Vermes em Aquaterrário de Tartarugas
Moderador: mcerqueira
Olá a todos!
Eu tenho duas tartarugas do Mississipi e recentemente mudei-as para um aquaterrário maior, pois o seu antigo era demasiado pequeno.
À cerca de uma semana apareceram-me uns vermes minúsculos brancos que parecem linhas de costura brancas, são fininhos, nadam em S e colam-se nos vidros. Eu tinha estes vermes no meu aquário quando este tinha excesso de matéria orgânica e depois de pesquisar muito em diversos sites de aquariofilia, vi que estes vermes são comuns e não apresentam quaisquer riscos para os peixes ( sendo que estes apreciavam estes vermezinhos como petisco ).
Mas agora apareceram-me numa enorme quantidade nas tartarugas e não sei se podem ser prejudiciais aos répteis. Pretendo trocar toda a água por causa destes vermes, mas não sei o que posso fazer para evitar o seu aparecimento, pois até estéticamente ( embora menos importante ) fica mal.
Outras informações:
Tenho três filtros de limpeza ( um faz parte da cascata que comprei ) e os outros dois eram do antigo aquaterrário.
Troco a água total mensalmente e coloco Tetra ReptoSafe.
Todos os restos de comida são retirados.
Sifono o chão quinzenalmente.
Portanto, gostava de saber o que posso fazer em relação a estes vermes.
Muito obrigado.
Eu tenho duas tartarugas do Mississipi e recentemente mudei-as para um aquaterrário maior, pois o seu antigo era demasiado pequeno.
À cerca de uma semana apareceram-me uns vermes minúsculos brancos que parecem linhas de costura brancas, são fininhos, nadam em S e colam-se nos vidros. Eu tinha estes vermes no meu aquário quando este tinha excesso de matéria orgânica e depois de pesquisar muito em diversos sites de aquariofilia, vi que estes vermes são comuns e não apresentam quaisquer riscos para os peixes ( sendo que estes apreciavam estes vermezinhos como petisco ).
Mas agora apareceram-me numa enorme quantidade nas tartarugas e não sei se podem ser prejudiciais aos répteis. Pretendo trocar toda a água por causa destes vermes, mas não sei o que posso fazer para evitar o seu aparecimento, pois até estéticamente ( embora menos importante ) fica mal.
Outras informações:
Tenho três filtros de limpeza ( um faz parte da cascata que comprei ) e os outros dois eram do antigo aquaterrário.
Troco a água total mensalmente e coloco Tetra ReptoSafe.
Todos os restos de comida são retirados.
Sifono o chão quinzenalmente.
Portanto, gostava de saber o que posso fazer em relação a estes vermes.
Muito obrigado.
Obrigado pela resposta Deeadman.
Andei a ver pelo Google Imagens e a imagem mais parecida que encontrei foi esta:
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_13360_1.jpg
E então, o que devo fazer ?
O meu maior receio é porque apareceram nas tartarugas. Eu aos peixes sei que não faz mal, mas às tartarugas não sei o que devo fazer para ( ao menos ) controlar a sua absurda quantidade.
Andei a ver pelo Google Imagens e a imagem mais parecida que encontrei foi esta:
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_13360_1.jpg
E então, o que devo fazer ?
O meu maior receio é porque apareceram nas tartarugas. Eu aos peixes sei que não faz mal, mas às tartarugas não sei o que devo fazer para ( ao menos ) controlar a sua absurda quantidade.
Esses bichinhos também apareceram no aquário da minha tartaruga à poucos dias.
Não me preocupei muito porque ela come-os e no ano passado também já tinham aparecido umas larvas de mosquito e ela comeu-as todas.
Peensei que esses bichinhos fossem inofensivos, como as larvas de mosquito.
Mas assim ja fico mais descansada

Peensei que esses bichinhos fossem inofensivos, como as larvas de mosquito.

Mas assim ja fico mais descansada

São nematodos, desinfectando o aqua com sal ajuda mas depois como estão nos intestinos dos bichos voltam a aparecer com as fezes. Não é que façam muito mal mas como são centenas e apesar de serem milimetricos dão mau aspecto. Há peixes que os comem, eu usei gambuzias mas não resultou. Só consegui usando Nematol da Sera mas tem de se usar varias vezes porque tem de se esperar que vão saindo e não mata os que ainda estão nos ovos.
No início do Verão tive uma infestação de bichos que correspondem à descrição da Nitara, em pouco tempo aquilo passou a milhares
e eram muito pequenos para as tartarugas os comerem.
Na altura pensei que fosse a água demasiado carregada de porcaria(o que é estranho pois estava clara e eu até tiro bastante água todos os dias para as plantas
) , mudei a água toda e passei as esponjas dos filtros por água a ferver... reapareceram dias depois, voltei a fazê-lo, mas como naquela altura já consegui arranjar meti lá umas 20 gambúsias e nunca mais vi nenhum... nem sei se desapareceram com a segunda limpeza completa se com os peixitos... e para meu espanto as tartarugas ainda não comeram um peixe
aquilo salta que se farta e elas parece que se cansaram de as perseguir, agora tenho é de também lhes dar comer
Pela pesquisa que fiz aos bichos que o Deadman disse não consegui ter a certeza, mas são muito parecidos.

Na altura pensei que fosse a água demasiado carregada de porcaria(o que é estranho pois estava clara e eu até tiro bastante água todos os dias para as plantas

Pela pesquisa que fiz aos bichos que o Deadman disse não consegui ter a certeza, mas são muito parecidos.
-
- Membro
- Registado: terça set 14, 2010 12:24 pm
- Localização: Djimmy, Kitty, Cocas, Spooky, Dódó, Billy, Sunny, Sammy.
Já tive disso no meu lago, quando aconteceu fiz a muda da água logo, não voltaram a aparecer. E eles apareceram porque um amigo meu teve a linda ideia de por uma planta daquelas dos sapos ( não sei o nome, aquelas od se ve os sapos a saltarem de folha para folha por cima de água), e ficou cheio dessas coisas!
A minha assinatura não é nada disto!
Penso que o Apalone tem razão, podem ser nematodos, o melhor é pedir o conselho a um veterinário e talvez fazer uma desparasitação.Apalone Escreveu:São nematodos, desinfectando o aqua com sal ajuda mas depois como estão nos intestinos dos bichos voltam a aparecer com as fezes. Não é que façam muito mal mas como são centenas e apesar de serem milimetricos dão mau aspecto. Há peixes que os comem, eu usei gambuzias mas não resultou. Só consegui usando Nematol da Sera mas tem de se usar varias vezes porque tem de se esperar que vão saindo e não mata os que ainda estão nos ovos.
Postei apenas para dizer que depois de toda a água retirada e todos os filtros e objectos limpos, os vermes parece que não apareceram mais. Pelo menos, já passou uma semana desde que as limpei e ainda não vi nenhum bichito.
Antes da limpeza só se viam fiozinhos brancos e quando abri os filtros e enxaguei as pedras então aí é que veio um '' Verme Power ''. Fiquei boquiaberta com a quantidade.
Mais uma vez, obrigado a todos os que me ajudaram neste tópico.
Antes da limpeza só se viam fiozinhos brancos e quando abri os filtros e enxaguei as pedras então aí é que veio um '' Verme Power ''. Fiquei boquiaberta com a quantidade.
Mais uma vez, obrigado a todos os que me ajudaram neste tópico.