorias e milk frog]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Sapos
Membro Veterano
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

quarta nov 10, 2010 5:26 pm

Boas pessoal..bem agora chega o Inverno e o frio...e estou com problemas nos meus terrários...
Neste momento tenho dois terrários da Exoterra 45 x 45 x 60 cm. Um para duas Litorias adultas (+- 3 anos), e outro para uma Milk frog (com cerca de quase um ano, está sozinha porque morreu a companheira). Elas encontram-se bem de saude..e com grante apetite..sempre!. Em cada terrario tenho um cabo de aquecimento (não me lembro dos Watts...vou pesquisar para meter aqui..mas são dos mais quentes). No entanto acho que não está a ser suficiente porque as temperaturas não me sobem para além dos 20º em ambos os terrarios...o que já é preocupante para mim..apesar dos animais estarem bem, e activos e mesmo normais. Queria subir mais as temperaturas. O que me aconselham? Já pensei em lâmpadas..mas há a questão do sistema de chuva que tenho no topo do terrário, que podia rebentar as lâmpadar (devido á mudanca de temperatura). Ambos os terrarios têm também o fundo tapado com fibra de coco. Ajuda please...tou a tentar resolver a situaçao..e muitas cabeças pensam melhor que uma! Cumprimentos
Tiosha
Membro
Registado: sábado fev 24, 2007 9:01 pm

quarta nov 10, 2010 5:40 pm

se pudesses encostar um terrario ao outro seria menos uma face de perda de calor

não há muito que possas fazer
talvez tapar parcialmente a rede do topo
e colocar um cabo de aquecimento em cada(pelo exterior)
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta nov 10, 2010 5:45 pm

Sapos Escreveu:(...)
Neste momento tenho dois terrários da Exoterra 45 x 45 x 60 cm. (...).
Em cada terrario tenho um cabo de aquecimento (não me lembro dos Watts...vou pesquisar para meter aqui..mas são dos mais quentes).(...)
Não deve ser dos mais quentes que existem, porque existem de 100w e isso num terrario desse tamanho fazia sopa....
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

quarta nov 10, 2010 5:51 pm

Tenho um terrario onde tambem andava com esses problemas
Usa mais um cabo de aquecimento por baixo, ou ainda melhor, mete um cabo de aquecimento na parte de cima, aquela parte que tem rede :wink:
Fiz isso no meu e funciona ás mil maravilha, e assim não tem o risco de se partir ou de se fundir, como pode acontecer com as lâmpadas
Última edição por vasco94 em quarta nov 10, 2010 5:57 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong></strong></p>
Sapos
Membro Veterano

quarta nov 10, 2010 5:52 pm

Sim é verdade...os terrarios estao um encostado ao outro. Não seria possivel por uma lâmpada de quecimento..? so não sei qual=S...nao daria? cumps
vasco94
Membro Veterano

quarta nov 10, 2010 5:54 pm

Dar até dá, mas lampadas de aquecimento e anfibios não combinam muito bem.Eu uso é lampadas uvb de 26 w , e essas ainda aquecem qualquer coisita, mas só uso em terrarios mais pequenos, porque as lampadas num desse tamanho não devem fazer grande diferença
Última edição por vasco94 em quarta nov 10, 2010 5:55 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong></strong></p>
Sapos
Membro Veterano

quarta nov 10, 2010 5:54 pm

nhek...calor sobe!! :P lool
vasco94
Membro Veterano

quarta nov 10, 2010 5:58 pm

Sapos Escreveu:nhek...calor sobe!! :P lool
:oops: :oops:
Já editei :lol:
<p><strong></strong></p>
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quarta nov 10, 2010 7:26 pm

20º não é muito preocupante falando em anfibios, tenho mais medo de altas temperaturas que baixas em bixeza dessa pegajosa :twisted:
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

quarta nov 10, 2010 7:38 pm

Eu também. Chegando esta altura, é um descanso para mim e para os meus tritões.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quarta nov 10, 2010 8:22 pm

Bem, para os trito's, é mais aconselhavel ter temperaturas baixas. Agora para outros anfibios, 20º constantes podem nao ser aconselhados.

Nas minhas dendros tenho os terrários nos 24º mais ou menos, o truque é ter cabos de aquecimento por fora do terrário ou cabos de aquecimento por baixo do substrato ou aquecedores de aquário.. Dependendo da capacidade de cada um desempenhar o seu papel de aquecimento com maior ou menor dificuldade.

Lampadas é de evitar usar, dentro do terrário podem estalar com a chuva (se forem lãmpadas de vidro)
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quarta nov 10, 2010 9:29 pm

pedro mas os animais em questao sao litorias e milk´s as todo o terreno das râs, nao querendo com isto dizer que nao pode ser perigoso
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Sapos
Membro Veterano

quinta nov 11, 2010 12:54 am

Sim elas tao tranquilas porque são um bocado tanques de querra lol =)
Então as litorias...ja sao bem adultas...e gordalhonas....
Mas a milk ainda me preocupa...apesar de manter o apetite voraz que sempre teve...e se ter uma boa coloracao e estar bastante activa a noite.
Mas vou tentar resolver com outros cabos de aquecimento...
Obrigada pelas ajudas=)
Então vasco serviu a mini aula de física que te dei?? lool=P Mas olha...vou tentar a ideia que deste..antes de colocar o fio nos lados do terrario!
Cumps
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quinta nov 11, 2010 3:37 pm

20ºC é baixo para as espécies em questão...
Ainda que continuem com boa actividade é bom tentar resolver o problema o mais rápido possível.
Estás à volta de uns 4ºC abaixo do que seria o limite minimo de temperatura...

Não podem por os anfibios todos num saco e começar a comparar litorias e milks com tritões...

As soluções que vejo são...

- Cabo colocado numa lateral ou no background onde não tenha fibra de coco ou algo do género que dificulte a passagem de calor. Nada de cabos no fundo... (não sei onde o tens).

- Cabo com boa potencia (não sei a potencia do teu, mas se o tiveres num local que não o fundo do terrário, não acredito que, caso tivesse à volta de 50W (se calhar até menos bastaria) não te subisse a temperatura acima dos 20ºC).

- Usar lâmpadas (que é o que uso). Eu uso 2 nightglo, 1 de 25W e outra de 15W, ligadas a um termostato, tanto de dia como de noite e funcionam à + de 1 ano às mil maravilhas. Agora claro, tu é que sabes como tens o terrário e como poderás colocar as lampadas em harmonia com o mist.

Cumps

EDIT: O terrário onde uso o sistema de aquecimento que referenciei, é exactamente igual ao teu. Tenho 2 calhas da exoterra (daquelas que ficam fora do terrário) 1 com 2 UVB 2.0 de 26W e outra com as nightglo. Consigo ter temperaturas de 29ºC ou mesmo 30ºC no topo do terrário...
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quinta nov 11, 2010 6:35 pm

Fora do terrário as lâmpadas não têm stress, eu referia-me a cuidados com as lãmpadas dentro dos terrários. Uma lãmpada de filamento das normais, quante, a trabalhar mesmo que apenas alguns minutos, se levar com uma regadela de um mist corre o risco de estalar logo.. Era nesse sentido que me referia a ter cuidado com lampadas para aquecer.

Nas referidas calhas, tambem nunca tive problemas, a mais antiga que tenho tem cerca de meio ano e só troco as lampadas devido aos UVB's (a questão dos 6 meses).
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”