Vou adquirir uma iguana e preciso da vossa ajuda
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado abr 30, 2011 8:27 pm
Pessoal, tenciono adquirir uma iguana verde e já li bastantes tópicos e bastantes "discussões" sobre as mesmas com o intuito de melhor ficar informado sobre como poderei fornecer ao meu futuro animal de estimação as melhores condições de vida.
No entanto continuo com algumas dúvidas, afinal de quantas lampadas irei eu precisar?
Diurna, Nocturna, ceramica. Tenho raios UV-A e tenho calor, no entanto não sei se há os raios UV-B. Porque pelos produtos que eu tive a oportunidade de ver da exo terra, existe a day glo, night glo, no entanto não vi em nenhuma dessas duas a referência da emissão de raios UV-B. Onde está o meu erro? Preciso da Sun Glo? Ou a Sun Glo emite Luz?
Agradecia se alguem me pudesse ajudar.
No entanto continuo com algumas dúvidas, afinal de quantas lampadas irei eu precisar?
Diurna, Nocturna, ceramica. Tenho raios UV-A e tenho calor, no entanto não sei se há os raios UV-B. Porque pelos produtos que eu tive a oportunidade de ver da exo terra, existe a day glo, night glo, no entanto não vi em nenhuma dessas duas a referência da emissão de raios UV-B. Onde está o meu erro? Preciso da Sun Glo? Ou a Sun Glo emite Luz?
Agradecia se alguem me pudesse ajudar.
Precisará de lâmpada UVB, falando na exoterra, seria reptiglo 5.0, lâmpada de cerâmica para a temperatura nocturna e diurna, e lâmpada de basking spot para a criação de um spot com a temperatura máxima no terrário (durante o dia).
Lâmpada de spot e uvb ligada durante a parte "dia" do ciclo dia/noite, e lâmpada de cerâmica sempre a bombar.
Lâmpada de spot e uvb ligada durante a parte "dia" do ciclo dia/noite, e lâmpada de cerâmica sempre a bombar.
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
-
- Membro Júnior
Ou seja, necessito, de uma ceramica para a temperatura que estará ligada ao termostato, de uma repti glo 5.0 para o fornecimento dos UV-B, nocturna e diurna para... pronto, a criação do ciclo do dia. Falta alguma?
Para manter uma iguana é preciso:
- Um terrário suficientemente grande para o tamanho da iguana, e convém ser sempre rico em altura;
- Uma lâmpada de aquecimento há varias mas a melhor é a Lâmpada de Cerâmica, não emite luz, apenas calor. Isso ajuda a iguana a ter um bom descanso nocturno, o mesmo não acontece com as lampâdas de infra-vermelhos;
- Lâmpada de basking spot para criar um spot onde a temperatura vai ser maxima, ou seja, ou certo ponto do terrario;
- Uma lampâda de luz ultra-violeta (Repti glo 5.0) para a iguana conseguir absorver o cálcio que provem da comida, caso contrario a iguana vai crescer com varias deformações ósseas, o que vai levar consequentemente á morte.
-Agora falando de temperaturas, o terrario tem de estar a uma temperatura de 32º durante o dia, e durante a noite pode baixar ate aos 27º, o que pode ajudar a manter sempre as temperaturas correctas é um termostato que se liga á lampâda de ceramica.
-A lampâda de ultra-violeta (repti glo 5.0) tem de estar ligada 14h/dia durante o verão, e 12h/dia durante o Inverno.
- Um terrário suficientemente grande para o tamanho da iguana, e convém ser sempre rico em altura;
- Uma lâmpada de aquecimento há varias mas a melhor é a Lâmpada de Cerâmica, não emite luz, apenas calor. Isso ajuda a iguana a ter um bom descanso nocturno, o mesmo não acontece com as lampâdas de infra-vermelhos;
- Lâmpada de basking spot para criar um spot onde a temperatura vai ser maxima, ou seja, ou certo ponto do terrario;
- Uma lampâda de luz ultra-violeta (Repti glo 5.0) para a iguana conseguir absorver o cálcio que provem da comida, caso contrario a iguana vai crescer com varias deformações ósseas, o que vai levar consequentemente á morte.
-Agora falando de temperaturas, o terrario tem de estar a uma temperatura de 32º durante o dia, e durante a noite pode baixar ate aos 27º, o que pode ajudar a manter sempre as temperaturas correctas é um termostato que se liga á lampâda de ceramica.
-A lampâda de ultra-violeta (repti glo 5.0) tem de estar ligada 14h/dia durante o verão, e 12h/dia durante o Inverno.
-
- Membro Júnior
Então nesse caso talvez a nocturna não seja necessária. Então para o spot posso usar a de baskin da exo terra, a de ceramica fica sempre ligada mas ligada e controlada pelo termostato
-
- Membro Júnior
não queria dizer infravermelhos era ultravioleta. Desculpe
-
- Membro Júnior
A lampâda de ultra-violeta (repti glo 5.0) tem de estar ligada 14h/dia durante o verão, e 12h/dia durante o Inverno.[/quote]
Emite Luz?
