Dundee, o Dragão Barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

terça set 27, 2011 3:31 pm

Olá a todos.

Participo pela primeira vez neste fórum, mas já a bastante tempo que pesquiso acerca de repteis, vindo inevitavelmente aqui parar muitas vezes. A minha pesquisa mais profunda já vem sendo feita a alguns meses, até que eu e o meu companheiro estivéssemos minimamente preparados para poder receber em nossa casa um Dragão Barbudo.
Somos "pais" deste bebé à apenas 3 dias, mas há duvidas e incertezas que vão surgindo apesar de todas as pesquisas. Normalmente encontro as respostas às minhas questões - agora o receio é de estar a fazer algo mal que devido à inexperiência. Vou por isso sujeitar-me às vossas opiniões, pois pelo que já vi, cortam o mal pela raíz...ui ui, qual será o nosso veredicto.

Cerca de 2 semanas antes de irmos buscá-lo começámos a reunir o material todo, que ligámos durante 24h para verificar as temperaturas que registava. Entretanto fomos busca-lo no sábado passado - ele nasceu 8 dias antes, a 16 de Setembro.

Imagem

Para começar, o terrário (foi durante muitos anos um aquário de tartarugas) tem aprox. 70cm comprimento x 35 profundidade x 35 altura, o que acho bom enquanto ele for pequeno. Como é todo de vidro, no orifício que a tampa tem para uma luz de aquário, colocámos uma rede para ter circulação de ar - é aí q estão fixas a lâmpada de UV e a de calor. No basking spot a temperatura chega aos 40º, enquanto que do lado mais frio fica a cerca de 28º (será demasiado?) Durante a noite temos desligado ambas, pois na primeira noite, poucas horas depois de o ver adormecer, fui encontra-lo escondido por baixo do papel que cobria o fundo do terrário. Desliguei a luz e à medida que a temperatura ia descendo (manteve-se toda a noite entre os 23º e os 26ºC), ele ia-se destapando. As duas ultimas noites eu desliguei ambas em simultâneo e ele já dormiu tudo de seguida em cima do tronco – o que me leva a crer que está confortável. (corrijam-me por favor se algo estiver incorrecto)
Imagem
Temos deixado larvas de búfalo e tenébrio disponível (este último ainda não o vi comer, acho que são ainda grandes para ele), mas só hoje encontrei aqui num tópico a referir que apenas devemos dar até que ele não aceite mais. De qualquer modo deixo também disponíveis no comedouro legumes – já comeu cenoura, broculos e banana, mas o que ele mais gosta são mesmo os bróculos. Também gosta muito de baratas, mas estas só damos quando podemos ficar a observar, pois as sacaninhas conseguem trepar pelo silicone da junção dos vidros, até à tampa, enfiando-se na frecha entre o plástico e o vidro – não vi nenhuma sair efectivamente do terrário, mas a ultima coisa que quero é baratas pela casa a passear… lol (alguma solução quanto a isto?)
Esta semana vamos comprar grilos para ver como se porta o(a) menino(a).

Estou bastante atenta (o máximo possível, já que trabalho), a tudo o que possa registar do crescimento (peso, comprimento, alimentação, necessidades), pois ele é ainda tão pequeno que tenho receio que a nossa inexperiencia possa levar a cometer algum erro. Daqui a uns tempos vamos levá-lo a um veterinário de repteis que temos perto de nós. (sou mãe galinha…) Vamos manipulando-o para que se habitue ao nosso contacto (não apenas para alimentar), mas por agora apenas q.b., já que tem tanta coisa a que se habituar e não queremos que entre em stress sem necessidade. Mas estou de certo modo descansada porque ele parece activo e saudável, e até já se pôs a empinar a cauda virado para o dono (este movimento é sinal de defesa de território, certo?)
Também já verifiquei que eles são grandes observadores e também ouvem muito bem. Atrevo-me até a a supor que ele gosta de me ouvir tocar piano, pelo modo atento que ele me ia observando enquanto eu treinava umas musicas..lol

