Lâmpadas tubulares vs compactas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quinta jan 13, 2011 3:40 pm

Não encontro grande coisa sobre isto...
Assumindo que ambas produzem radiação de igual espectro e em igual percentagem, qual a melhor das duas?

Por exemplo, para comprar uma tubular de 25Watts da Exoterr@, tem-se uma lâmpada de 75cm, enquanto que uma de igual potência mas compacta é "pequenita(o normal para compacta)". Apesar da potência ser a mesma, a tubular distribui a radiação por uma maior área... logo a radiação captada pelos animais é menor?...:? (não conseguem estar debaixo de toda a área abrangida pela lâmpada, ao mesmo tempo) pelo contrário, a compacta "foca" a radiação para um ponto...

Já agora, quais produzem radiação de forma mais uniforme com o tempo... duram mais...

Cumprimentos
Zilla
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 10:30 pm
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

quinta jan 13, 2011 9:06 pm

depende do terrário

Isso tu mesmo podes ver o que lá fica melhor. a radiação que os dois tipos de lâmpada emitem é o mesmo, sendo ou nao mais compridas.

Eu inicialmente optei pelas compactas pq eram mais baratas 13€ e as outras eram de 20 e tal.. agora arrependo me pois as tubolares são ao mesmo preço.

Nestas ferias que vem aproveito para mudar a lâmpada ao fazer os 6 meses e mudo também o tipo de lâmpada e faço uns melhoramentos no terrário (tentar aplicar uma cascata e com poliuretano em espuma )

como disse, depende muito das dimensões do teu terrário
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quinta jan 13, 2011 9:50 pm

para mim é exatamente igual, a tubular apenas ilumina todo o terrario e o uv nao é tao concentrado no mesmo sitio
MFPJ
Membro Veterano

sexta jan 14, 2011 12:44 am

Zilla Escreveu:...
Nestas ferias que vem aproveito para mudar a lâmpada ao fazer os 6 meses e mudo também o tipo de lâmpada e faço uns melhoramentos no terrário (tentar aplicar uma cascata e com poliuretano em espuma )

...
Já que se refere aos "6 meses", que é o período normalmente aconselhado de utilização, na caixa diz para trocar ao fim de um ano... :? :roll: mas devido ao decaimento da produção de radiação, torna-se mais seguro subtituí-las ao fim de 6meses, certo? ...ou não?
Zilla Escreveu:...como disse, depende muito das dimensões do teu terrário
É para tartarugas.

Obrigado :wink:
MFPJ
Membro Veterano

sexta jan 14, 2011 1:02 am

cris17 Escreveu:para mim é exatamente igual, a tubular apenas ilumina todo o terrario
Se o espectro e percentagens dos vários tipos de radiação são iguais, e as lâmpadas têm a mesma potência... será esperado que a radiação produzida seja exactamente a mesma...
cris17 Escreveu:e o uv nao é tao concentrado no mesmo sitio
Pois, isto não é bom quando se pretende exactamente o contrário.
----------------
Qual é mesmo o período aconselhado de utilização das tubulares?... é o que vem indicado na caixa/embalagem?

Já para a distância na caixa diz que é efectiva acima dos 30cm, contudo...
segundo algumas coisas que já li, sensivelmente a partir dos 30cm, a radiação que atinge a zona desejada decresce consideravelmente ao aumentar a distância, todavia abaixo de 3/4pol.(+-10cm, acho) é inseguro, pois as lâmpadas produzem alguma, embora vestigial, radiacão u.v.c, acho :? ....

element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jan 14, 2011 1:29 am

O "up to" dos 30cm não quer dizer efectiva acima de 30cm, mas sim até 30cm, ou seja abaixo dos mesmos.
MFPJ
Membro Veterano

sexta jan 14, 2011 1:46 am

element Escreveu:O "up to" dos 30cm não quer dizer efectiva acima de 30cm, mas sim até 30cm, ou seja abaixo dos mesmos.
Correcto Element, não tinha reparado no Inglês, obrigado pela informação.
Mas na literatura em Português, diz exactamente "Efectivo acima dos 30cm"... e em Espanhol também... estas "más-traduções" devem estar a causar uma utilização inadequada das lâmpadas... :?
Zilla
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 10:30 pm
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

sexta jan 14, 2011 7:17 pm

exactamente , até posso dizer que a lâmpada enquanto nova ou em bom estado emitindo UVB's, a lâmpada é completamente branca, passando esses 6 meses, a película branca que ela tem, começa a se desfazer (desaparecendo aos poucos) o que leva à conclusão que estará na altura de comprar uma nova.

Sendo para aquário, penso que uma compacta seria suficiente porque plo que sei, tartarugas vao para zona seca apanhar banhos de UV, logo a lâmpada compacta é o ideal para a função e ocupa menos espaço.
MFPJ
Membro Veterano

sexta jan 14, 2011 11:59 pm

Zilla Escreveu:...
Sendo para aquário, penso que uma compacta seria suficiente porque plo que sei, tartarugas vao para zona seca apanhar banhos de UV, logo a lâmpada compacta é o ideal para a função e ocupa menos espaço.
Pois, queria saber mais sobre as tubulares, pois conforme as tartas vão crescendo, ocupam a zona abrangida pela lâmpada e mais alguma :roll:
Mas parece que vou continuar a optar pelas compactas... "encavalitadas"(como adoram 8) ) ou uma de cada vez, elas cabem bem na área "iluminada".

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”