Emite Luz?
Sim, a Repti Glo 5.0 emite luz, é uma lampada florescente parecida com as que temos normalmente em casa.
A baskin spot igualmente com a Repti Glo tem que estar ligada so durante o dia (14h/dia no verão e 12h/dia no inverno).
A baskin spot igualmente com a Repti Glo tem que estar ligada so durante o dia (14h/dia no verão e 12h/dia no inverno).
-
- Membro Júnior
Sinto-me um completo ignorante neste assunto mas vocês tem sido uma enorme ajuda. Mas talvez a baskin spot dê um ambiente mais acolhedor ao animal.
Estou a pensar em usar dois temporizadores, Um para o ciclo diurno, ou seja, a luz diurna que neste caso pode ser a Repti 5.0 e a nocturna essa não sei se vou usar mas pronto.
Isto tudo porque cria um automatismo que deixa-se tudo a funcionar sem grande interferência minha, mas ai teria que ligar a de ceramica e o termostato aos dois temporizadores.
O que me dizem? Acho que assim, a de ceramica estaria sempre em funcionamento e com as temperaturas tanto as do dia como as da noite controladas porque apesar de um temporizador se desligar como estaria ligada aos dois quando um se desliga o outro entrava em funcionamento.
Estou a pensar em usar dois temporizadores, Um para o ciclo diurno, ou seja, a luz diurna que neste caso pode ser a Repti 5.0 e a nocturna essa não sei se vou usar mas pronto.
Isto tudo porque cria um automatismo que deixa-se tudo a funcionar sem grande interferência minha, mas ai teria que ligar a de ceramica e o termostato aos dois temporizadores.
O que me dizem? Acho que assim, a de ceramica estaria sempre em funcionamento e com as temperaturas tanto as do dia como as da noite controladas porque apesar de um temporizador se desligar como estaria ligada aos dois quando um se desliga o outro entrava em funcionamento.
Caro amigo, você esta fazer uma boa confusão, a lampada de ceramica tem que estar ligada a um termostato e você tem que todos os dias (á noite quando a luz de UV se desligar e de manha quando a luz UV se ligar) repor a temperatura 32º durante o dia e 27º durante a noite. O temporizador é um mecanismo que liga e desliga qualquer coisa que a ele esteja ligado, ou seja, vai ligar e desligar á hora que o senhor programar. Por exemplo senhor programa o temporizador para ligar a UV (e a baskin spot caso pertenda) ás 8h da manha e para desligar 22h (isto no verao).
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Mas não há lampadas de noite,
há as de dia UVB e spot ou apenas a uvb estas ligadas a temporizador para fazer o ciclo de luz dia noite e depois tens para noite e dia sempre a bombar ligada a termostato a de ceramica.
há as de dia UVB e spot ou apenas a uvb estas ligadas a temporizador para fazer o ciclo de luz dia noite e depois tens para noite e dia sempre a bombar ligada a termostato a de ceramica.
-
- Membro Júnior
Talvez esteja mesmo a fazer confusão ou então só me tenha explicado mal, eu sei que um temporizador desliga o que está ligado a ele se assim o programar, daí ter referido dois temporizadores que por sua vez quando um que estaria programado para fazer o ciclo diurno se desligaria o outro temporizador entraria em funcionamento para iniciar o ciclo nocturno. No entanto tanto um como o outro temporizador estaria ligados a a ceramica na qual estou a pensar ligar dois termostatos (se possivel) cada um deles, um com as temperaturas diurnas ligado ao temporizador diurno, e um com as temparaturas nocturnas ligado ao temporizador nocturno. Consegui expôr devidamente a minha ideia?
A quando das luzes de noite, o que são então as Night glo?
http://www.exo-terra.com/en/products/night_glo.php
Última edição por WolfSpirit em domingo mai 01, 2011 12:57 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
O temporizador liga á hora programada e volta a desligar noutra hora pretendia, nela liga a UVB neste temporizador pode tambem ligar a lampada spot, caso a de ceramica não consiga elevar a temperatura durante o dia num ponto aos 30ºWolfSpirit Escreveu:Talvez esteja mesmo a fazer confusão ou então só me tenha explicado mal, eu sei que um temporizador desliga o que está ligado a ele se assim o programar, daí ter referido dois temporizadores que por sua vez quando um que estaria programado para fazer o ciclo diurno se desligaria o outro temporizador entraria em funcionamento para iniciar o ciclo nocturno.
A de ceramica está sempre ligada,(tanto de noite como de dia) e é ligada a um termostato que vai manter a temperatura do terrario á temperatura a que seja programado.
As Night glo não fazem falta servem apenas para dar alguma luz de noite para poderes ver o animal, mas pode até incomodar...a noite é para dormir