Dúvidas sobre tartarugas..

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
MCsasodrac
Membro Veterano
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm

segunda ago 22, 2011 9:02 pm

Em Abril ofereceram duas tartaruga hieroglifias à minha irmã, mas fui eu que acabei por ficar responsável por elas.
As tartarugas vinham numa caixa de telemóveis. Comprei uma tartarugueira, com rampa em relva sintética. Este aquário até é grande, mas tenho a sensação que elas não têm espaço suficiente para nadar livremente.
Hoje aventurei-me e peguei numa daquelas caixas de arrumação, grandinha até, e tentei criar ali um espaço para elas. Elas adoraram, e eu adorei vê-las nadar tanto :)
Mas agora surgiram-me algumas dúvidas. Ainda não comprei o termostato, filtro e lampadas, vou comprar, mas gostava de saber quais os mais indicados.
Será que quando instalar tudo isto, o facto de ser em plástico fará algum mal?

Em relação à alimentação, desde sempre dei Sticks. Uma come tudo, até lhe dou à boca. A outra simplesmente não come. Nunca comeu, nem sticks nem gammarus. Já experimentei uma grande variedade de frutas e legumes, e isso ela come, mas não muito. Será ela apenas esquesitinha? Deverei ficar alarmada?

Peço desculpa tantas perguntas, mas nunca foi minha intenção ter tartarugas, e já que estão agora à minha responsabilidade vou tentar dar-lhe as melhores condições.

Deixo aqui uma foto delas, ainda no outro aquário, a apanharem banhos de sol. Em relação à espécie são tartarugas hieroglificas, certo?~
Imagem

Obrigada :)
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

segunda ago 22, 2011 9:13 pm

Bem, desde já dou te os parabéns por teres aí umas belas tartarugas.

Respondendo ás perguntas,

não, não fará mal meteres o aquecedor em plástico, o mais indicado é por cada litro teres um watt, ou seja se tem 60l deverás ter um de 60w ou superior, depois tens de ter um bom filtro e uma lâmpada uvb 5.0

Isso é um problemas a tartaruga não comer sticks, tenta não dar comida durante 2 dias e depois dar-lhe os sticks.

Por fim, sim, são 2 hieroglíficas
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

segunda ago 22, 2011 9:14 pm

acho dois dias muitopouco eu dava lhes uma semana de jejum para mamarem os stiks
Eu nem gosto de cobras, pá!
MCsasodrac
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 9:25 pm

Desde já obrigada pelas respostas :)

Uma delas come até demais, aliás, nem sei quando devo parar... ela parece que nunca fica sem fome.. Come de tudo, adora manga :) Devo dar comer até ela não querer mais?

A outra já fiquei também vários dias sem lhe dar os sticks até perceber que ela até pegava em frutas e legumes. Já cheguei a pensar que o problema dela é vir comer à superfície, porque os sticks não afundam, e o que ela come afunda. Será?
vitor22
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 9:35 pm

Se for isso experimenta uns que afundem, acho que os do continente afundam.

E comer de mais também faz mal
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Windwos
Membro Júnior
Registado: sábado ago 13, 2011 1:07 am
2- Cães

segunda ago 22, 2011 9:51 pm

Não lhe dês comida À boca apesar de tu gostares eu também quando tinha as minhas gostava de dar à boca mas não é natural , não dês comida em demasia as Tartarugas pois além de a água ficar turba com o excesso de comida , a tartaruga quando for mais velha pode sofrer de ''obesidade'' acho que não é bem esta a doença mas fica '' obesa '' mas penso que não lhe chamem isto.
MCsasodrac
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 10:51 pm

Eu dou-lhe uns 10 sticks de manhã e outros 10 à noite :?. Depois complemento é com a fruta ou legumes, mas também não sei as quantidades indicadas, mas costumo dar também uns 5 pedaços pequenos. Os camarões só dou de vez em quando. É muito?
Pensava que elas "diziam" quando estavam "cheias".
Windwos
Membro Júnior
Registado: sábado ago 13, 2011 1:07 am
2- Cães

segunda ago 22, 2011 10:57 pm

Ninguém te pode dizer para dar 5 ou 10 o próprio dono é que observando vai vendo isso , elas se tu lhe deres uma caixa inteira elas comem-no até arrebentar xD .. Bem a meu ver 10 que tu lhe das está bom e dá sempre também vegetais porque são bastante saudáveis e os Gammarus evita e da lhe poucos , vá da lhe uma vez numa semana ou duas porque os Gammarus é como chocolates , mas invés de fazer mal , só não faz mal nem bem , ou seja não tem nutrientes que lhe favoreçam :D
MCsasodrac
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 11:12 pm

Obrigada pela ajuda :)

A maior gosta muito de manga e de tomate. Em relação aos frutos já experimentei muitos (não citrinos) e ela parece que só não gosta muito de maças. Em relação a vegetais não sei muito bem quais dar. De cenoura gosta, mas e que outros posso dar?

