Produção biológica usa cobras p/ controlo natural de pragas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta mai 27, 2011 1:09 pm

Vi agora uma notícia na TVI sobre agricultura biológica onde usavam recursos naturais para controlo de pragas. Além de joaninhas e formigas para se alimentarem de piolhos, achei curioso e deveras interessante, o uso de cobras para o controlo de ratos.

Fico agradavelmente surpreendida por perceber que finalmente a nossa fauna autóctone, é valorizada e bem vista no nosso país por parte de, talvez, quem mais a condenava, os agricultores. :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
BrunoGargana
Membro
Registado: domingo mai 22, 2011 11:59 am

sexta mai 27, 2011 1:47 pm

São opções bastante boas, é o mesmo que usar a cadeia alimentar a favor do homem
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta mai 27, 2011 5:23 pm

TheOne Escreveu:
Fico agradavelmente surpreendida por perceber que finalmente a nossa fauna autóctone, é valorizada e bem vista no nosso país por parte de, talvez, quem mais a condenava, os agricultores. :wink:
Pena que esses agricultores de cultura biológica são na sua maioria estrangeiros.
Além do mais, os poucos agricultores nacionais que aderiram á produção biológica não tiveram outro remédio senão aprender que só assim é que vêm os seus produtos certificados.É que tem que ser tudo feito naturalmente sem quimicos de espécie nenhuma.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sexta mai 27, 2011 7:15 pm

Mas mesmo assim e uma grande evoluçao.....

Achei interessante, visto que podem dar mais valor aos animais, principalmente aqueles que metem "nojo"
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta mai 27, 2011 7:28 pm

Eu acho que isso não é assim tão novo e não muito a ver com agricultura biológica.

Nunca repararam ao passar pela nacional Algarve /Lisboa na zona do baixo alentejo, naquelas grandes extensões de plantações de cereais, existirem de vez em quando uns montes de pedras?? Acham que são para quê? :wink:
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quarta jun 01, 2011 1:03 am

Não vi e não sabia, obrigado pela partilha.
Será muito bom que "a moda" se contagie :D , do extermínio à ajuda? :o não sei não... :?

No caso dos cereais, na colheita as cobras saiem em bom-estado da passagem das máquinas? depois ficam ali "no nada" até a próxima cultura? :?
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quarta jun 01, 2011 11:20 am

por norma elas escodem se nas tocas dos micro mamiferos, por isso quando estão a colher os cereais, elas ficam lá, tal como acontece com os outros animais mais pequenos, podem ou não ficar no mesmo sitio até a proxima colheita, normalmente nestes campos mesmo quando estao em repouso ha sempre alimento para os predadores
Eu nem gosto de cobras, pá!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”