ó daddy desculpe lá, até parece que somos nós, que não estamos aí, que temos a obrigação de fazer a denúncia.
Ora bem, vamos por partes. O daddycool, viu uma situação na loja que não lhe agradou, foi correctamente advertido que quando acontece, devemos averiguar a situação, pois não devem comer todos pela mesma medida e não é uma situação transitória que deve dar origem a um processo sem razão nenhuma.
Depois veio aqui "denunciar" (porque num fórum não é denunciar, é arranjar tema de conversa) que os animais estavam em situação permanente e ilegal. Foi aconselhado a fazer queixa à ASAE ou reclamação. Por acaso nem é bem com a asae, penso eu, é com o icnb. Posto isto o daddycool considera que são os utilizadores que não conhecem a loja que devem fazer queixa (porque a si dá trabalho e despesa e blá). Ora bem, esta última parte é caricata, veja lá como ficava se eu agora telefonasse para o icnb e dissesse, "olhe, quero fazer uma denúncia de uma loja, que ouvi dizer num fórum, ter duas tartarugas aquáticas numa caixa a seco e uma delas até parece que é ilegal" - chamavam-me no mínimo maluca.
Quanto ao ter de saber tratar de tartarugas, a loja DEVE saber tratar do que vende, no entanto não tem, espero não estar a incorrer em erro, mas não há profissionalização nem especialização para empregados de loja de animais.
O daddycool faz muito bem o que entender, é óbvio, até porque a maioria das pessoas também nada faz, mas não me venha dizer que fez a sua parte a denunciar num fórum, porque isso não tem qualquer validade prática.
Ainda lhe vou dizer mais. Na maioria das lojas basta pedir o livro de reclamações para situações como essas sejam corrigidas. nem é preciso estar a fazer um grande alarido nem a ter muita chatice.