Tartarugas mais ameaçadas, por continente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

domingo jan 02, 2011 10:55 pm

:arrow: Nome científico das espécies de tartarugas mais ameaçadas, divididas pelos continentes de que são nativas:

Turtles in Trouble: Africa’s Most Endangered Tortoises and Freshwater Turtles – 2007

1 Astrochelys (=Geochelone) yniphora
2 Pyxis planicauda
3 Erymnochelys madagascariensis
4 Psammobates geometricus
5 Homopus signatus cafer
6 Pelusios castanoides intergularis
7 Pelusios subniger parietalis
8 Centrochelys (=Geochelone) sulcata
9 Astrochelys (=Geochelone) radiata
10 Malacochersus tornieri
11 Pyxis arachnoides

————————————–

Turtles in Trouble: Asia’s Most Endangered Tortoises and Freshwater Turtles – 2007

1 Cuora yunnanensis
2 Rafetus swinhoei
3 Batagur (=Kachuga) trivittata
4 Geochelone platynota
5 Heosemys depressa
6 Cuora trifasciata
7 Chitra chitra
8 Mauremys annamensis
9 Batagur baska
10 Leucocephalon yuwonoi
11 Cuora aurocapitata
12 Batagur (=Callagur) borneoensis
13 Chitra indica
14 Siebenrockiella leytensis
15 Cuora galbinifrons
16 Cuora zhoui
17 Manouria emys
18 Chitra vandijki
19 Cuora bourreti
20 Cuora picturata
21 Cuora mccordi
22 Cuora pani
23 Batagur (=Kachuga) kachuga
24 Indotestudo forstenii
25 Mauremys nigricans
26 Pelochelys cantorii
27 Nilssonia (=Aspideretes) leithii
28 Nilssonia (=Aspideretes) nigricans
29 Batagur (=Kachuga) dhongoka
30 Mauremys mutica
31 Mauremys reevesii
32 Cuora flavomarginata
33 Cuora mouhotii
34 Geoemyda japonica
35 Geoemyda spengleri
36 Heosemys annandalii
37 Heosemys spinosa
38 Indotestudo elongata
39 Mauremys sinensis
40 Orlitia borneensis
41 Nilssonia formosa
42 Palea steindachneri
43 Pangshura sylhetensis
44 Platysternon megacephalum
45 Sacalia bealei
46 Sacalia quadriocellata
47 Vijayachelys silvatica

————————————–

Turtles in Trouble: Australasia’s Most Endangered Tortoises and Freshwater Turtles – 2007

1 Chelodina mccordi
2 Pseudemydura umbrina
3 Elusor macrurus
4 Elseya bellii
5 Rheodytes leukops
6 Carettochelys insculpta
7 Elseya albagula

————————————–

Turtles in Trouble: The Mediterranean Region’s Most Endangered Tortoises and Freshwater Turtles – 2007

1 Testudo kleinmanni
2 Rafetus euphraticus
3 Testudo graeca nikolskii

————————————–

Turtles in Trouble: MesoAmerica’s Most Endangered Tortoises and Freshwater Turtles – 2007

1 Terrapene coahuila
2 Dermatemys mawii
3 Gopherus flavomarginatus
4 Apalone spinifera atra
5 Terrapene nelsoni
6 Trachemys taylori
7 Kinosternon angustipons
8 Trachemys terrapen

————————————–

Turtles in Trouble: North America’s Most Endangered Tortoises and Freshwater Turtles – 2007

1 Glyptemys muhlenbergii
2 Pseudemys alabamensis
3 Graptemys gibbonsi
4 Pseudemys gorzugi
5 Graptemys flavimaculata
6 Graptemys oculifera
7 Gopherus agassizii
8 Sternotherus depressus
9 Macrochelys temminckii
10 Glyptemys insculpta
11 Gopherus polyphemus

————————————–

Turtles in Trouble: South America’s Most Endangered Tortoises and Freshwater Turtles – 2007

