Apresentação / Alergias transmitidas por répteis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Reppie
Registado: quarta nov 23, 2011 9:24 am

quarta nov 23, 2011 12:27 pm

Bom Dia

Em primeira instância cabe-me formalmente proceder às devidas apresentações:

Tenho 28 anos sou de Vila Nova de Famalicão e este fórum magnifico tem sido a minha companhia nocturna desde a ultima semana.

Tudo começou à muitos anos atrás quando os meus pais na altura rejeitaram-me oferecer uma Iguana… E felizmente que assim foi, hoje estou certo que na aquela altura não tinha maturidade nem disponibilidade para tamanha dedicação que se exige a qualquer réptil.

Agora que tenho a minha casa quase pronta, mais maturidade (pouco mais :D ) decidi há aqui umas semanas, estudar a possibilidade de ter como “PET” um réptil.

O 1º passo foi proceder a uma abordagem superficial das todas as espécies, exigências das mesmas, facilidades, limitações, vantagens, desvantagens etc…

O 2º Passo foi sondar os restantes habitantes da casa que irão partilhar comigo, dessa sondagem tive os seguintes resultados:
Os ciclideos Africanos não se manifestaram :D
A minha namorada como único requisito exigiu que fosse amistoso, pouco agressivo e não fosse objecto de apreensão pelas visitas.

No 3º Passo efectuei pesquisa mais aprofundada e seleccionei a espécie de acordo com os gostos pessoais e com as necessidades do PET, alimentação, espaço, comportamento.
A selecção influi no Dragão Barbudo;
- O espaço não é limitação, como estou a mobilar a casa, acreditem que fica mais barato um terrário com 300cm x60 cm x 80 cm, do que um aparador em Wenge, (para não falar da utilidade e beleza).
- A alimentação acredito que inicialmente poderá ser uma entrave, (enquanto não dominar as técnicas de criação de insectos), este é o aspecto que ainda tenho de estudar melhor !!!
- A minha namorada adorou as características e a aparência do Réptil, os ciclideos novamente não se manifestaram.

Antes da decisão final efectuarei um teste de criação de grilos e indagação pelas lojas de animais a fim de aferir a regularidade de fornecimentos de insectos vivos para alimento, e analisar essa possibilidade em detrimento da criação. Se não forem assegurados com regularidade deverei optar pela criação (que gostava de evitar por ter receio de enquanto não tiver experiencia poder alguma coisa correr mal).

Outra questão que tenho de assegurar antes de avançar com este “processo” (julgo que esta decisão é feita por processos distintos que devem ser bem ponderados e medidos), prende-se com o facto de a minha namorada ser asmática, e contribuir para algumas crises asmáticas algumas alergias ao cheiro de animais, nomeadamente fruto da caspa dos gatos, o próprio pólen das árvores…

Perante estes assuntos solicito a V/ ajuda nestas duvidas iniciais seguintes:

Os dragões barbudos, quando devidamente alimentados e higienizados, produzem algum tipo de odor forte ou incomodativo? Será que a muda de pele poderá provocar alergias? Libertará algum odor?

Na Zona de Braga/Famalicão conhecem lojas que garantam fornecimentos de alimento vivo com regularidade?

Agradeço desde já a disponibilidade para partilharem V/ experiencias.
Reppie

quarta nov 23, 2011 1:09 pm

O que eu vou tentar fazer para teste de aliemntação é isto (parecido com que se encontra no Topic Sugestões):

http://www.youtube.com/watch?v=YxRUp2JI ... re=related
Niblit
Membro
Registado: domingo mar 14, 2010 4:17 pm

quarta nov 23, 2011 1:52 pm

Tenho a minha dragoa no quarto onde durmo e cheiro nunca foi problema. Uma coisa muito boa nos dragão é que quando estão de boa saude só fazem as necessidades uma vez por dia e por norma sempre no mesmo sitio do terrário. Basta pores papel de cozinha e quando ele fizer o que tem de fazer ... deitas fora e poes uma folha nova. A mudança de pele tambem não tem nenhum odor. Em termos de sujidade, a pele vai saido as lascas por assim dizer... nessa altura um banho quente ajuda o dragão a mudar a pele e ajuda vocês a eliminar a sujidade.
Reppie

