mesmo selvagens legais, vem com o num de CITES, existem muitas lojas que na factura não tem o numero mas é nosso dever como compradores pedirmos o numero e em caso de duvida perguntar se o animal em questão precisa de algum "papel" para poder ser legal, pois as vezes por esquecimento o vendedor não passa o num outras vezes é mesmo por nao saber... e ainda outras é por nao querer saberbuzio Escreveu:impossibilita, pois no caso das tartarugas, so é mesmo necessário tratar do cites.
No caso das lojas e tendo a factura da tartaruga, deveria ter o número de Cites. Quando um lojista compra o lote de tartarugas supostamente deveria vir na factura dele esse número, que depois é colocado na factura que dá ao cliente. Passa assim esse número "de mão em mão", portanto, se tiver a data da compra, o lojista só tem de ir ver à sua própria factura do fornecedor.
Agora vem os casos chatos, se não tiver, as tartarugas foram compradas ilegalmente. Podem ser casos de criação ilegal ou mesmo de wildcought (selvagens) o que é sempre chato, por várias razões.
Tartaruga hieroglifica ao sol
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 18, 2010 11:52 am
acho que tens toda a razao tekila mas se reparares eu(e porvavelmente mais users)ja ando metido neste site e na vida como tratador de tartas(nao sei se se denomina tratador) e so agora tomei conhecimento deste procedimento.reconheco que a culpa foi minha mas tambem reconheco que na altura em que comprei as tartas nao podia fazer nada a respeito disso.
vou tentar resolver isto e regista las mas se nao for possivel tambem nao e que me incomode muito pois nao e todos os dias que aparece aqui a porta um revisor a perguntar se os meus animais estao registados.
vou tentar resolver isto e regista las mas se nao for possivel tambem nao e que me incomode muito pois nao e todos os dias que aparece aqui a porta um revisor a perguntar se os meus animais estao registados.
este site é o nosso adn
(((Arca De Noé))) xD
(((Arca De Noé))) xD
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta mar 09, 2011 6:58 pm
2º Limpa fundos
Boa tarde como ja tinha dito uma vez nao é obrigatorio registar uma tartaruga...
Hoje fui ao vet com a minha e perguntei se realmente é obrigatorio registar uma tartaruga.
Doas 3 senhores que la estavam um deles disse que nao sabia mas que era pouco provavel os outros dois disseram mesmo que nao é obrigatorio...
Mas vou tentar confirmar isto com algum artigo na net depois posto aqui...
Hoje fui ao vet com a minha e perguntei se realmente é obrigatorio registar uma tartaruga.
Doas 3 senhores que la estavam um deles disse que nao sabia mas que era pouco provavel os outros dois disseram mesmo que nao é obrigatorio...
By: scammer
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Não precisas de artigos da net...tens aí tirado do site do ICNB a portaria onde se fala do assunto e que eu já tinha referidos umas paginas atrás...Scammer Escreveu:Boa tarde como ja tinha dito uma vez nao é obrigatorio registar uma tartaruga...
Bondage2010 Escreveu:As hieroglificas são da ordem Testudinatafilipe95 Escreveu:Obrigadokitten Escreveu:Não, nem DB's nem geckos carecem de registo e como não têm nº. de CITES ...![]()
Como não tinha conhecimento que as hieroglificas precisavam de registo, fiquei na duvida.
Reino:Animalia
Filo: Chordata
Classe:Reptilia
Ordem:Testudinata
Família:Emydidae
se leres esta portaria elas são mencionadas no ponto 3.1 , logo se têm cites provisorio esse cites tem de ser passado para o nome do proprietario final a fim de entrarem na base de dados do CITES e ficarem completamente legais http://dre.pt/pdf1sdip/2009/10/19700/0746707469.pdf
3 — Reptilia (classe dos répteis):
3.1 — Testudinata (ordem das tartarugas)
aqui está o registo...
https://servicos.icnb.pt/Link.EA.Web.Fr ... egisto.pdf
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
gongas. Mesmo que seja desorganizado, deve ter a factura de onde comprou a tartaruga para vender na lojagongasgt Escreveu:visto que tens o papel sabes a data e so la chegar e pedir o numero de cites da data
ja eu nao tenho rigorosamente nd e o lojista onde vou e totalmente desorganisado.mesmo sabendo a data acho que o numero de cites ja deve estar na lareiraainda por cima agora com este inverno que passou ui