1 Chelonoidis (=Geochelone) nigra abingdonii
2 Mesoclemmys (=Phrynops) hogei
3 Podocnemis lewyana
4 Hydromedusa maximiliani
5 Kinosternon dunni
6 Mesoclemmys (=Phrynops) zuliae
7 Chelonoidis (=Geochelone) nigra hoodensis
8 Chelonoidis (=Geochelone) nigra duncanensis
9 Chelonoidis (=Geochelone) nigra darwini
10 Chelonoidis (=Geochelone) nigra porteri
11 Chelonoidis (=Geochelone) nigra vicina
12 Trachemys adiutrix
13 Podocnemis expansa
14 Mesoclemmys (=Phrynops) dahli

FONTE: IUCN
carlaviuva
Membro Veterano

segunda jan 03, 2011 1:37 pm

Num fórum do Canadá onde pus este tópico, já vai na segunda página de opiniões...
Em Portugal nem nada que se pareça, a maior parte do pessoal nem sabe o nome científico das espécies que tem, nada de pesquisa, muito menos investigação, uma miséria... :cry:
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

segunda jan 03, 2011 1:56 pm

é assim...
Portugal é muito pouco desenvolvivo quando se trata de animais, a mentalidade das pessoas ainda é muito retrogada,
eu sinceramente desconhecia algumas especies descritas na lista, mas admito que nao aprofundo a pesquisa,
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda jan 03, 2011 4:17 pm

Estás na arca, queres o que? 8)
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Tekilla
Membro Veterano

segunda jan 03, 2011 6:06 pm

PedroC10 Escreveu:Estás na arca, queres o que? 8)
eu ainda vou mais longe

"estás em Portugal, queres o que?"
guzZ
Membro Veterano
Registado: quinta ago 12, 2010 4:35 am

segunda jan 03, 2011 6:43 pm

Tekilla Escreveu:
eu ainda vou mais longe

Pois... Na maior parte dos paises da Europa as mentalidades sao muito mais abertas que as nossas, e em muitas cidades e paises nao deixam que se tratem mal animais. O meu tio esta imigrado e tem-me dito, na cidade onde esta, quem maltrata um animal e sempre repreendido e olhado de lado por todos, ja por isso ninguem faz nada de mal a animal nenhum. Assim devia ser em Portugal, porque nao tratar os outros seres da mesma forma que tratamos os humanos ? (quer dizer, nem sempre)...
Tekilla
Membro Veterano

segunda jan 03, 2011 7:08 pm

guzZ Escreveu:
Tekilla Escreveu:
eu ainda vou mais longe

Pois... Na maior parte dos paises da Europa as mentalidades sao muito mais abertas que as nossas, e em muitas cidades e paises nao deixam que se tratem mal animais. O meu tio esta imigrado e tem-me dito, na cidade onde esta, quem maltrata um animal e sempre repreendido e olhado de lado por todos, ja por isso ninguem faz nada de mal a animal nenhum. Assim devia ser em Portugal, porque nao tratar os outros seres da mesma forma que tratamos os humanos ? (quer dizer, nem sempre)...
mas o problema está ai, se nem a nós proprios nos tratamos bem, quanto mais aos animais
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

segunda jan 03, 2011 7:53 pm

Tekilla Escreveu:
guzZ Escreveu:
Tekilla Escreveu:
eu ainda vou mais longe

mas o problema está ai, se nem a nós proprios nos tratamos bem, quanto mais aos animais
Ora nem mais. Não sabemos tomar conta de nós, portanto, para grande parte das pessoas, animais são coisas dispensáveis. Morreu, compra-se outro. Depois existem aquelas "aves raras" que se um gajo diz para tratarem os animais decentemente, começam a disparatar a dizer que gostamos mais de animais do que pessoas, que são coisas diferentes, blá blá blá. Parece que é difícil para eles chegar ao meio termo. Animais não foram nem serão pessoas, mas merecem cuidados. Às vezes dá-me vontade de largar umas biqueiradas não a cães, mas a esses trolhas.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
carlaviuva
Membro Veterano

