Em primeira instância cabe-me formalmente proceder às devidas apresentações:
Tenho 28 anos sou de Vila Nova de Famalicão e este fórum magnifico tem sido a minha companhia nocturna desde a ultima semana.
Tudo começou à muitos anos atrás quando os meus pais na altura rejeitaram-me oferecer uma Iguana… E felizmente que assim foi, hoje estou certo que na aquela altura não tinha maturidade nem disponibilidade para tamanha dedicação que se exige a qualquer réptil.
Agora que tenho a minha casa quase pronta, mais maturidade (pouco mais

O 1º passo foi proceder a uma abordagem superficial das todas as espécies, exigências das mesmas, facilidades, limitações, vantagens, desvantagens etc…
O 2º Passo foi sondar os restantes habitantes da casa que irão partilhar comigo, dessa sondagem tive os seguintes resultados:
Os ciclideos Africanos não se manifestaram

A minha namorada como único requisito exigiu que fosse amistoso, pouco agressivo e não fosse objecto de apreensão pelas visitas.
No 3º Passo efectuei pesquisa mais aprofundada e seleccionei a espécie de acordo com os gostos pessoais e com as necessidades do PET, alimentação, espaço, comportamento.
A selecção influi no Dragão Barbudo;
- O espaço não é limitação, como estou a mobilar a casa, acreditem que fica mais barato um terrário com 300cm x60 cm x 80 cm, do que um aparador em Wenge, (para não falar da utilidade e beleza).
- A alimentação acredito que inicialmente poderá ser uma entrave, (enquanto não dominar as técnicas de criação de insectos), este é o aspecto que ainda tenho de estudar melhor !!!
- A minha namorada adorou as características e a aparência do Réptil, os ciclideos novamente não se manifestaram.
Antes da decisão final efectuarei um teste de criação de grilos e indagação pelas lojas de animais a fim de aferir a regularidade de fornecimentos de insectos vivos para alimento, e analisar essa possibilidade em detrimento da criação. Se não forem assegurados com regularidade deverei optar pela criação (que gostava de evitar por ter receio de enquanto não tiver experiencia poder alguma coisa correr mal).
Outra questão que tenho de assegurar antes de avançar com este “processo” (julgo que esta decisão é feita por processos distintos que devem ser bem ponderados e medidos), prende-se com o facto de a minha namorada ser asmática, e contribuir para algumas crises asmáticas algumas alergias ao cheiro de animais, nomeadamente fruto da caspa dos gatos, o próprio pólen das árvores…
Perante estes assuntos solicito a V/ ajuda nestas duvidas iniciais seguintes:
Os dragões barbudos, quando devidamente alimentados e higienizados, produzem algum tipo de odor forte ou incomodativo? Será que a muda de pele poderá provocar alergias? Libertará algum odor?
Na Zona de Braga/Famalicão conhecem lojas que garantam fornecimentos de alimento vivo com regularidade?
Agradeço desde já a disponibilidade para partilharem V/ experiencias.