a minha tarta morreu :(

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Sus3
Membro Júnior
Registado: sábado dez 04, 2010 12:37 am

segunda dez 27, 2010 1:57 am

ola a todos,

ha uns tempos postei aqui a pedir ajuda pq tinha uma hieroglifica apatica e com um olhito fechado. na altura levei a hiero e a corcunda ao vet que resolveu dar vitA à hiero e antibiotico às duas.
ha uns dias reparei que a hiero tinha o problemita do olho resolvido e andava a nadar energicamente pelo aqua mas que a corcunda estava cada vez mais apatica e com a carapaça mole. voltei ao vet...que me disse que apatia era normal com estas temeperaturas e a carapaça mole era normal em bebes e para nao me procupar.
ontem quando cheguei a casa tinha a tarta a boiar no aquario. quando a tirei vi que não estava "dura" e como era dia de natal não tinha nenhum vet aberto que me pudesse socorrer pelo que resolvi coloca-la na pedra a ver se tinha reacção mas não tinha. optei por esperar...mas passadas 2h continuava na mesma posição e começava a instalar-se o "rigor mortis". ao observar melhor reparei que a carapaça na zona que anteriormente estava mole, tinha começado a descolar e ja se via a pele de tarta por baixo.

não sei o que fiz de errado, uma vez que têm todas as condições que sao aconselhadas:

termostato com agua a 26º, filtro, lampada uvb e de aquecimento (ceramica), pedra de calcio.
a hiero está optima, e não entendo mesmo o que fiz de errado. ha por aqui alguem que tenha passado pelo mesmo e que me possa esclarecer?

obrigado desde ja
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

segunda dez 27, 2010 9:55 am

A carapaça de uma tartaruga bebé ser flexível é uma coisa, estar mole é diferente... E só com alguma experiência se percebe (o vet não devia ter muita experiência...)

Lamento pela tua tartaruga, ainda por cima se tens tantos cuidados e tentas proporcionar-lhe(s) o melhor.

Infelizmente, nesta altura do ano milhares de tartarugas morrem em Portugal...
gongasgt
Membro Veterano
Registado: sábado set 18, 2010 11:52 am

terça dez 28, 2010 1:07 am

talvez tenha reagido mal a medicacao nao sei pois nao sou experiente na materia tenho duas tartas mas nunca se passou nada assim.

a serio fiquiei mesmo triste e lamento a tua perda detesto estas coisas :cry:
nao te preocupes a culpa nao devera ter sido tua estas a fazer tudo bem as coisas que acontecem sem razao aparente.continua a tratar bem da tua hiero e tenta em breve comprar ou arranjar outra tarta pois elas gostam de companhia.
e nao desanimes,força!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”