quarta nov 23, 2011 2:07 pm

Obrigado. Niblit

Mais informação acrescida para a minha tomada de decisão.
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

quarta nov 23, 2011 3:11 pm

Quanto a cheiros do DB penso que não terás qualquer problema.
Agora...aviso te já que criar grilos é muito mal cheiroso :lol: :lol:

p.s: É porreiro ver alguém assim empenhado antes de adquirir um réptil :wink:
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

quarta nov 23, 2011 4:06 pm

Boas e antes de mais bem-vindo!

Partilho contigo grande parte do historial: desde muito pequena que queria ter uma iguana e felizmente nunca me satisfizeram o capricho, o que hoje também reconheço ter sido o melhor precisamente pelos mesmos motivos - maturidade, conhecimento, disponibilidade (financeira principalmente).

Entretanto (e aqui respondo já a uma das tuas dúvidas), a vida pregou-me uma partida: apesar de ser asmática tive dois gatos desde os 3 anos sem ter grandes problemas de alergias...até que aos 20 anos ganhei uma enorme alergia (basta estar no mesmo espaço que fico com um ataque de asma assustador), ficando imune apenas aos meus...quando esses faleceram acabou a minha vida de cat-keeper o que foi um grande desgosto para mim. Na altura que as crises começaram, lembro-me da minha alergologista me dizer que os repteis não têm qualquer consequência para os alérgicos. Portanto podem estar totalmente descansados quanto a esse ponto.

Quando comprei casa já era ponto assente que iria para lá um réptil e até ficou logo na mudança tudo pronto, já que eu tinha um aquário que tinha pertencido a duas tartarugas guardado para o efeito. O marido não levantou problemas, pois ele também fazia questão de ter um réptil, mas começou a querer puxar-me para os Dragões, já que um amigo nosso tinha tido um. Eu torcia o nariz porque não conhecia o bicho mas como não sou assim tão teimosa dei o braço a torcer e permiti-me a colocar a hipótese. Comecei então a pesquisa, e apaixonei-me por estes animais fantásticos. São até mais vantajosos para quem começa a lidar com repteis – com exigências de manutenção ligeiramente mais simples que os das iguanas, menos temperamentais e menos agressivos (isto segundo opiniões que fui recolhendo principalmente aqui no fórum, espero não ferir susceptibilidades, mas são opiniões deixadas por terceiros :P )

Agora informem-se já muito acerca de como fazer criação de baratas e grilos, pois como base da alimentação dos DB em crescimento, irá sair bem mais barato do que comprá-los. Vão aprender muito rapidamente que os Pogonas são muito… mas mesmo muito comilões!!! :-)
Nunca deixem de pesquisar porque é mesmo muito importante estar preparado para adoptar um “filho” destes. Tenham sempre care-sheets à mão porque há sempre aquele pormenorzinho que convém verificar no momento mais oportuno. Caso queiram conhecer o meu Dundee, que tem apenas 2 meses e pouco, podem visitar o tópico onde tenho anotado o crescimento dele desde os 8 dias (http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=92696) . :)

Boa sorte e postem novidades assim que tiverem. E fotos… aqui o pessoal é sedento por fotos!!! :P
Última edição por VeraG em quarta nov 23, 2011 4:51 pm, editado 1 vez no total.
Reppie

quarta nov 23, 2011 4:35 pm

Viva miguelabm

A questão do odor felizmente no DB, parece estar resolvido....

