duvida pitão
Moderador: mcerqueira
amigos hoje tava a ver mais umas cares sobre pitão bola..e apareceu lá uma coisa que achei estranho..dizia que se colocarmos manta ou cabo de aquecimento não presisamos de termostato porque o animal quando tiver muito calor sai desse lugar...acham que e verdade??
é parcialmente verdade...
se a cobra tiver calor e se se estiver a queimar, ela nao fica no mesmo sitio.
por outro lado, se nao tiveres termostato como controlas as temperaturas? de que maneira consegues manter a temperatura no grau desejado?
se a cobra tiver calor e se se estiver a queimar, ela nao fica no mesmo sitio.
por outro lado, se nao tiveres termostato como controlas as temperaturas? de que maneira consegues manter a temperatura no grau desejado?
pode aquecer... depende da potencia, tamanho etc etc..
mas é um facto que muita gente nao usa termostato e nunca teve problemas.
ha varios casos diferentes a considerar:
rack ( bateria de caixas/faunários ) - à partida, o mesmo cabo / tapete servirá para todas as caixas. por exempo, um rack de 30 caixas aquecido com um cabo de 10m, apenas com 1 passagem terá a mesma temperatura em todas as caixas, logo, apenas 1 termostato servirá para 30. ( mas nao tens garantia nenhuma de que todas as caixas teem a temperatura correcta, e se um dia aquilo sobreaquecer por exemplo numa prateleira diferente de onde tenhas a sonda, o termostato nada fará )
simples faunário - tapete sob 1/3 da caixa, nada de termostato, o tapete nao aquece nada por aí além etc etc. tens aquilo sempre a topo, nunca dá problema... é o que mais ha por aí... ( até ao dia em que houver problema
terrário - com substracto solto, cobrindo o cabo, se não houver controlo o mais certo é aquilo originar combustão... ainda à pouco tempo tive conhecimento de um caso, felizmente o terrário estava em testes pq ficou totalemtne frito!
mas é um facto que muita gente nao usa termostato e nunca teve problemas.
ha varios casos diferentes a considerar:
rack ( bateria de caixas/faunários ) - à partida, o mesmo cabo / tapete servirá para todas as caixas. por exempo, um rack de 30 caixas aquecido com um cabo de 10m, apenas com 1 passagem terá a mesma temperatura em todas as caixas, logo, apenas 1 termostato servirá para 30. ( mas nao tens garantia nenhuma de que todas as caixas teem a temperatura correcta, e se um dia aquilo sobreaquecer por exemplo numa prateleira diferente de onde tenhas a sonda, o termostato nada fará )
simples faunário - tapete sob 1/3 da caixa, nada de termostato, o tapete nao aquece nada por aí além etc etc. tens aquilo sempre a topo, nunca dá problema... é o que mais ha por aí... ( até ao dia em que houver problema
terrário - com substracto solto, cobrindo o cabo, se não houver controlo o mais certo é aquilo originar combustão... ainda à pouco tempo tive conhecimento de um caso, felizmente o terrário estava em testes pq ficou totalemtne frito!
Última edição por uFoker em sexta jul 22, 2011 8:10 pm, editado 2 vezes no total.
entao vou mesmo comprar termostato...e podia so me esclarecer so mais uma duvida...o meu terrario vai ser tipo um caixa de plastico de 90cm aquelas que se guarda os brinquedos...com temperaturas de 32 graus não á rico daquilo ficar mole e toxico nem de o substrato queimar??
eu tenho uma pitao bola e a cobra deslocou a sonda do termostato (ainda estou para descobrir como) e o tapete aqueceu demais chegando a uma temperatura de tal ordem que a queimou. O uso de termostato nos meus animais é obrigatório. Só tens beneficios, pela saude do teu animal e pelas dores de cabeça que terás caso nao utilizes.