Fungos na carapaça da Tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Mortheph
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2008 11:19 pm

quarta mai 18, 2011 4:18 pm

Olá a todos.
Tenho duas tartarugas corcunda do mississipi e ambas estão com manchas brancas por toda a carapaça... já falei com um vet e ele disse que deveria ser cálcio acumolado na casca... tomei as medidas que ele indicou (não meter por enquanto mais cálcio na água delas...). concluindo, as manchas não sairam e eu tenho quase a certeza que são fungos e não o tal cálcio acumolado... alguém já passou por isto com os vossos pets? sabem o que devo fazer? existe algum medicamento que possa colocar na carapaça?

Obrigado. :)
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quarta mai 18, 2011 7:41 pm

Se for fungos é não deixar que o ambiente fique muito húmido e usar bétadine diluído no local, desinfectar o aquário e usar anti-fungos ou colocar um pouco de sal, tipo uma colher de chá por 5 litros mas existem umas dicas sobre isso pela net ou até aqui.
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quarta mai 18, 2011 8:13 pm

salientar aquilo que o apalone disse, nao é juntar betadine há agua mas tirar a tarta da agua, meter betadine e deixar a tartaruga fora de agua durante uns 30 minutos, o sol tambem faz milagres quando existem fungos
Eu nem gosto de cobras, pá!
Mortheph
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 9:00 pm

tekillaa Escreveu:salientar aquilo que o apalone disse, nao é juntar betadine há agua mas tirar a tarta da agua, meter betadine e deixar a tartaruga fora de agua durante uns 30 minutos, o sol tambem faz milagres quando existem fungos
muito obrigado! quanto ao sal, é fiável? Alguém já experimentou?
o que me aconselham para desinfectar o aquário?

Obrigado
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quinta mai 19, 2011 9:03 pm

Há já muitos anos que nas de carapaça-mole coloco 2g sal de aquário por litro. Se não tira os fungos pelo menos é um preventivo. Mas os anti-fungos para os peixes tb devem dar.

Encher de água o aquário e colocar muito sal (do mais barato) e deixar estar uma horas. Água do mar tem 37g sal por litro por isso já dá para ter uma ideia.
Mortheph
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 9:08 pm

Apalone Escreveu:Há já muitos anos que nas de carapaça-mole coloco 2g sal de aquário por litro. Se não tira os fungos pelo menos é um preventivo. Mas os anti-fungos para os peixes tb devem dar.

Encher de água o aquário e colocar muito sal (do mais barato) e deixar estar uma horas. Água do mar tem 37g sal por litro por isso já dá para ter uma ideia.
Thanks! :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”