Boa noite, mais uma vez recorro a ajuda do forum da arca de noé na esperança que tenham algumas opiniões sobre o problema que tenho em mãos...
A questão é a seguinte: Tenho 3 Tartarugas num aquário de 160L têm o seu espaço de repouso, um aquecedor,Luz UV A/B, solo do aquário com pedras retiradas de um rio (pedras lisas e redondas) e um filtro externo SERA FIL BIOACTIVE 250.
É precisamente no ponto do filtro que reside o problema, é que eu até agora sempre tive um filtro interno e sempre mantive o aquário com pouca água por saber que se ia sujar muito porque o filtro não tinha grande potencia e eu não tinha meios para mais... Felizmente conseguir trabalhar para comprar um filtro SERA FIL BIOACTIVE 250 para elas poderem andar mais á vontade com mais agua e juntando o útil ao agradável evitando-me dores de cabeça por andar sempre a mudar de água.
Faz hoje aproximadamente uma semana ou pouco mais que o comprei e montei e apesar de o filtro ser "bom" e ter uma boa capacidade de filtração a agua já está a ficar suja com um tom verde.
Agitei a água com a mão e reparei que a água está muita matéria em decomposição no solo do aquário entre as pedras e o filtro não parece estar a recolher-las, pensei que poderia estar algo mal montado mas verifiquei e está tudo bem senão a água nem corria com o seu fluxo normal.
Será que tenho que fazer mais alguma coisa? será que já tenho que limpar o filtro? não sei que mais poderei fazer, se alguém tiver uma opinião ou quiser mais pormenores, ou que até me tenha explicado mal, digam sff.
Abraços.
Filtragem Tartarugas.
Moderador: mcerqueira
A manutenção de um aquário não se resume a um filtro potente. Há cuidados a ter com a água. deixo aqui o link de um outro tópico onde já falei sobre este assunto.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91019
* Nota: no caso do seu filtro basta limpar de 5 em 5 dias, tenho aqui um colega que tem esse filtro e diz que de 5 em 5 dias é o suficiente.
Espero ter ajudado.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91019
* Nota: no caso do seu filtro basta limpar de 5 em 5 dias, tenho aqui um colega que tem esse filtro e diz que de 5 em 5 dias é o suficiente.
Espero ter ajudado.
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jul 15, 2007 10:41 pm
Manik desde já agradeço o tempo e ajuda dispensados, de facto ajudou muito.
Julgo que os meus problemas cruciais foram o "overfeeding" no aquário, o fundo de pedras que ajuda a reter os detritos e querer adiar a limpeza do aquário para as duas semanas isto tudo julgo terem sido as principais razões para o meu problema.
Peço desculpa o incomodo eu tentei fazer uma pesquisa antes de criar o tópico mas o link do tópico mencionado deve-me ter passado á frente dos olhos ou ao lado e de facto não vi, e foi o "medo" de nunca ter tido um filtro externo antes e pensar que o problema era do filtro.
Quanto a agua para além das bactérias que ajudam a decompor os detritos (sem exagerar) também ponho um acondicionador para agua da torneira (igualmente sem exagerar), por agora é só o que tenho posto.
Mais uma vez obrigado,
Cumprimentos.
Julgo que os meus problemas cruciais foram o "overfeeding" no aquário, o fundo de pedras que ajuda a reter os detritos e querer adiar a limpeza do aquário para as duas semanas isto tudo julgo terem sido as principais razões para o meu problema.
Peço desculpa o incomodo eu tentei fazer uma pesquisa antes de criar o tópico mas o link do tópico mencionado deve-me ter passado á frente dos olhos ou ao lado e de facto não vi, e foi o "medo" de nunca ter tido um filtro externo antes e pensar que o problema era do filtro.
Quanto a agua para além das bactérias que ajudam a decompor os detritos (sem exagerar) também ponho um acondicionador para agua da torneira (igualmente sem exagerar), por agora é só o que tenho posto.
Mais uma vez obrigado,
Cumprimentos.
Se fosse incomodo não respondiamos não é xD
É verdade que as pedras no fundo têm grande tendência a acumular dejectos e restos de comida, mas se as alimentares nesse espaço vai haver sempre mais sujidade, experimenta manter tudo o que fazes menos alimenta-las no aquário. Arranja um alguidar só para elas e alimenta-as lá. Vais ver que consegues melhores resultados. Eu faço a limpeza do meu, que tem cerca de 70L de 6 em 6 semanas, e limpo não por ele cheirar mal ou ter água turva, só mesmo para evitar fungos ou algo assim que se possam tentar desenvolver porque 70L não é assim tanta água. Experimenta uma ou duas semanas e depois diz como correu.
É verdade que as pedras no fundo têm grande tendência a acumular dejectos e restos de comida, mas se as alimentares nesse espaço vai haver sempre mais sujidade, experimenta manter tudo o que fazes menos alimenta-las no aquário. Arranja um alguidar só para elas e alimenta-as lá. Vais ver que consegues melhores resultados. Eu faço a limpeza do meu, que tem cerca de 70L de 6 em 6 semanas, e limpo não por ele cheirar mal ou ter água turva, só mesmo para evitar fungos ou algo assim que se possam tentar desenvolver porque 70L não é assim tanta água. Experimenta uma ou duas semanas e depois diz como correu.
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jul 15, 2007 10:41 pm
Sim também é verdade, eu tenho estado a utilizar esse método do alguidar e a verdade é que demora mais para a agua ficar suja, obrigado.Manik Escreveu:Se fosse incomodo não respondiamos não é xD