NOVATA NISTO

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

katara
Membro Júnior
Registado: sábado jan 29, 2011 11:31 pm

quarta fev 02, 2011 9:44 pm

pois poi estou mt contente ja noto uma diferença na minha iguana... das duas uma ou esta mais calma e meiguinha ou anda me a enganar pra ver se foge lololol ja consegui pegar lhe e meti a na palma da mao a dar lhe festas e ela nao fujiu :) :)
ca pra mim esta a enganar me lol
so k ainda nao a vi comer sem ser 2 ou 3 bocadinhos de cenoura e agriao k lhe dei a boca :( quando chego a casa deito os legumes todos fora:( elas comem mt pouco?
xxxkataraxxx
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta fev 02, 2011 9:57 pm

Não convem habituar a dar comida na boca, pode depois não cmer doutra maneira...deixa primeiro começar a comer do prato e depois mais tarde podes começar a dar-lhe graxa 8) de vez em quando com petiscos á boca ;) mas parabens pelos progressos ;)
katara
Membro Júnior

quarta fev 02, 2011 10:06 pm

elas sao mt territoriais? nao sao? é k pode estar kieta e eu a dar lhe festas ma se a meto no terrario e tento tira la vira se outra vex lol
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta fev 02, 2011 10:40 pm

katara Escreveu:elas sao mt territoriais? nao sao? é k pode estar kieta e eu a dar lhe festas ma se a meto no terrario e tento tira la vira se outra vex lol
È sinal que está a começar a marcar o territorio dela, já o terrario não é um local estranho, já é o territorio dela...o meu é muito territorial e adora mostrar-me isso...de vez em quando tenho de dar uma corrida porque ele já não é uma lagartixa 8)
katara
Membro Júnior

quarta fev 02, 2011 10:44 pm

mas o terrario sempre foi o territoro dela lol ela ja tem um ano e sempre teve nakele terrario ja me deram com terrario e tudo hehehe so k pensei k se lhe estava a dar festas e ela estava a gostar k nao se virava de novo kuando a ia buscar de novo lol tb ainda é cado so esta ca em casa a 4 dias o k me esta a preocupar agora é ver se come :)
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta fev 02, 2011 10:59 pm

nem uma semana completa ainda esta em sua casa!!!
De lhe algum tempo, vai ver que isso melhora.
Boa sorte
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

quinta fev 03, 2011 12:20 am

Só para ter uma ideia, a minha quando chegou esteve semanas sem comer. Emagreceu um bom bocado. Acabei por ter de lhe dar papinhas de frutos (sem citrinos) à seringa. Depois começou a comer por uma colher com um pouco mais de autonomia. Depois começou a comer saladas dadas à mão. Depois tive de a "desmamar" da alimentação "manual" e aí é que começou a comer normalmente. Uma trabalheira desgraçada e demorou um tempo. Agora é uma iguana grandinha e saudável e espero que fique maior.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quinta fev 03, 2011 9:14 am

A minha já come!

Ontem enchi o comedouro de manhã com a mistura de vegetais, mais algum granulado, tudo salpicado com o multivitamínico e há hora de almoço já estava quase tudo comido e à noite, já não tinha nada, como não estava nada espalhado, só pode ter comido. Quando cheguei troquei tudo novamente e ela voltou a comer. Não lhe dou sempre os mesmos vegetais, vou variando, e corto o granulado em bocadinhos para ir misturado com os vegetais. Borrifei-a ontem à noite (e ela gostou :lol: ), e hoje de manhã novamente, assim como os troncos e o substracto de côco (que quero ver se troco este fim de semana para papel de cozinha porque não acho nada higiénico), por causa da humidade.

Quero ver se lhe troco o terrário o mais rápidamente possível, para um maior, isso é imprescindível.

Ela também não gosta que mexa dentro do terrário ou a tente tirar mas, depois de estar ao colo, acalma cada dia mais depressa, fecha os olhos enquanto lhe faço festas e relaxa. Só volta a stressar quando a tenho de pôr novamente lá dentro. Mas, mesmo dentro do terrário já deixa fazer umas festas na cabeça, desde que vá falando com ela e faça movimentos lentos.