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
És mesmo teimoso, bolas.Scammer Escreveu:Boa tarde como ja tinha dito uma vez nao é obrigatorio registar uma tartaruga...
-
- Membro Júnior
2º Limpa fundos
Ok fica com a tua eu fico com a minha!!!
Ate te digo mais tenho uma hieroglifica nao registada conheço totil gente com tartas nao registadas quem quiser apresentar queixa força...
Eu posso mesmo dizer que nao é obrigatorio....
a maior partes das pessoas que tem tartas nao estao registadas isso nao é preciso para nada...
Ate te digo mais tantos filmes para que??
Aqui a minha beira tenho amigos que tem tartas nao registadas e tem caes de varias espeçies registados e chipados e isto porque??
Ah 1º ano a tras mais ou menos vieram fiscais da camara de gaia verificar a legalizaçao dos animais.
O pessoal que eu conheço teve algums problemas com os caes mas com as tartas nao...
E tudo porque???
Ninguem vai a casa das pessoas verificar se a tartaruga esta legal ou nao...
Eles vao a casa das pessoas por causa dos animais que sao conheçidos como animais prigosos e nao por causa de tartarugas...
Ate te digo mais tenho uma hieroglifica nao registada conheço totil gente com tartas nao registadas quem quiser apresentar queixa força...
a maior partes das pessoas que tem tartas nao estao registadas isso nao é preciso para nada...
Aqui a minha beira tenho amigos que tem tartas nao registadas e tem caes de varias espeçies registados e chipados e isto porque??
Ah 1º ano a tras mais ou menos vieram fiscais da camara de gaia verificar a legalizaçao dos animais.
O pessoal que eu conheço teve algums problemas com os caes mas com as tartas nao...
E tudo porque???
Eles vao a casa das pessoas por causa dos animais que sao conheçidos como animais prigosos e nao por causa de tartarugas...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 18, 2010 11:52 am
claro eu se lhe for la pedir ele fa-lo de bom grado mas ele apenas precebe coisas basicas sobre tartas e um desorganizado de primeira ja pelo aspecto da loja se precebe.sera uma sorte se ele nao tiver deitado o numero de cites ao lixo...ainda por cima eu ja comprei as tartas a 6 meses.numa loja organizada instalada num shopping ou ai na rua mas com bom aspecto acredito plenamente que eles tenham tudo guardado agora o homem anda la com aquilo tudo ao jeito tem carradas de papeis espalhado se apanhar uma factura com uma coisa que ele nem precebe(o numero de cites)deita a a fora pois assim e sempre menos um papel.buzio Escreveu:gongas. Mesmo que seja desorganizado, deve ter a factura de onde comprou a tartaruga para vender na lojagongasgt Escreveu:visto que tens o papel sabes a data e so la chegar e pedir o numero de cites da data
ja eu nao tenho rigorosamente nd e o lojista onde vou e totalmente desorganisado.mesmo sabendo a data acho que o numero de cites ja deve estar na lareiraainda por cima agora com este inverno que passou ui
penso que ninguém se ia negar a ir dar lá uma espreitadinha para te dar o número.

este site é o nosso adn
(((Arca De Noé))) xD
(((Arca De Noé))) xD
-
- Membro Veterano
Por lei é preciso segundo a portaria do diario da republica que coloquei o link acima...agora se ha muita gente que as mantem ilegais é uma escolha pessoal e não é isso que se está a discutir aquiScammer Escreveu:Ok fica com a tua eu fico com a minha!!!
E tudo porque???

-
- Membro Júnior
2º Limpa fundos
Sim...
Mas como eu digo nao é obrigatorio ter entendes???
A vida nao esta façil para andar a registar uma tartaruga eu preocupo me mais em dar lhe boas condiçoes que a regista la...
A mim nao me faz diferença...
Os fiscais da camara vieram aqui a minha casa viram o aqua ate comentaram mas nao disseram mais nada apenas trataram dos decumentos do cao...
Nao estou a dizer que na lei diz ou nao diz.
Dai eu dizer nao é obrigatorio registar tartarugas...
A vida nao esta façil para andar a registar uma tartaruga eu preocupo me mais em dar lhe boas condiçoes que a regista la...
Os fiscais da camara vieram aqui a minha casa viram o aqua ate comentaram mas nao disseram mais nada apenas trataram dos decumentos do cao...

