Montagem de Terrários [FOTOS]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

domingo set 12, 2010 3:14 am

Olá.
Parece que chegou novamente a "temporada" em que chovem perguntas sobre a manutenção de Lagartagem e respectivas electricidades.
Resolvi então publicar um passo a passo.
Espero que seja útil.

O exemplo que se segue é criado de uma forma geral para lagartos terrestres de climas não tropicais, mas optimizado para Geckos Leopardo.

Passo 1 -
Começamos com um simples terrário de vidro com as medidas 80x40x45cm, o ideal para manter um Gecko Leopardo adulto.
O substracto consiste em toalha de mesa em papel, cortada À medida do terrário.

Imagem

Passo 2 -
Colocação das Lâmpadas de Aquecimento (cerâmica) e Iluminação (UVB)

Imagem

Aquecimento-
A Lâmpada de aquecimento deve ser colocada apenas de um lado do terrário para criar o gradiante térmico.

Imagem

Iluminação -
Os Geckos Leopardo não necessitam de luz artificial, esta lâmpada serve apenas para iluminar o terrário em certas ocasiões como por exemplo em caso de fraca visibilidade. Não deverá manter esta lâmpada acesa.

Imagem

Passo 3-
Deve criar uma boa saída para os cabos e ligações para que estas não entrem em conflito com o abrir e fechar das Portas. Neste caso, foi aberta na grelha de ventilação do topo.

Imagem

Passo 4-
Ligar a fonte de aquecimento a um termóstato e programá-lo para a temperatura máxima de 32ºC.
O termóstato ligará posteriormente à electricidade

Imagem

Passo 5-
Colocar a sonda de medição em baixo da fonte de aquecimento, no local onde se encontra o animal. O que nós queremos garantir é a temperatura correcta na zona onde está o animal por isso deve colocar a sonda junto ao solo, em baixo da fonte de aquecimento.

Imagem

Passo 6 -
Colocar os esconderijos em locais de diferentes temperaturas.
Devem ser usados pelo menos 2 ou 3 esconderijos. Um na zona quente, um na zona intermédia e outra na zona mais fria do terrário.

Imagem

Toca Húmida-
Este esconderijo, mantendo uma certa humidade no seu interiror, ajuda a efectuar com sucesso as mudas de pele.
Revestimento (Húmus)

Imagem

Vista Geral-
Recipientes: Devem ser colocadas as taças de água e comida na zona fria ou intermédia.
Taça de suplemento vitamínico/cálcio (opcional)
Este esquema não apresenta taça de comida, embora a use em Todos os meus terrários
Imagem

Imagem

Adereços -
Pode também colocar alguns itens decorativos que servirão como adorno ou pequenos "desafios" para o animal. (opcional)
Estes podem ir desde rochas, a plantas falsas etc.

Imagem

Fonte : http://www.puzzle-reptiles.com/terrario.php

editado: 1 erro ortográfico
Última edição por trustz em terça mar 22, 2011 3:37 pm, editado 5 vezes no total.
Ricardo Leitão
Calsonic
Aborigene
Membro Veterano
Registado: sexta abr 23, 2010 11:33 am

domingo set 12, 2010 3:27 am

Qualidade à qual ja estamos habituados :lol:

Ainda nao li com atenção, mas parece-me 5* :wink:

Parabéns Cal!
<strong>Nazgul____Homo Libero 1.0.0</strong><strong> </strong><u><strong></strong></u>
fox5
Registado: terça set 07, 2010 9:21 pm

domingo set 12, 2010 11:57 am

Putz me ajudou muito cara ficou Nota 10 Parabens concerteza ira mi ajudar ate Mais Valew
ozcZ
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2007 12:39 pm

domingo set 12, 2010 11:57 am

O rei das osgas ;) Mais um topico muito util. Olha uma coisa trustz, eu tenho na toca humida, que é um tuparwere papel de cozinha humido. Os meus geckos fazem a muda na perfeição, uma vez que dentro do tuparwere as paredes estao humidas , sinal de que tem a humidade alta, por causa do papel de cozinha humido. Achas que há algum inconveniente nisso(no uso do papel de cozinha e na condensaçao dentro do tuparwere)?
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo set 12, 2010 12:10 pm

Sem tirar nem por, até o terrário é igual a um que eu uso xD

Não há problema com a condensação, é normal na toca húmida.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
trustz
Membro Veterano
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

domingo set 12, 2010 1:56 pm

ozcZ Escreveu:O rei das osgas ;) Mais um topico muito util. Olha uma coisa trustz, eu tenho na toca humida, que é um tuparwere papel de cozinha humido. Os meus geckos fazem a muda na perfeição, uma vez que dentro do tuparwere as paredes estao humidas , sinal de que tem a humidade alta, por causa do papel de cozinha humido. Achas que há algum inconveniente nisso(no uso do papel de cozinha e na condensaçao dentro do tuparwere)?
ozcZ não tem problema usar papel de cozinha, aliás existem até outras opções, mas a que eu mais aconselho é mesmo o húmus, e é o que eu uso.
Ricardo Leitão
Calsonic
ozcZ
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2007 12:39 pm

domingo set 12, 2010 4:19 pm

trustz Escreveu:
ozcZ Escreveu:O rei das osgas ;) Mais um topico muito util. Olha uma coisa trustz, eu tenho na toca humida, que é um tuparwere papel de cozinha humido. Os meus geckos fazem a muda na perfeição, uma vez que dentro do tuparwere as paredes estao humidas , sinal de que tem a humidade alta, por causa do papel de cozinha humido. Achas que há algum inconveniente nisso(no uso do papel de cozinha e na condensaçao dentro do tuparwere)?
ozcZ não tem problema usar papel de cozinha, aliás existem até outras opções, mas a que eu mais aconselho é mesmo o húmus, e é o que eu uso.
Podes me dizer o porque de aconselhares humus? Tem que ter mais pros que o papel de cozinha :p
trustz
Membro Veterano

domingo set 12, 2010 5:02 pm

ozcZ Escreveu:
trustz Escreveu:
Podes me dizer o porque de aconselhares humus? Tem que ter mais pros que o papel de cozinha :p
Conserva relativamente bem a húmidade, cria uma superficie irregular mas confortável, etc.
Ricardo Leitão
Calsonic
TiagoF2
Membro
Registado: sexta jan 01, 2010 9:02 pm

domingo set 12, 2010 5:06 pm

Bom tópico

o humus mantém a humidade por mais tempo e tem a vantagem de ser um óptimo substracto para as fêmeas porem os ovos.
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

domingo set 12, 2010 5:35 pm

O que eu reparo com os meus é que quando têm humus na toca humida passam lá muito mais tempo, devem sentir-se confortáveis.
<p><strong>
</strong></p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo set 12, 2010 6:21 pm

o meu macho esta sempre na toca humida com humus
RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

domingo set 12, 2010 6:40 pm

Sempre aquela base.... muito bom topico Cals...!!

Os humus cria um terreno bastante confortavel.... e bastante humido.... eu nao uso......... mas quem usa nota que os geckos estao muito mais tempo na tca humida do que em outro lugar qualquer do terrario
<strong>Blizzard </strong>
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

terça set 14, 2010 4:33 pm

Bom post ;)
darkleD
Membro
Registado: quinta mar 17, 2011 1:47 pm
(«»)
(«»)
(«»)