Estamos a ir aos poucos, também chegou no Domingo à noite. O que me preocupava mais, que era o não comer, já está, aparentemente, resolvido. Está num ambiente calmo o dia todo, sem ninguém (tirando o check-up do meio dia), tem calor, humidade, luz. Há-de acalmar. Só espero que sobreviva :roll: ....
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
psylizart
Membro Veterano

quinta fev 03, 2011 9:08 pm

a parte das festinhas e ela fechar os olhos, nao quer dizer que goste !! Olho que nao ve, coraçao que nao sente !! 8)
é uma maneira que elas teem de "fugir a realidade". O que eu fazia desde que o meu veio ca pa casa, foi aos poucos, dar lhe festas dentro do proprio terrario , mas sem ser para tira la de la. Ela assim aos poucos começou a tolerar muito mais ser manuseada.

cumps
<p>&nbsp;</p>
Garfield2010
Membro Veterano
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quinta fev 03, 2011 11:23 pm

Pode ser mas penso que não seja, acho que certas coisas não se conseguem explicar mas sinto que ela se descontrai. O terrário está já encomendado, tem 1 metro de altura por 60 cms de largura e 60 de profundidade, sei que será muito grande para ela agora, mas tenciono colocar uma "prateleira" de forma a "diminuí-lo" de início. Não é todo em vidro, apenas a parte frontal terá portas de correr. O resto é em madeira, construído à medida por alguém já experiente nestas coisas.

No actual já tem termómetro, e termostato, a temperatura no centro do terrário encontra-se a 28 graus sensívelmente. Nas extremidades deverá ser superior (num lado tem a repti glo e no outro a lâmpada de cerâmica), higrómetro só na segunda porque estavam esgotados....

Preocupam-me essencialmente dois aspectos para os quais peço a Vossa ajuda:

1. Ela tem uma cor acizentada, é muito verde na parte ventral mas de resto não. Talvez seja stress, talves sejam das condições que tinha, não sei... já vi por aqui petsites de iguanas que estavam assim mais acizentadas e passados uns tempos estavam verde alface...

Outro aspecto, o mais importante, ela tem parasitas externos, pequenos pontinhos vermelhos que se mexem :roll: . Só notei hoje porque são microscópicos e são poucos. De qualquer forma, qual o produto a utilizar? Será do substrato de côco? Que vai para o lixo amanhã, diga-se de passagem. Papel de cozinha e mais nada a partir de agora....

Agradeço a ajuda que puderem dispensar.

Obrigada
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
psylizart
Membro Veterano

sábado fev 05, 2011 2:35 am

Le bem este link que eu coloquei .