Fiscais da câmara não têm nada a ver com animais legais/ilegais.Scammer Escreveu:Sim...
Sem registo (nos animais que necessitam do mesmo) os animais encontram-se ilegais, pura e simplesmente.
Conheço muita gente que fuma coisas "esquisitas", que eu saiba não é legal, eles fumam na mesma, mas se forem apanhados... Pimba!
PS: A desculpa "a vida não está fácil" é muito bonita, sabe como lhe respondo? Não há condições monetárias para se manter um animal, não se mantém (e sim, o registo e consequente legalização de um animal faz parte das condições monetárias).
Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
-
- Membro Veterano
A lei é que diz se é obrigatorio ou não. Agora se queres ou não registar estás a fugir a uma obrigação é uma opção tua e não somos nós que te obrigamos a isso é um problema e opção tua...mas em termos legais a tartaruga está ilegal e se esses tais fiscais(sendo do SEPNA ou ICNB) quisessem tinham-te multado e quem sabe até apreendido a tartaruga e tudo isso ia custar-me mais do que o registo dela...por isso respondendo ao topico...sim é obrigatorio o registo embora provavelmente pouca gente o faça e na maior parte das vezes por falta de conhecimento...mas faz sentido e por uma questão de organização e ordenação de sabermos quantos animais existem de cada especie no territorio nacional, seria bom que toda a gente registasse os animaisScammer Escreveu:Sim...

-
- Membro Júnior
2º Limpa fundos
Pure: Pergunta a uma tartaruga se ela se sente melhor se tu a registares a ver se ela te responde...
Entende o registo nao é barato e ninguem fica sem a tartaruga por nao estar registada porque ninguem vem a nossa casa confirmar isso!!!
Mas se voçes tem dinheiro ainda bem e acho bem que registem os animais todos!!!
Mas aposto que muita gente borra se toda a dizer que tem o animal registado e de facto ate tem mas vai se a ver condiçoes esqueçe la isso nao ah!!!
Eu chamo a isso estupidez!!!
Aqui nunca ninguem viu uma pessoa a ficar sem uma tartaruga por nao estar registada...
Mas eu acho bem o registo sim!!!
Mas como eu digo quando nao ah posses para isso nao ah registo o que intressa é o animal ter condiçoes para poder viver bem e feliz...
Nao é o registo que o faz feliz e lhe da boas condiçoes...
Entende o registo nao é barato e ninguem fica sem a tartaruga por nao estar registada porque ninguem vem a nossa casa confirmar isso!!!
Mas se voçes tem dinheiro ainda bem e acho bem que registem os animais todos!!!
Mas aposto que muita gente borra se toda a dizer que tem o animal registado e de facto ate tem mas vai se a ver condiçoes esqueçe la isso nao ah!!!
Eu chamo a isso estupidez!!!
Aqui nunca ninguem viu uma pessoa a ficar sem uma tartaruga por nao estar registada...
Mas eu acho bem o registo sim!!!
Mas como eu digo quando nao ah posses para isso nao ah registo o que intressa é o animal ter condiçoes para poder viver bem e feliz...
Nao é o registo que o faz feliz e lhe da boas condiçoes...
-
- Membro Veterano
Entendo tudo o que dizes...mas desde o inicio não é isso que se está a discutir aqui, a pergunta era se é obrigatorio o registo e tu sempre teimaste dizendo que não e tentaste com todos os maus argumentos dizer que não e a verdade é que é
quem cumpre a lei está a fazer bem, quem não a cumpre não temos nada a ver com isso
Quanto á pergunta que fizeste ao Pure eu respondo-te com outra, pergunta á tua tartaruga se ela prefere viver no teu aqua terrario ou em liberdade junto ás da especie dela no local de onde são originarias

Quanto á pergunta que fizeste ao Pure eu respondo-te com outra, pergunta á tua tartaruga se ela prefere viver no teu aqua terrario ou em liberdade junto ás da especie dela no local de onde são originarias