Pedra de cálcio faz mal à tartaruga?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta set 14, 2011 4:19 pm
Quando comprei a minha tartaruga o senhor da loja aconselhou.me a colocar a pedra de cálcio e assim o fiz e claro com o passar do tempo aquilo diminuiu de tamanho, e agora a tartaruga vai para lá dar dentadinhas naquilo, sei lá deve pensar que é comer..a minha questão é se isso não será prejudicial para ela ? Se ela retirar um bom bocado pode se engasgar certo?
se tiver uma dieta equilibrada e lampada de uvb a tartaruguinha de calcio nao ta ai a fazer nada
<a href="http://www.exoticos.org/forum/">http:// ... nbsp; forum de artropodes
Sim, pode engasgar-se. Pode optar por de vez em quando dar-lhe um osso de choco (aquelas "pranchas" brancas que costumam estar nas gaiolas dos pássaros). Parte aos bocadinhos.
Dê-lhe uma alimentação variada e vitaminas se for pequenita, lampada UVB e água quentinha.
Já agora qual é o espaço do aquaterrário?
Dê-lhe uma alimentação variada e vitaminas se for pequenita, lampada UVB e água quentinha.
Já agora qual é o espaço do aquaterrário?
osso de choco só a parte esponjosa(de dentro)
<a href="http://www.exoticos.org/forum/">http:// ... nbsp; forum de artropodes
-
- Membro Júnior
O espaço do aquaterrário tipo medidas não faço ideia, mas não é muito grande..tou a espera que ela fique maiorzinha pa fazer um áquário como deve ser..mas pk?
Para saber as medidas basta medir.scrisTina93 Escreveu:O espaço do aquaterrário tipo medidas não faço ideia, mas não é muito grande..tou a espera que ela fique maiorzinha pa fazer um áquário como deve ser..mas pk?

Para ela ficar maiorzinha e de forma saudável convém ter boas condições desde início senão não chega a maiorzinha como a maioria das tartarugas que as pessoas têm em casa.
Tem pelo menos lampada UVB, filtro e água quente? E alimentação, o que lhe tem dado?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm
Deaadman Escreveu:se tiver uma dieta equilibrada e lampada de uvb a tartaruguinha de calcio nao ta ai a fazer nada
Mmm... não concordo.
Normalmente as tartarugas pequeninas precisam de um suplemento de cálcio para constituirem uma carapaça como deve ser.
Não podemos esquecer que para além de todos os ossos (incluindo as costelas , que, embora possa não parecer, também as têm!) elas arcam ainda com toda a carapaça que é feita precisamente de osso e escamas.
Agora questão diferente é a quantidade de cálcio que há nessas pedras...
Ou mesmo o aproveitamento que se faz das mesmas.
NÃO INTERESSA PARA NADA ESTAR A INGERIR CÁLCIO SE ELE NÃO FOR ASSIMILADO PELO ORGANISMO , isto é se a tartaruga não for exposta a raios UVB ou a sol directo, o cálcio não é sintetizado , de nada ou de pouco servindo.
Aconselho pedra de cálcio em todos os aquas de tartarugas pequenas, ou osso de choco à disposição.
Quanto a engolirem ou melhor dizendo ENGASGAR, bem,... eu também posso ir na rua e cair-me um vaso em cima da tola... as probabilidades são quase as mesmas...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm
às vezes o tempo que ficamos à espera para fazer melhoramentos, é o tempo suficiente para elas morrerem, como BEM já disse o daddycool, a maior parte morre...scrisTina93 Escreveu:O espaço do aquaterrário tipo medidas não faço ideia, mas não é muito grande..tou a espera que ela fique maiorzinha pa fazer um áquário como deve ser..mas pk?

Bom dia "Carla"carlaviuva Escreveu: ...
Aconselho pedra de cálcio em todos os aquas de tartarugas pequenas, ou osso de choco à disposição.
Quanto a engolirem ou melhor dizendo ENGASGAR, bem,... eu também posso ir na rua e cair-me um vaso em cima da tola... as probabilidades são quase as mesmas...

num tópico do Pictus(se não estou em erro) li que as "tartaruguinhas/pedras de cálcio" eram desnecessárias pois o cálcio é dissolvido na água e, pouco é o que de facto é ingerido pela tartaruga, que é o que interessa.
Quanto ao engasgarem-se a engolir fragmentos da "pedra de cálcio", aquilo tem uma textura relativamente suave, não deverá ser muito fácil isso acontecer...

Quanto ao "osso" de choco, eu fervo algumas vezes(em águas diferentes), deixo secar ao Sol para aquilo não mofar, e depois fatio.
Como disse o Dead, eu também nunca dou a zona rígida, aquilo é muito duro e mesmo quando têm força para a partir(tartarugas maiores) aquilo fica em fragmentos muito afiados... nunca arrisquei.
-
- Membro Júnior
o Aquário tem termostato e luz uvb e quando tá bom tempo ponho-a ao sol na rua..o aquário n tem filtro porque é pequeno e portanto sou eu k mudo a água dia sim dia não ou no max 2 dias. A alimentação dela é sticks e aqueles camarõezinhos.E tenho umas vitaminas pa por na água mas como ela come muito bem não sei se é necessário.
-
- Membro Júnior
A minha tartaruga tem agora 2 meses e tou a pensar adquirir mais uma..mas ainda não sei..alguém me sabe dizer se será boa ideia..ja li por aí que muitas vezes as tartarugas andam à pancada uma com a outra e a mais velha não deixa a outra comer e não quero que isso aconteça..algum conselho?
Boa tarde ScrisTina
,
os camarõezinhos/gammarus devem ser dados apenas como goluseima, se não der não se perde nada.
De que espécie é a tartaruga que tem?
Relativamente a comprar outra... se a diferença de tamanhos for grande, pode correr mal.
Se a intenção for fazer companhia à outra, as tartarugas(maioria) não se importa de não ter companhia.
Além disso tem que ter em conta o espaço que elas vão exigir quando adultas!

os camarõezinhos/gammarus devem ser dados apenas como goluseima, se não der não se perde nada.
De que espécie é a tartaruga que tem?
Relativamente a comprar outra... se a diferença de tamanhos for grande, pode correr mal.
Se a intenção for fazer companhia à outra, as tartarugas(maioria) não se importa de não ter companhia.
Além disso tem que ter em conta o espaço que elas vão exigir quando adultas!

-
- Membro Júnior
Olá acho que é uma hieroglifica, e se comprar outra depois claro ia fazer um aquário maior ..eu sei que as tartarugas não são cães e que não precisam de muita companhia mas fico com pena dela porque durante o dia todo ela ta sozinha e talvez com uma companheira ficasse mais entretida xD Eu não sei se a diferença de tamanho será muita porque afinal de contas ela tem só 6 cm e quando a trouxe tinha 5 portanto calculo que se comprar outra terá aproximadamente esse tamanho.