Rãs albinas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta nov 27, 2003 12:14 pm

Olá

eu tenho 3 rãs albinas, no aquário de água quente. Elas estão mais ou menos com 7 cm.

Há cerca de 1 mês vi duas delas "abraçadas" por trás :o , alguém sabe o que isto quer dizer? E agora uma delas está muita gorda e vejo à transparência uma mancha preta na zona da barriga... serão ovos?? de rãzinhas bébés??

Tentei pesquisar na net sobre estas rãs, mas não encontrei nada...

Tive também à cerca de 3 anos duas rãs dos lagos, e elas estavam sempre aos saltos e abraçavam-se muito :) .... e coachavam a noite inteira :evil: , e eu nem conseguia dormir :|

bom, Rochamar, tu também tens 4 rãs, já viste um comportamento
semelhante nas tuas?

Se puderem ajudar, agradeço ;)

Beijinhos

Tchinho
lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

sexta nov 28, 2003 2:28 am

Olá Tchinho!

Não sei qual é a espécie de rã que tens, mas presumo que deva ser Xenopus laevis (rã-de-unhas)???. quanto ao comportamento a que te referes como abraçar pode de facto ser uma tentativa de amplexo, e é portanto um comportamento reprodutivo típico das rãs e de outros tipos de anfíbios, mas mesmo partindo do princípio de que um dos animais é fêmea e está a produzir ovos, estes ainda não estarão fertilizados pois a fertilização é externa e acontece quando o macho "abraça" a fêmea pela região lombar ao mesmo tempo em que esta vai depositando os ovos um a um.
se isto acontecer aconselho-te, caso queiras criar os girinos, a separar os ovos das rãs, pois estas irão come-los. :cry:

cumprimentos

Lacerta
Tchinho
Membro Veterano

sexta nov 28, 2003 12:36 pm

Olá Lacerta

Acho que as rãs que disseste são as minhas, mas como não vi nenhuma foto nos sites que pesquisei, não tenho a certeza :roll:

Olha, só as vi uma vez abraçadas :( ... e ovos nem vê-los... ou então comeram-nos :(

Que anfíbios tens tu? Fui ao teu album, mas não tens nenhuma foto :(

Eu gosto muito de rãs e sapos. Quando vou para o Algarve, vejo muitos no Verão á noite a atravessar a estrada, até já parei para tirar um grande sapo da estrada, claro que tive que lhe pegar, adoro a pele deles :)

Às vezes ponho as mãos dentro do meu aquário, só para tocar nas minhas rãs, são esponjosas :)

Beijinhos

Tchinho
Rochamar
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm

sexta nov 28, 2003 12:37 pm

Olá, Tchinho!

Apesar de ter rãs, há cerca de dois meses e meio, confesso que pouco sei sobre elas. No entanto, já observei esse comportamento que referes. Imaginei que se estivesse a passar o que o lacerta veio confirmar. Mas não fiquei na expectativa de ter bebés pois, mesmo que as rãs não comessem os ovos, que devem ser (quase) invisíveis aos nossos olhos, eles perder-se-iam na mudança da água.
Estou ansiosa por as ouvir coaxar. Já me disseram que isso só acontecerá na Primavera.

Beijinhos.
Marta
lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

sexta nov 28, 2003 2:26 pm

Olá!

Tchinho, é de louvar o teu comportamento. infelizmente para a maior parte das pessoas um bom sapo, é um sapo morto! :?
e o atropelamento é uma das principais ameaças para algumas populações de anfíbios que na época de procriação realizam migrações, às vezes de muitas centenas de metros até aos charcos onde desovam.
os ovos de rã são perfeitamente visíveis e encontram-se revestidos por uma substância gelatinosa que os protege e faz com que adiram ao substracto e às plantas.
tenho um casal de Pleurodeles waltl.
neste momento não tenho nenhuma foto digitalizada, o meu disco rígido pifou há duas semanas e perdi-as, assim como mais uns 50GB de dados, pouca coisa... :cry:
mas podes vêr algumas neste link:

http://www.hugodolores.com/P/PP/PF/fotlpor1.htm

cumprimentos

Lacerta
Tchinho
Membro Veterano

sexta nov 28, 2003 2:58 pm

Olá Lacerta e Rochamar

Obrigada pelas vossas respostas. ;)

Lacerta, estive a ver o site, tem rãs muito giras. As que eu tive que coachavam à noite eram muito idênticas às fotos da Rana Ibérica. Adorava tê-las novamente :roll:

Beijinhos

Tchinho
Rochamar
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm

sexta nov 28, 2003 6:18 pm

Olá!

Obrigada, Lacerta, pelo esclarecimento relativo à visibilidade dos ovos das rãs. Como já disse à Tchinho, as minhas rãs são daquelas minúsculas, escurinhas e pintalgadas. Deves saber o nome delas. Eu bem sei que é uma vergonha não ter adquirido ainda conhecimentos sobre elas, mas vou tratar de remediar isso. Gostei muito da página que indicaste e que suponho ser tua.
Tchinho, quando eu era miúda também adorava mergulhar as mãos nos charcos em que havia girinos, para os sentir passar entre os dedos. Apanhar uma rã já era mais difícil. E fiquei enormemente aliviada por, nas minhas aulas de Ciências, contrariamente ao que era habitual, jamais se ter dessecado um destes simpáticos animais.

Beijinhos.
Marta
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”