Lâmpada demasiado potente para Dragão Barbudo bebé? +Dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Anyaz
Membro Júnior
Registado: segunda ago 08, 2011 10:37 pm

segunda ago 08, 2011 10:45 pm

Será que esta lâmpada de aquecimento é demasiado potente para o espaço que o meu terrário temporário tem (50 largura, 30 altura, 30 prof), no qual habita um dragão barbudo bebé: Sun Glo Basking Spot Lamp 75W

A temperatura que ao bocado estava eram 35,5 graus.

As dimensões do terrário são as que me aconselharam para quando eles são bebés, mas mesmo assim estou com medo que a lâmpada esteja a mandar demasiado calor. É o primeiro dia dele aqui. Já o vi abrir a boca por duas vezes durante alguns segundos.

Também meti um recipiente com alguma água e ele já se foi lá molhar umas 4 vezes.

Comer ainda não comeu quase nada, mas penso que seja pela mudança de casa/terrário. Amanhã vou a uma loja aqui perto comprar uns insectos vivos que vão receber e dizem que são bons para eles.

Estou a cortar-lhe fruta em pedaços miudinhos também, faço bem?
Anyaz
Membro Júnior

terça ago 09, 2011 12:40 pm

Ninguém sabe? :(
Niblit
Membro
Registado: domingo mar 14, 2010 4:17 pm

terça ago 09, 2011 1:26 pm

Anyaz Escreveu:Ninguém sabe? :(
Acho que com o calor que agora se tem feito sentir convem que tenhas uma lampada de 50W. Uma temperatura de 30º no lado quente é bom.

Não deites fora a de 75 para a poderes trocar quando voltar a ficar frio.

Fazes bem em cortar a fruta... junta tambem alguns vegetais. Sempre tudo fresco. Eles não vão comer logo de seguida mas com tempo e fome vão comer. Não te esqueças do calcio e das vitaminas.

Tambem tens tambem uma uvb certo?
Anyaz
Membro Júnior

terça ago 09, 2011 1:29 pm

Sim, tenho uma 10.0 UVB, 13W da Repti Glo. Então acho mesmo que vou comprar uma de 50W para o calor, hoje. Estou mesmo com medo que esteja demasiado calor lá dentro, visto que ele ao bocado estava com a boca aberta outra vez...
Niblit
Membro

terça ago 09, 2011 1:33 pm

Anyaz Escreveu:Sim, tenho uma 10.0 UVB, 13W da Repti Glo. Então acho mesmo que vou comprar uma de 50W para o calor, hoje. Estou mesmo com medo que esteja demasiado calor lá dentro, visto que ele ao bocado estava com a boca aberta outra vez...
ou isso ou arranja um termoestato daqueles que desligam a lampada quando chega a uma temperatura.

Tens o Dragão á quanto tempo?
Anyaz
Membro Júnior

terça ago 09, 2011 1:39 pm

Há menos de um dia. Estive a pesquisar bastante antes de o adquirir. É bastante dócil e estou a adorar. Acho que ele está a gostar do novo lar, onde ele estava não tinha condições nenhumas.
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

terça ago 09, 2011 1:44 pm

A lampada que tens é excelente para o que ele serve, um Spot, para aquecimento do terrário precisas de uma lampada de ceramica acompanhada por um termostato!
Niblit
Membro

terça ago 09, 2011 1:48 pm

Anyaz Escreveu:Há menos de um dia. Estive a pesquisar bastante antes de o adquirir. É bastante dócil e estou a adorar. Acho que ele está a gostar do novo lar, onde ele estava não tinha condições nenhumas.
Então é perfeitamente normal que ainda não tenha comido. Não te preocupes. Não te esqueças do calcio e das vitaminas. É muito facil eles apanharem uma hipocalcemia. Compra grilos e tenebrios. Eles quando são pequeninos preferem alimento vivo a vegetais por isso é normal que não coma logo os vegetais. Poe o calcio e as vitaminas em pó num pequeno taparuer... colocas uns quantos tenebrios para ele comer imediatamente... fechas a tampa ...agitas a caixa ....e presto refeição pronta e multi vitaminada. Quando puderes põe fotos X)
Anyaz
Membro Júnior

terça ago 09, 2011 1:50 pm

Ainda preciso de outra lâmpada para o aquecimento do terrário? Acho que esta já aquece o terrário todo. Quando vi que temperatura estava no terrário, eram uns 35,5 graus. O sitio em que ele se mete no tronco deve apanhar mais...