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55613

cumps
<p>&nbsp;</p>
Garfield2010
Membro Veterano

sábado fev 05, 2011 11:29 pm

Obrigada pelo link, entretanto na altura pesquisei por aqui uns outros links que me deram umas luzes. Depois a arca esteve em "baixo" e desenrasquei-me com o google. Primeiro que tudo, hoje tirei tudo do terrário, foi tudo lavado com àgua a ferver, esfregado com escova rija, passado por compressor e colocado a secar ao sol. O substrato foi para o lixo, não tenho dúvidas que foi de lá que vieram os parasitas mas vi a tempo porque a passearem por ela não eram mais de 2 ou 3, não tem feridas. Acreditem que verifiquei bem e por andar sempre tão atenta, também dei logo por isso. De resto, esfreguei-a com óleo de amêndoas doces, como é pequenina, não foi complicado, e coloquei-a na banheira com água morna (agora notei é que a pele começou a soltar-se). Andou por lá a nada para trás e para diante e eles ficaram na água , pelo menos vi os pontitos. Enquanto isso, depois de passar por compressor industrial, forrei o terrário com papel de cozinha, limpei todos os acessórios (termómetro, termostato, comedouros, o higrómetro ainda não chegou), o tronco depois de todo esfregado com uma escova e passado por água a ferver e compressor, foi seco ao sol (a claráboia da minha escada é tipo estufa, é muito quente mesmo e foi lá que o coloquei) e depois repus tudo: resultado está com pele sedosa 8) e sem rugas, não há bichinhos a passearem por enquanto (mas 4ª feira chega o super terrário de encomenda), e devorou tudo o que tinha no comedouro, nunca a vi comer assim. E agora à noite também (agrião, alfalfa e feijão verde com multivitamínico e granulado picado). Comeu tudinho. Acho que vamos no bom caminho. Sei que as condições de agora não são as melhores a nível de instalações mas é uma questão de dias, a temperatura no intermédio do terrário ronda os 30 graus, nos extremos deve ser bem mais alta e está a alimentar-se e a beber água. nâo insisto nos manuseamento, até porque tenho de abrir o terrário por cima, logo sou presumida como predadora e não corre bem. Mesmo a troca de comida e àgua é no escuro ou com pouca luz para stressar o menos possível.

Vamos ver como corre, estou a esforçar-me para que corra bem... acreditem que sim...

Queria tanto vê-la com o tamanho das Vossas...para pavor do meu marido lol. Os homens são mesmo mariquitas.... he he he
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
psylizart
Membro Veterano

domingo fev 06, 2011 9:17 am

nao costuma ser assim tao simples eliminar acaros de um reptil !!!
Consoante a infestaçao que seja, tinha que tirar tudo no terrario, desinfectar tudo com lixivia, inclusive terrario, principalmente nas juntas. Passar tudo bem por agua, e deixar arejar um pouco. So depois colocar o reptil la dentro so com um tronco, e pulverizar 2 ou 3 vezes com um produto proprio para eliminar acaros durante uma semana. Porque pode ja nao ser visivel nenhum acaro mas podem ter colocado ovos. Que passado uns dias eclodem, e depois tem que fazer tudo outra vez.
<p>&nbsp;</p>
Garfield2010
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 3:09 pm

psylizart Escreveu:nao costuma ser assim tao simples eliminar acaros de um reptil !!!
Consoante a infestaçao que seja, tinha que tirar tudo no terrario, desinfectar tudo com lixivia, inclusive terrario, principalmente nas juntas. Passar tudo bem por agua, e deixar arejar um pouco. So depois colocar o reptil la dentro so com um tronco, e pulverizar 2 ou 3 vezes com um produto proprio para eliminar acaros durante uma semana. Porque pode ja nao ser visivel nenhum acaro mas podem ter colocado ovos. Que passado uns dias eclodem, e depois tem que fazer tudo outra vez.
Foi exactamente o que fiz, além disso depois de lavar o terrárrio com líxívia e uma escova de cerdas duras em todas as juntas, etc, etc, passou pela máquina de jacto de pressão (água) e depois por compressor de ar industrial, só não encontrei o produto à venda em nenhuma das lojas e por isso não foi aplicado, mas, na 3/4ª feira chega o novo terrário com tudo novo. Até lá vou verificando. Ontem não tinha nada, o terrário onde ela está é pequeno e só tem 1 tronco mesmo, o papel de cozinha no fundo é mudado diáriamente. Vamos ver como corre, se for preciso, faz-se tudo novamente. Já passei pelo mesmo com as minhas aves, por exemplo, sei que não é fácil resolver....
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Vanessav
Membro
Registado: domingo fev 06, 2011 10:46 pm

segunda fev 07, 2011 3:26 pm

A minha iguana esta comigo tem 5 dias
antes de a ter informei-me e passava muito tempo ca no forum
a ler os diversos topicos..por isso ja estava preparada para a ver fazer
« greve de fome »
mas ca nada... come e come..chega a adormecer dentro da tijela do comer
=s
é uma comilona, e so me tolera quando vou deitar-lhe comer..só ai tenho direito a dar-lhe uma festinha Lol
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”