Terrário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
nelsonlopes
Membro Júnior
Registado: terça dez 21, 2010 7:16 pm

terça dez 21, 2010 11:43 pm

Olá a todos, o meu nome é Nelson e sou um novato nestas andanças :) . Eu gostaria da vossa opinão sobre o terrário que eu fiz para um casal de Anolis que uma amiga me vai enviar. A minha questão é que, como ainda sou inesperiente nestas andanças, gostaria de ter algumas dicas para tentar melhorar o que fiz, e correcões a fazer, isto no caso de ter de fazer alguma. Estou a pedir a vossa ajuda porque quero ter as melhores condiçoes que puder para, não ocorrer nenhum problema. Bem aqui vai uma imagem do que eu fiz.[urlImagem

Uploaded with ImageShack.us][/url]

Para terem uma ideia, este tem 150cmX50cmx75cm, tem possibilidade de dividir a meio. Os relevos foram feitos em esfirovit e depois cobertos com cimento cola.Pintei depois com tinta acrilica. Eu gostaria de saber se para aquecimento a melhor opçao seria uma lâmpada de cerâmica ou outro tipo ? Ou, se então um fio de aquecimento seria melhor? Para iluminação comprei uma lâmpada própria para este tipo de lagartos de 1 metro. Eu agradeço desde já a vossa paciência mas, eu ainda estou pouco dentro do assunto mas tenciono melhorar :D . Obg.
ZooManiac
Membro
Registado: segunda out 04, 2010 1:43 pm

quarta dez 22, 2010 1:53 am

epá digo-te ja uma coisa... fizeste uma coisa bem bonita! :o
uFoker
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:16 pm

quarta dez 22, 2010 2:18 am

Olá

Eu pessoalmente acho que deverias dividir ao meio, não vejo necessidade de teres um terrário tão grande e assim até podes mane-los em separado...

a minha sugestão é que cries um ambiente mais tropical para os anolis. e não sei se será boa ideia lâmpada de cerâmica acessível ao animal.
Dgr17
Membro Júnior
Registado: terça set 28, 2010 10:09 pm
Localização: 1 Dragão Barbudo, 1 Hamster Roborovski, 2 Gerbos da Mongólia.

quarta dez 22, 2010 3:40 am

Boas.

Pois é, a lâmpada de cerâmica pode não ser boa ideia visto que os anolis são bons trepadores e conseguem saltar para outras zonas, lâmpada de cerâmica inclusive.
O cabo de aquecimento ou um tapete de aquecimento são soluções viáveis mas estes só aquecem o solo, o que não é mau de todo.
Visto também ser um clima tropical, a própria humidade regula a temperatura, se o solo estiver quente, a humidade no terrário também irá ajudar a tornar o terrário mais abafado. Podes regular com um borrifador.

A alimentação é que tens de ter cuidado, convém ser micro grilos e tenebrios.
Os alimentos devem ter um tamanho inferior à distância entre os 2 olhos dos repteis, daí a dica dos micro grilos. As tenebrios tem atenção pois: podem enterrar-se no substrato e não sabes ao certo o que os anolis comem, podes por uma taça, e podem também morrer quando borrifares o terrário pois com umas poucas gotas ficam logo mais para lá do que para cá e os anolis gostam delas bem vivas.

Agora um concelho, os anolis são difíceis de se deixar pegar e também mordem, a sua particularidade, quando estão muito tempo numa zona, têm tendência a ficar dessa cor, entre o verde ou o castanho, não estranhes de vez em quando achares que falta lá 1 :)

Penso que disse o mais essencial, se alguém tiver algo a acrescentar, também gostava de poder receber informação :)

Abraços
Os animais doméstico são tão membros da familia como outra pessoa qualquer, respeitem-nos e não os mal tratem.
nelsonlopes
Membro Júnior

quarta dez 22, 2010 9:37 am

Bom dia, agradeço desde já a vossa resposta, já me esclareceu algumas coisas :) . Eu não referi no primeiro post mas se repararem na imagem, tem uns 20cms acima dos vidros até á parte superior do terrário. É nessa parte que se vao situar as lâmpadas. O que também não referi e aproveito agora é que essa parte não é acessivel aos lagartos porque, tem uma rede electrosoldada 2mmX2mm.

Uma das razões para eu o fazer assim, com capacidade de divisão, foi para se um meter outra espécie diferente e ter espaço para tal. Não sei se consideram um exagero da minha parte ter posto mãos á obra e ter feito um terrário assim grande e trabalhoso lol. Mas eu quando me meto nestas coisas de bricolages ou faço bem e em grande ou não faço :D ( o problema é se foi grande demais lol).

A questão do fio de aquecimento é que, ontem passei um bocado de tarde a "interrogar" um funcionário de uma petshop o qual referiu, esses tais fios de aquecimento. Segundo me disse , é o que usam na loja há muito tempo. Ao que parece esse tal fio é disposto por baixo do substracto aquece, e depois o calor dissipasse. Eu de qualque forma estou a pensar colocar um termostato a regular a termperatura. Agora outra questão que eu gostaria que alguém me desse uma dicazita é quanto ao tipo de substracto e se devo usar plantas naturais ou artificiais.
turtleboy4
Membro
Registado: sábado nov 06, 2010 5:16 pm

quarta dez 22, 2010 3:13 pm

Acho é ke poderias ter colocado o respiradouro em cima na parte quente mas de resto tudo óptimo

---------------------------------------------------------------------------------

turtleboy4
Dgr17
Membro Júnior

quarta dez 22, 2010 10:08 pm

Vou-te dar uma dica, existe uma marca recente que tem coisas interessantes, chama-se Namiba. Claro que a exo terra é o best, mas procura por essa.