Ele está de boca aberta outra vez.

EDIT: Eu hoje vou comprar grilos e tenebrios, uma loja aqui perto vai receber uns quantos! :) Onde posso comprar esse cálcio e vitaminas em pó?
Anyaz
Membro Júnior

terça ago 09, 2011 5:26 pm

É mesmo preciso outra lâmpada para o aquecimento? A do Basking Spot que eu tenho parece estar a aquecer o terrário todo. Gostava de saber isto antes de sair de casa, porque vou a uma loja.
Niblit
Membro

terça ago 09, 2011 5:59 pm

Anyaz Escreveu:É mesmo preciso outra lâmpada para o aquecimento? A do Basking Spot que eu tenho parece estar a aquecer o terrário todo. Gostava de saber isto antes de sair de casa, porque vou a uma loja.
Acho que não é preciso. Alias ajudas a definir a parte quente e a parte fria se so tiveres uma lampada de aquecimento.
Anyaz
Membro Júnior

terça ago 09, 2011 6:54 pm

Obrigado pela ajuda. :) Cheguei da loja e comprei um bebedouro e um comedouro (até agora tinha usado uns pratos para desenrascar), um termómetro e Higrómetro Digital e um Suplemento de Cálcio em pó. Não tem vitamina D3, mas o rapaz disse-me que como tenho uma lâmpada de UVB que não preciso. Ainda me ofereceram uma ração para dragões barbudos, mas disse que ele podia não comer.

Eu fui lá para comprar grilos e tenebrios, mas eles não tinham. Só amanhã é que recebem grilos pequeninos.

EDIT: Eish, acabei de meter o termómetro no lado onde tenho a lâmpada e uma beca para cima e já deu 46ºC e parecia não parar de subir! Acho mesmo que vou ter de mudar a potência da lâmpada. Esta é de 75W, se calhar para uma de 50W. A humidade está nos 33% de momento.

O meu padrasto é electricista e diz que esta lâmpada de aquecimento (ou basking spot, mas esta lâmpada está a servir para aquecer o terrário todo) é mais ou menos igual às normais que temos aqui. Esta tem algumas diferenças, sim, mas não são muitas, pelo que ele diz. Vamos trocar por uma normal de 40W, a ver se a temperatura desce.
Anyaz
Membro Júnior

terça ago 09, 2011 7:36 pm

Editei a minha mensagem em cima desta.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

terça ago 09, 2011 7:57 pm

eles precisam de um spot com 40º, a potencia da lampada mais vale a mos que a mais, basta controlares com um dimmer ou um termostato
Anyaz
Membro Júnior

terça ago 09, 2011 9:43 pm

Pronto, com esta lâmpada que meti. Não é nada especializado para repteis, mas acho que faz a mesma coisa que a que comprei... dá calor, a única desvantagem é o facto de não mandar tão direccionada para baixo, mas talvez se meter prata ao pé dela e faça uma engenhoca consiga meter a direccionar o calor para um ponto específico.

A temperatura no terrário com esta lâmpada baixou para os 36ºC e de baixo da lâmpada estão 38º. Penso que assim já esteja melhor que os 46º que que a outra lâmpada estava a mandar... nem cheguei a medir debaixo dela (o basking spot), desliguei-a logo e arranjei esta solução. A humidade está nos 33%.

Ele curiosamente comeu um pouco da ração que lhe dei. Ainda meti um pouco de cálcio em pó e misturei. Comeu uns dois ou três bocadinhos. :) O pêssego é que ainda não comeu... se calhar vou misturar com a ração. Amanhã a loja vai receber grilos bebés e também vou lá buscar. Tenebrios é que está difícil de encontrar na minha zona!

Faz neste momento 24 horas que o tenho. É muito dócil e estou contente com a minha escolha como primeiro réptil. Ainda é bebé, assim que crescer faço um terrário maior. Mas acho que o tamanho actual (50 largura, 30 altura, 30 prof) é bom para o tamanho dele e visto ser ainda bebé. E com o tempo vou metendo mais coisas no terrário para ele se divertir!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”