segunda jan 03, 2011 9:20 pm

Obrigado pelas vossas opiniões! :wink:
Assim já dá gosto fazer pesquisa e vir a este fórum partilhar!
Pois, como já devem ter reparado, já lido com tartarugas há décadas... (sou velhinha! :twisted: ) e realmente o que eu constato é o seguinte:
Se em muitas coisas podemos ter algum atraso em relação a outros países, designadamente países europeus (e repito: só nalgumas coisas e só um ligeiro atraso!), em relação a animais, e neste caso concretamente em relação a tartarugas, estamos mesmo muito atrasados!
Conheço umas dez pessoas que sabem muito (mesmo muito!) de tartarugas , mas sinceramente, depois destes anos todos,... de contactos em fóruns, veterinários, Universidades, associações de herpetologia, etc, o que eu vejo é que temos um atraso muito, muito grande em relação aos outrso países, basta olhar aqui para a nossa vizinha, todos os dias têm uns 10 a 30 anúncios de vendas!...
É PRECISO QUE A MIUDAGEM SE AGARRE A ISTO! É preciso tomar gosto, estudar, partilhar, criar, desenvolver pólos de atracção a vários níveis, dinamizar nas faculdades.
E o mundo dos quelónios, garanto-vos, é simplesmente fascinante! Há tanto para estudar, tanto para fazer, quase todas as semanas se fazem novas descobertas e se altera a taxonomia destes animais fantásticos!
(Num dos 3 grandes fóruns de França exclusivos de tartarugas, a maior parte dos participantes anda entre os 30 e os 50 anos! E há lá gente com 70 anos! Por aqui também se vê a diferença!)
:oops: Desculpem o testamento e o desbafo!
Tekilla
Membro Veterano

segunda jan 03, 2011 9:58 pm

carla eu bem sei, nao tou dentro dos foruns de tartas, mas estou em outros (talvez ainda mais raros) e lá so vejo pessoal de 30 pra cima, eu acho que sou o mais novo, e sou o unico tugo, o resto é holandeses, alemaes e senhores que enrrolam a lingua quando falam :twisted:

e sinceramente, eu acho que se devia e não apostar na variedade, acho porque ja andamos fartos de ver o mesmo, e não, porque basta ver as dezenas de posts de tartas e desculpem, é dificil fazer morrer uma trachemys... ja me perdi nas ideias :oops:

resumindo, não estamos preparados :( e falo por mim tambem, porque ja tive algumas especies que nao existem em loja em portugal e nao consegui mante-las, falta de pesquisa? talvez :(
squirtle
Membro
Registado: segunda dez 13, 2010 7:59 pm

terça jan 04, 2011 3:21 am

Este topico esta muito interssante parabens!!!
Tem espeçies de nunca tinha ouvido falar...
boa pesquiza bom trabalho!!!
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

terça jan 04, 2011 11:20 pm

Desconhecia que eram tantas em perigo. Um dos problemas em Portugal é mesmo o preço para o nosso nível de vida.
O fórum do Canada é Austin's Turtle Page?
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

quarta jan 05, 2011 12:06 pm

Tantas, tantas... tristeza.
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quarta jan 05, 2011 4:09 pm

São muitas...(e admito que não conheço muitas dessas espécies)
Mas acho que não será de Portugal que surgirá muita ajuda para as ajudar... nem para os que cá se encontram em perigo é feita grande coisa.
Infelizmente cá instituiu-se que as tartarugas são umas criaturinhas pequeninas e engraçadas(e baratas) que se metem num recipientezito minúsculo a comer gammarus e servem para enfeitar a casa, e quando ficam grandes demais, "libertam-se na Natureza".
Há imensas pessoas que acham estranhíssimo eu andar a escolher as comidas e pesquisar sobre os animais além do básico, acham desnecessário e que não passa de um excesso de preocupação e mariquice, "desde que não morram e parecem bem está tudo ok".
Admito que fui negligente nos primeiros anos das minhas tartarugas(2Pseudemys), não pesquisei o suficiente, e graças a isso não têm propriamente uma carapaça lisa e as escamas com os tamanhos desejados... dei-lhes espaço para nadarem e sairem da água, dei-lhes uma mistura de sticks com gammarus(que não sei de que eram feitos), contudo, dei-lhes demasiada comida e falhei na radiação...
Só à relativamente pouco tempo soube como tratar bem delas, e ainda ando à procura... mas além do ABC, mas só encontro em Inglês, Espanhol... percebo relativamente bem, Françês já não... mas em Português não se encontra nada!
Acho que se encontra mais de contra-informação do que Boa informação.
E acho que essa informação não se encontra pois há pouco quem se interesse e preocupe...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”