Quanto às plantas naturais, prós e contras, isso já é contigo, tem atenção pois há maior tendência a criar fungos.

o terrário ficou brutal, agora não tenho uma foto actual do meu terrário, também ele foi feito à medida pedida em madeira, mas assim que me passar a preguiça eu tiro uma foto :)

O terrário nunca é grande demais, embora não precisem de muito espaço, se gostares dos anolis, sempre poder arranjar mais alguns e criar uma pequena comunidade.
Os animais doméstico são tão membros da familia como outra pessoa qualquer, respeitem-nos e não os mal tratem.
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quarta dez 22, 2010 10:31 pm

eu acho que aquecimento com lampada para anolis é o unico meio de aquecimento se eles sao arboriculas para que cabo ou tapete? ceramica sim, mas com uma gaiola de rede a volta da lampada
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Tekilla
Membro Veterano

quarta dez 22, 2010 10:33 pm

Dgr17 Escreveu:Vou-te dar uma dica, existe uma marca recente que tem coisas interessantes, chama-se Namiba. Claro que a exo terra é o best, mas procura por essa.

Quanto às plantas naturais, prós e contras, isso já é contigo, tem atenção pois há maior tendência a criar fungos.

o terrário ficou brutal, agora não tenho uma foto actual do meu terrário, também ele foi feito à medida pedida em madeira, mas assim que me passar a preguiça eu tiro uma foto :)

O terrário nunca é grande demais, embora não precisem de muito espaço, se gostares dos anolis, sempre poder arranjar mais alguns e criar uma pequena comunidade.
porque? um terrario tenha plantas artificiais ou naturais se tiver pouca ventilaçao vai criar fungos

eu sou apologista em plantas naturais
turtleboy4
Membro
Registado: sábado nov 06, 2010 5:16 pm

quarta dez 22, 2010 10:49 pm

Na minha opinião isso é um assunto discutível noutro tópico(ou não)pois com falsas é mais seguro pois com verdadeiras há plantas ke fazem mal a certos répteis e são propícias a criar fungos em ke num terrário com plantas falsas há menos probabilidade de criação de fungos

-----------------------------------------------------------------------------------------

turtle-boy
LTmaverick
Membro Veterano
Registado: segunda nov 15, 2010 1:36 pm

quarta dez 22, 2010 10:52 pm

viva, tenho alguma experiencia com a marca namiba e posso te dizer que até é muito boa..
nelsonlopes
Membro Júnior

quarta dez 22, 2010 10:59 pm

Boas, fico á espera de ver o teu terrário :) . Eu por acaso gostava de por plantas naturais, mas isso é um caso a pensar porque, com o meu nivel de conhecimentos nesta altura pode dar problema. De qualquer forma eu estou a pensar fazer algo misto até porque, as plantas nao crescem de um momento para o outro.

Outra questão que me veio á cabeça agora é quanto o tipo de substracto a usar no fundo. Também andei a ver umas coisas mas, não estou dentro do que há disponivel no mercado por isso gostaria de saber também a vossa opinião quanto a essa questão.
Tekilla
Membro Veterano

quarta dez 22, 2010 11:00 pm

Tekilla Escreveu:
Dgr17 Escreveu:Vou-te dar uma dica, existe uma marca recente que tem coisas interessantes, chama-se Namiba. Claro que a exo terra é o best, mas procura por essa.

porque? um terrario tenha plantas artificiais ou naturais se tiver pouca ventilaçao vai criar fungoseu sou apologista em plantas naturais
se houver pesquisa pode se ter plantas naturais sem riscos para os animais

porque é que se pode ter plantas naturais em anuros tais como as dendros e as red eye e noutros repteis e anfibios ha problemas?

o que nao aconselho é usar plantas naturais em iguanas e dragoes porque ficam sem plantas, mas eu se tivesse iguanas e dragoes mesmo assim plantava naturais nem que fosse couves :twisted:
Dgr17
Membro Júnior

quarta dez 22, 2010 11:01 pm

LTmaverick Escreveu:viva, tenho alguma experiência com a marca namiba e posso te dizer que até é muito boa..
Recebi artigos novos da Namiba e parecem-me super interessantes, mesmo a rocha de aquecimento, que a meu ver é maliciosa, parece uma rocha real, pois tem bué relevo e tem areia na superfície, muito interessante esteticamente. Entre outros artigos, este foi o que me despertou a curiosidade. Pelo catalogo deles não consigo ver grande coisa, pois o catalogo a nível de percepção é uma bosta, já os produtos parecem-me muito interessantes.
Se quiseres procura por um casquilho de cerâmica e com protecção de rede metálica, são bons :)
Os animais dom&eacute;stico s&atilde;o t&atilde;o membros da familia como outra pessoa qualquer, respeitem-nos e n&atilde;o os mal tratem.
Dgr17
Membro Júnior

quarta dez 22, 2010 11:03 pm

Tekilla Escreveu:
Tekilla Escreveu:

porque? um terrario tenha plantas artificiais ou naturais se tiver pouca ventilaçao vai criar fungoseu sou apologista em plantas naturais
se houver pesquisa pode se ter plantas naturais sem riscos para os animais

porque é que se pode ter plantas naturais em anuros tais como as dendros e as red eye e noutros repteis e anfibios ha problemas?

o que nao aconselho é usar plantas naturais em iguanas e dragoes porque ficam sem plantas, mas eu se tivesse iguanas e dragoes mesmo assim plantava naturais nem que fosse couves :twisted:
Couves, broculos, cenouras xD daria um certo jeito xD o incrivel é que tive plantas no terrário mas quem mas comeram foram os grilos :) o Dragão era jardineiro a part time xD
Os animais dom&eacute;stico s&atilde;o t&atilde;o membros da familia como outra pessoa qualquer, respeitem-nos e n&atilde;o os mal tratem.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”