Surgiu-me outra dúvida... Se eu optar por deixa-las hibernar será muito arriscado? Não sei bem a idade delas, mas penso que não tenham ainda feito um ano de idade.
vitor22
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 11:37 pm

A tua tartaruga tem que tamanho e idade?

Parece me que 20 stiks é muito, mas eu também não te quero levar ao erro.

Peço desculpa pelo se for considerado off topic
A minha tem 1 ano e piques e mede uns 10 cm e eu dou-lhe em media 13 por dia, completando as vezes com fruta, vegetais, peixe, etc.

Eu sempre fiz dou-lhe os cm que tem, em stiks, mais 2, ex: mede 5cm, dava-lhe 7/8, se visse que tinha fome dava-lhe fruta. Mas eu não sei se isto está bem, esta regra fui eu com a pratica e com o que li, agora não sei se isto é viável. Eu também só tive 2 tartarugas, mas sempre fiz isto.
MCsasodrac
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 11:55 pm

Não sei ao certo a idade.. a maior e a que come bem ofereceram-na em Abril à minha irmã, era ainda pequenita. Esta mede 6,5 cm de carapaça.
A mais pequena, a minha irmã comprou-a depois quando comprou a aquário novo, em Junho. Esta pouco ou nada come, e mede cerca de 4 cm de carapaça.

Então sendo assim estava a dar um exagero de comer :o Deverei dar-lhe apenas 9 sticks... Credos, coitadinha, estava só a engordar a bicha.
vitor22
Membro Veterano

terça ago 23, 2011 12:10 am

Mas espere por mais opiniões
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

terça ago 23, 2011 12:33 am

Fazendo uma média a minha come à volta de 5 por dia. Tem 1 ano e alguns meses.

Lampada UVB 13W 5.0 - encontras à venda nas petshops. Mas nem todas têm. É uma lampada com rosca normal que podes usar num candeeiro pequeno. Custa à volta de 18€. Convém trocar de 6 em 6 meses.

Reparei que tens o aqua a apanhar sol directo. Vais ter aí algas que nunca mais acabam. Um bom filtro ajuda.

Filtro - há os interiores e os exteriores. Os melhores são os exteriores. Mas tb são mais caros. Os interiores são mais baratos, menos eficazes e ocupam área dentro do aqua, o que ainda vai tirar mais espaço para as tartarugas nadarem. Mas sempre são melhores que não ter nada.

Termostato - é importante para o inverno. Por isso pode esperar. O resto já é um investimento jeitoso. :wink:

Em relação a uma comer e outra não. A que não come é a mais pequena?
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

terça ago 23, 2011 12:36 am

Já agora aproveito o topico para colocar uma questão... Uma lampada UVB 5.0, ligada 10h por dia, representa mais ou menos quanto (em €) ao final do mês?
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
MCsasodrac
Membro Veterano

terça ago 23, 2011 1:27 am

Fazendo uma média a minha come à volta de 5 por dia. Tem 1 ano e alguns meses.

Lampada UVB 13W 5.0 - encontras à venda nas petshops. Mas nem todas têm. É uma lampada com rosca normal que podes usar num candeeiro pequeno. Custa à volta de 18€. Convém trocar de 6 em 6 meses.

Reparei que tens o aqua a apanhar sol directo. Vais ter aí algas que nunca mais acabam. Um bom filtro ajuda.

Filtro - há os interiores e os exteriores. Os melhores são os exteriores. Mas tb são mais caros. Os interiores são mais baratos, menos eficazes e ocupam área dentro do aqua, o que ainda vai tirar mais espaço para as tartarugas nadarem. Mas sempre são melhores que não ter nada.

Termostato - é importante para o inverno. Por isso pode esperar. O resto já é um investimento jeitoso.

Em relação a uma comer e outra não. A que não come é a mais pequena?
Obrigada antes demais pela resposta.

Vejo então que o que estou a dar às minhas é um grande exagero, espero não ter problemas com isto.

O aquário da foto era o antigo. Agora mudei-as para uma caixa de arrumação daquelas de plástico porque já estavam muito grandes e sem muito espaço para nadarem. Mas como agora na caixa não têm acesso directo ao sol, terei de comprar mesmo a lâmpada.

Filtro ainda não têm, mas vou amanhã às compras.

A tartaruga que não come é a mais pequena sim. Quer dizer, ela come fruta, mas pouco ou nada.

Elas agora estão aqui:
Imagem
Imagem

Isto ainda está muito no começo, e se calhar vou retirar aquele "calhau" e por uma plataforma como deve de ser. No fundo posso colocar algumas pedrinhas?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”