Bom, perdoem-me o testamento. Espero vir a aprender mais convosco. Já agora, conseguem dar-me uma ajuda a identificar a fase da coloração? Não consigo perceber, através das imagens e tabelas que já pesquisei, a que aspectos atribuem as classificações.
Obrigada!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

terça set 27, 2011 5:50 pm

Acho que tem um db lindo e esta tudo correcto
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
VeraG
Membro Veterano

terça set 27, 2011 5:58 pm

Obrigada Ricardo. É bom saber :D
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

terça set 27, 2011 6:15 pm

VeraG Escreveu:Obrigada Ricardo. É bom saber :D
De nada :D
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Gojira4Ever
Membro
Registado: quinta jul 21, 2011 8:50 pm

terça set 27, 2011 7:21 pm

muito fixe!!!
xguita
Membro Júnior
Registado: quinta mai 03, 2007 4:38 pm

terça set 27, 2011 7:29 pm

Parabéns pelo Dragão. Com esse tamanho comprem micro-grilos o meu pelo menos adorava quando lhe dava (ás vezes acabavam) LOL. Acho que 100 devem dar para uma semana LOL.
Fand
Membro
Registado: quarta jun 22, 2011 4:54 pm

terça set 27, 2011 7:43 pm

excelente DB, tenho um muito parecido ;)
27.20.20 Pogona Vitticeps
cutxis
Membro Veterano
Registado: quarta fev 17, 2010 6:12 pm

terça set 27, 2011 8:02 pm

só não percebi se tem uma lampada UVB 10.0 o que é indispensável e cálcio e vitaminas no alimento vivo .
VeraG
Membro Veterano

terça set 27, 2011 11:03 pm

Sim a todas as questões :)
VeraG
Membro Veterano

quinta set 29, 2011 2:26 pm

Pessoal, gostava que me dessem umas opiniões.

O nosso DB (está connosco desde sábado passo e tem 15 dias de vida), tem estado cada vez mais activo, mas simultaneamente mais assustadiço. É normal? À parte disso está perfeitamente normal, come bem, faz as necessidades, fica no basking spot e afasta-se dele quando tem mais calor.

Opiniões?

Obrigada!
Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

sexta set 30, 2011 11:05 am

VeraG Escreveu:Pessoal, gostava que me dessem umas opiniões.

O nosso DB (está connosco desde sábado passo e tem 15 dias de vida), tem estado cada vez mais activo, mas simultaneamente mais assustadiço. É normal? À parte disso está perfeitamente normal, come bem, faz as necessidades, fica no basking spot e afasta-se dele quando tem mais calor.

Opiniões?

Obrigada!
Façam movimentos mais subtis... mais lentos e calmos.

Agora para ele, tudo é uma ameaça, é normal que ele se assuste e tenha medo.
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
VeraG
Membro Veterano

sexta set 30, 2011 2:10 pm

Polainas9 Escreveu:
VeraG Escreveu:Pessoal, gostava que me dessem umas opiniões.

Opiniões?

Obrigada!
Façam movimentos mais subtis... mais lentos e calmos.

Agora para ele, tudo é uma ameaça, é normal que ele se assuste e tenha medo.
obrigada - também colocámos papel de cenário a volta do terrário, pois como é todo de vidro pensámos que pudesse estar também a stressar por ver muito espaço a volta.
VeraG
Membro Veterano

segunda out 03, 2011 3:48 pm

Pessoal, já me informaram acerca de um Veterinário especializado em repteis na amadora.

Alguém que já conheça? Recomendam? Quais os valores por consulta? Sabem o nome da clínica/médico? Tem algum site?

Obrigada!!
VeraG
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 8:16 pm

alguem q possa dar uma ajuda, sff?
burn3r
Membro
Registado: domingo out 31, 2010 3:11 pm

terça out 18, 2011 11:40 am

tive a pesquisar na net. e podes tentar nestas.
http://www.pai.pt/clinicas-veterinarias/amadora/
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”