zeca a iguana da costa rica
Moderador: mcerqueira
Olá a todos. hoje recebi o meu primeiro reptil , uma iguana da Costa Rica. O que a difere das iguanas verdes ditas "normais" é o manter a cor verdinha ao longo dos anos e ter a cabeça azul. ( segundo as informações que me deram). É uma iguana com 8 meses, que veio do antigo dono para mim . Uma das coisas que mais me surpreendeu foi a calma com ela fez a transicção para mim. No dia em que a fui buscar ainda fui para a faculdade onde a deixei no carro, ora no intervalo foi a loucura com os meus colegas e todos lhe pegaram o bocadinho e ela numa boaaaaaa! Ao lhe fazerem festas cerra logo os olhos e mostra grande avontade para trepar logo para o ombro seja de quem seja. Ao chegar a casa fartei-me de lhe pegar , tirar fotos, colocar / tirar do terrário , apresenta-la a varias pessoas e ela parecia que não era nada com ela , muito tolerante e tranquila. Hoje ao colocar o Termometro / higrómetro no terrário é que ela deu uma chicotada porque se assustou , mas depois de o colar dei-lhe festas e ela ficou logo derretida( não gramou do termómetro =) ) Fui varias vezes alertado para não me preocupar se ela não comesse durante uns dias devido ao stress mas quando eu meti la a salada ( feijão verde , maça, broculos e couve) mal me deixou tirar a mão , foi logo comer numa boa. Estou a ter é dificuldades com a humidade / calor , pois para ter uma humidade boa ficou com temperaturas na parte fria de 20 graus mas penso que não faz mal pois ela tem acesso a aproximar-se da lampada. Vou colocar é uns cabos de aquecimento ou uma lampada de ceramica porque a luz vermelha não me deixa dormir =). Coloquei algumas fotos do Zeca ( sim porque julgo ser macho , tem duas bolas bem visiveis e saidas atras da auda, assim como a barbela bem grande) e espero que comentem e nos recebam bem neste forum onde começamos a dar os primeiros passos. Vou colocando algumas pics com a evolução dela. Abraços
Apesar de ser uma iguana muito tolerante eu aconselho muito a nao a incomodar nos proximos dias...e sinceramente ter andado a "brincar" com ela e com os amigos creio ter sido uma grande asneira. Apesar de não parecer...ela pode ter entrado em stress.
Quanto ao facto de ser macho...devido a "bolas"?!?!? hepa...
Quanto ao facto de ser macho...devido a "bolas"?!?!? hepa...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Fechar os olhos não quer dizer que esteja a gostar, é um modo de protecção, olhos que não vêm coração que não sente
Cuidado com o andar com ela na rua com este frio.
Eu acho que da costa rica são todas as que se comercializam por cá nas lojas...muito azuladas na cabeça e corpo verde vivo mas que tem tendência a ficar laranja ou acastanhada com a idade...o dificil é encontrar por cá iguanas de outras zonas...

Eu acho que da costa rica são todas as que se comercializam por cá nas lojas...muito azuladas na cabeça e corpo verde vivo mas que tem tendência a ficar laranja ou acastanhada com a idade...o dificil é encontrar por cá iguanas de outras zonas...
Ela não foi á rua pelo passear , o que aconteceu foi ter recebido o zeca ainda com uma hora de aulas pela frente...ficou no carro dentro da caixa.
Pois poderá ser protecção mesmo , quanto ao deixa-la em sossego é coisa que não tenho feito mas vou tratar disso.
Por outro lado se estivesse stressada creio que não comia tão bem como o tem feito.
De qualquer das maneiras só lhe vou dar o banho diário e deixa-la repousar.
Á sinais de stress visiveis? ou quando sei que ela está bem?
sinais de stress não indica agitação?
Como ela come bem e nem se desvia um pouco para evitar que a manuseie eu parti do principio que ela está confortavél.
Venham as explicações .
cumps.
Pois poderá ser protecção mesmo , quanto ao deixa-la em sossego é coisa que não tenho feito mas vou tratar disso.
Por outro lado se estivesse stressada creio que não comia tão bem como o tem feito.
De qualquer das maneiras só lhe vou dar o banho diário e deixa-la repousar.
Á sinais de stress visiveis? ou quando sei que ela está bem?
sinais de stress não indica agitação?
Como ela come bem e nem se desvia um pouco para evitar que a manuseie eu parti do principio que ela está confortavél.
Venham as explicações .
cumps.
Miguel não sei qual o espanto , em livros , sites , em conversas com outros donos de iguanas , em todos eles indicam os machos como tendo a barbela maior que as fêmeas e duas saliências entres as patas traseiras , se não percebeste com o termo "bolas" aqui deixo neste post algo mais compreensivel =).
( de certo saberás melhor que eu )
Cumps.
( de certo saberás melhor que eu )
Cumps.
-
- Membro
- Registado: sábado nov 06, 2010 5:16 pm
Kuando puderes posta umas fotos