Osso de choco para as nossas tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

segunda jun 27, 2011 9:10 pm

Já tinha visto referido pela net que há muita gente que dá osso de choco (cuttlebone) às tartarugas visto ser uma óptima fonte de cálcio. Para quem não sabe o que é são aquelas coisas brancas em forma de prancha que costumam estar nas gaiolas dos pássaros.

Acabei por comprar numa petshop, é barato, custa à volta de 1€. Num dos lados tem uma espécie de película que é necessário retirar.

Algum de vocês já deu osso de choco às tartarugas?

E já agora saberão se convém ferver aquilo? É que aquilo parece-me frágil e em água a ferver não sei se se aguenta.

Amanhã vou dar à tartaruga para ver que tal.

Cumptos
Mortheph
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2008 11:19 pm

segunda jun 27, 2011 10:36 pm

é suposto a tartaruga comer ou isso desfaz-se na água?
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

terça jun 28, 2011 12:12 am

É mesmo para comer.

Aquilo tem é um cheiro que nem vos digo nada. Estive a tirar a tal película, já lavei as mãos umas cinco vezes e parece que ainda sinto o cheiro à minha volta.

Aqui tem alguma informação sobre os benefícios do osso de choco: http://www.ehow.com/info_8498044_cuttle ... rtles.html

Um vídeo- http://www.youtube.com/watch?v=XagauPw7 ... re=related
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

terça jun 28, 2011 12:59 pm

eu apanho na praia ou vou ao mercado pedinchar, fervo e meto a boiar na agua aquilo nem dois dias dura

mete ao sol para secar vais ver que o cheiro passa logo
Eu nem gosto de cobras, pá!
Mortheph
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2008 11:19 pm

terça jun 28, 2011 9:45 pm

elas comem isso bem?
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

quarta jun 29, 2011 7:56 am

Mortheph Escreveu:elas comem isso bem?
Dá a uma fêmea adulta depois de pôr ovos e vais vê-lo desaparecer! :lol:
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quarta jun 29, 2011 12:36 pm

Algumas não ligam muito mas as minhas Malaclemys devoram aquilo em poucos dias, depois demoro a repor porque já junto uma colher chá de carbonato de cálcio na água e tenho receio que lhes faça mal.
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sexta jul 01, 2011 9:26 pm

tekillaa Escreveu:eu apanho na praia ou vou ao mercado pedinchar, fervo e meto a boiar na agua aquilo nem dois dias dura

mete ao sol para secar vais ver que o cheiro passa logo
Eu também os arranjo por essa via... 8)
Depois fervo, refervo e... volto a ferver, deixo secar bem para não ganhar ´fungos´, e depois fatio aquilo e dou-lhes...

Dou-lhes pouco de cada vez, pois elas engolem TUDO o que conseguirem.
Tenho também receio que elas se espetem, sufoquem com aquela camada dura(não dou)...
Última edição por MFPJ em sexta jul 01, 2011 9:40 pm, editado 1 vez no total.
MFPJ
Membro Veterano

sexta jul 01, 2011 9:38 pm

Apalone Escreveu:Algumas não ligam muito mas as minhas Malaclemys devoram aquilo em poucos dias, depois demoro a repor porque já junto uma colher chá de carbonato de cálcio na água e tenho receio que lhes faça mal.
Também andava para comprar um suplemento de cálcio para as minhas, mas não sei se compre com ou sem Vit.AD3?(tenho algum receio de a lâmpada não estar a funcionar satisfatoriamente, e como não tenho como saber...)
(Teria era de me certificar que dava uma quantidade de AD3 inferior à necessária, para não correr o risco de as ´sobrevitaminar`)

Com o suplemento de cálcio já não teria(pois não?) de me preocupar tanto com o rácio Ca:P dos vegetais, aumentando-me assim a variedade, só teria de me preocupar com o ácido oxálico.

Apalone, junta o suplemento... à água( :? ?)
Para elas de facto ingerirem aquilo eu pensei que tivesse de o misturar com qualquer coisa que engolissem... p.ex. em banana amassada.
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

sábado jul 02, 2011 10:08 am

Suplemento é na comida. As Malaclemys é que necessitam de água mais calcárea e até com algum sal para não desenvolverem fungos por isso não servem de exemplo.

Não sei o que é melhor, só coloco suplemento vitamínico liquido e o osso de choco. Nas terrestres é que junto o cálcio. Não sei como se junta o cálcio em pó nas aquáticas se elas levam a comida para a água e aquilo desaparece.
O carbonato cálcio compro nas lojas de produtos naturais que é muito mais barato e disseram-me que era semelhante mas não tenho conhecimentos para confirmar.
MFPJ
Membro Veterano

sábado jul 02, 2011 12:24 pm

Obrigado pelo esclarecimento :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”