Filtro Tartarugas para gecko!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Eduardinho
Membro
Registado: segunda jun 27, 2011 5:38 pm

domingo jul 03, 2011 2:31 pm

Boas!

surgiu-me uma duvida recente

conhecem o produto da exo terra turtle cliff? é uma rocha com um filtro la dentro para limpar a agua?

esse filtro é constituido por carbono e as esponjas.

agora pergunto, esse carbono (massa filtrante) nao faz mal aos repteis?

supomos que tenho um terrario com metade substracto e metade agua para um gecko (basilisco por exemplo), bebe essa agua que passa pelo carbono e pela esponja e sai limpa. tem problema? ou é na boa?

cump
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

domingo jul 03, 2011 2:58 pm

Um gecko basilisco, o q é isso??? Mas queres fazer um aquaterrário? Se for para um basilisco precisa de muuuito mais parte terrestre do q so o turtle cliff. Em relação ao carvão activado, não faz mal ele beber essa água.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo jul 03, 2011 3:08 pm

Basiliscus não é um gecko nem pertence á familia Gekkonidae é um saurio e pertence á familia Corytophanidae.
Espécies:
Basiliscus basiliscus
Basiliscus galeritus
Basiliscus plumifrons
Basiliscus vittatus
Eduardinho
Membro

domingo jul 03, 2011 4:34 pm

pessoal quando disse basilisco enganei-me! peço desculpa. queria-me referir aos geckos em geral

"Em relação ao carvão activado, não faz mal ele beber essa água."

era mesmo isto que eu precisava de saber! obrigado!

cumprimentos
JaimeSousa
Membro Veterano

domingo jul 03, 2011 4:43 pm

Mas esse set up não serve para os geckos em geral! Que gecko tas a pensar? Um gecko (grande maioria) ao contrario de um basilisco ou dragão de agua, p.e., corre o risco de se afogar. E se tivermos a falar de geckos de climas deserticos/áridos o excesso de humidade provocaria problemas de saude.
Eduardinho
Membro

domingo jul 03, 2011 6:02 pm

nao te preocupes que a agua vai ter uma altura maxima de 3cm. ou achas que com 3cm um rhacodactylus ciliatus se afoga?
JaimeSousa
Membro Veterano

domingo jul 03, 2011 9:56 pm

Sendo assim nao me parece q haja esse perigo.
Eduardinho
Membro

domingo jul 03, 2011 11:52 pm

Sim estabeleci um limite de 3cm porque tem como finalidade criar um ambiente igual ao da natureza e claro para nao haver risco de afogamento por parte do gecko.
E ainda vai levar areia como fundo e umas pedras, logo a profundidade da agua vai variar entre 3cm e os 0,5cm, vai ser especie de gradient. já estas a visualizar? Depois coloco imagens :wink:
Manik
Membro
Registado: domingo nov 14, 2010 6:53 am

segunda jul 04, 2011 2:23 pm

Não há problema nenhum dele beber a água, o carvão serve para tornar a água mais limpa, mas informa-te bem sobre isso, porque tens de renovar o carvão de X em X tempo, não te sei dizer ao certo quanto tempo, porque ao fim de umas semanas de utilização, o carvão liberta uma toxina.

Vou deixar aqui uma publicação feita neste site http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=40344 que me parece estar bem explicado.

Trecho retirado do artigo Filtração III:
"Carvão ativado

Carvão mineral granulado ou em blocos, submetido a tratamento especial para criar poros, é um dos melhores e mais econômicos agentes da filtração química por suas propriedades adsorventes. É capaz de retirar diversas substâncias nocivas da água, entre as quais o cloro. Não possui ação bactericida e alguns tipos podem ter nitrato de prata como aditivo (cuidado com estes, não utilizar). Observe que, apesar de assim chamado, não existe exatamente um "carvão mineral", uma vez que todo carvão é resultado da queima incompleta de organismos biológicos (vegetais ou animais). O "carvão mineral" é assim chamado por ser extraído (minerado) de extensas jazidas subterrâneas, resultado de camadas de matéria orgânica enterrada em eras anteriores. Além disto outras substâncias também são utilizadas na fabricação de CA, tais como madeiras leves (produzem um CA muito poroso), e cascas de nozes (ex.: coco, que produzem um CA com poros de menor diâmetro), entre outras. Portanto, dependendo de sua origem, o carvão (mesmo o ativado) pode conter substâncias nocivas ao aquário, principalmente fosfatos. Por esse motivo é recomendável sua imersão antecipada (2 a 3 semanas) em água limpa, trocada freqüentemente, antes de sua colocação no(s) filtro(s). A relação a seguir nos dá uma idéia da capacidade de adsorção do CA em relação a diversas substâncias:

Alta a Muito Boa:
Antimônio, Arsênico, Bismuto, Branqueadores, Cloraminas, Cloretos, Cloro, Cromo, Corantes, Ouro, Peróxido de Hidrogênio, Inseticidas, Monocloramina, Odores, Pesticidas, Fenóis, Tanino, Tri-halometanos, Compostos orgânicos (aromáticos, éteres, cetonas, glicóis, halogenados, esteres, aldeídos, aminas), Gases em geral.

Boa a Moderada:
Ácido Acético, Cobalto, Detergentes, Sulfeto de Hidrogênio, Mercúrio, Ozônio, Permanganato de Potássio, Prata, Sabão, Solventes, Vinagre, Zircônio.

Fraca:
Cobre (complexos), Ferro (Fe3+), Chumbo, Níquel, Titânio, Vanádio.

Baixa a Nenhuma:
Amônia, Bário, Berilo, Cádmio, Dióxido de Carbono, Cobre, Ferro (Fe2+), Manganês, Molibdênio, Nitratos, Selênio, Tungstênio, Zinco.

Por ter uma estrutura química absolutamente neutra, o CA (livre de impurezas) não interfere diretamente nas características da água do aquário (Alcalinidade, Dureza, pH). Porém, ao adsorver substâncias diversas dissolvidas na água (umas mais que outras), o CA pode causar por via indireta modificações no ambiente, que não são totalmente previsíveis, pois dependem da natureza e das quantidades das substâncias dissolvidas na água tratada."

A periodicidade de troca recomendada do carvão é de 1 (um) mês, quando ele já não possui quase a capacidade filtrante.
Eduardinho
Membro

segunda jul 04, 2011 3:12 pm

obrigado. pa é assim eu vou usar filtro para um volume de agua que nao chega sequer a ser 1L! portanto penso que o carvao durara mais uma vez que ha menso volume de agua. que achas?
Manik
Membro
Registado: domingo nov 14, 2010 6:53 am

segunda jul 04, 2011 9:34 pm

Sinceramente não sei mas penso que tem a mesma duração, mas para uma quantidade de agua tão pequena penso que não vale a pena tares a usar o carvão..
Eduardinho
Membro

segunda jul 04, 2011 11:11 pm

Exacto , foi o que eu pensei. acho que mais vale só usar a esponja e o carvao que vem com o filtro. depois quando o carvao acabar deito fora e uso o filtro so com esponja ou sem nada. visto que eu vou ter de mudar 1/3 da agua semanalmente ou menos, dependendo da temperatura da agua tbm
Eduardinho
Membro

quarta jul 06, 2011 9:53 am

gostava de ouvir mais opinioes pessoal, va la nao custa nada
Eduardinho
Membro

domingo jul 10, 2011 1:02 pm

venho dizer que ja esclareci a minha duvida no forum PEIXES
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”