Quanto à criação de grilos....... e seu cheiro.... Vou mesmo fazer um pré-teste antes de avançar com todas as outras variáveis :D

Obrigado
Reppie

quarta nov 23, 2011 5:03 pm

Viva VeraG

Antes de mais agradecer a recepção :D

A tua resposta foi bastante util nomeadamente no que concerne às alergias (heheh mais um estágio ultrapassado no processo :D

Quanto à criação de alimento esse é uma das decisões que tenho pendentes em função de várias condicionantes, que no Sábado irei dissipar, (rondar as lojas de pet´s na àrea informar-me de preços e periocidade de existencia de alimento vivo, e depois de analisado, partir ou não para uma criação de alimento "teste" .

O teu Dundee está fantástico.

As fotos peço aos mais "sedentos", alguma paciencia pois não sei quanto mais tempo levará esta fase de "estudo" :D Possivelmente para no inicio do proximo ano, quanto tiver certezas da escolha a tomar, depois de ter um espaço criado e testado.
Como em tudo na vida não deveremos agir por impulso. :D
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quarta nov 23, 2011 5:28 pm

Não sei se compensará fazeres uma criação para um só dragão.

Eu nunca fiz de grilos mas dizem que é um cheiro terrível. Porque não dubias? São menos barulhentas, limpinhas e melhor alimento. Pelo menos é essa a opinião generalizada.

Cumptos
Reppie

quarta nov 23, 2011 5:43 pm

Viva Daddycool

Acredito que económicamente não trará grandes beneficios, contudo o que me preocupa é a relação beneficio/custo:

Tenho duvidas se encontrarei nas lojas alimento vivo de qualidade, como a que podemos criar...pois na criação caseira teria certezas da "gut-loaded"...

Agradeço a sugestão das dubias..... a maior dificuldade que tenho constatado e me tem preocupado mais, na aquisição do DB, é sem duvida a alimentação...
Niblit
Membro
Registado: domingo mar 14, 2010 4:17 pm

quarta nov 23, 2011 6:04 pm

Tenebrios e zophobas tambem são opção para criação em casa. Essencialmente só necessitam de farelo de trigo. Podes tambem acrescentar vegetais para lhe dar as vitaminas essenciais. Eu crio zophobas em casa e são das criações mais faceis de fazer

EDIT: e uns potes na varanda com Salsa, Coentros, Hortelã, Mangericão, e outras plantas tambem é otpimo. Alimentos acabados de apanhar é o ideal para um dragão :D
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta nov 23, 2011 6:10 pm

Ola Reppie. Gostei de ler a sua preocupação tanto com os outros, como com todos os parâmetros da vida do animal que ainda não tem. A maturidade anda de mão dada com a responsabilidade e é bom de ver.

Quanto as alergias no geral, não poderemos colocar todos os repteis na mesma caixa. Antes de mais, as alergias são provocadas normalmente por antigénios inócuos libertados e uma sobreresposta imunitária aos mesmos, que não se relaciona directamente e apenas com os cheiros em si. Ou seja, o mau cheiro dos grilos não irá provocar uma resposta alergica, ou mesmo o cheiro das fezes. Porém, existem substratos que libertam «pós» e o musk das cobras pode ainda ser alergeneo. Aí sim, pode haver algum problema, mas de pouca ou nenhuma gravidade e facilmente colmatavel.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta nov 23, 2011 6:13 pm

Depois de ler mais uns posts, lembrei-me que os substratos do tenebrio e zophoba podem também ser alergeneos pelas suas características porosas.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Reppie

quarta nov 23, 2011 7:15 pm

Viva Psynapse

Vou ter de poderar sériamente a criação de alimento vivo... Mas como refere que a gravidade é reduzida se optar por esta, antes realizarei uma pesquisa maior sobre esta matéria.

Obrigado
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta nov 23, 2011 8:01 pm

antes de mais bem vindo. se queres criar alimento vivo esquece tenebrio e grilos, o que queres sao mesmo baratas argentinas, aconselho a comprares ja adultas, na loja [Editado pela moderação] por exemplo e depois esperas uns tempos e ja tens muitas crias.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”