Saramantiga?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta nov 25, 2011 5:57 pm

Olá,

Será que me podem ajudar a identificar esta espécie?

Imagem

Todos os dias de manhã me aparecem estes bicharocos pelo quintal. São particularmente bonitos com a lista dorsal encarnada e as arcadas sobre os olhos de um azul intenso.Têm ar de ser uma saramantiga mas a côr é diferente das usuais nesta zona, preta com manchas amarelas ou então esverdeadas com 2 bandas longitudinais acastanhadas sobre o dorso. Também me está a fazer confusão o facto de estarem a aparecer, tão pequeninas nesta altura do ano. As outras deste tamanho aparecem lá para Março.
Maria João
grishnackh
Membro
Registado: quarta ago 18, 2010 1:55 pm

sexta nov 25, 2011 6:10 pm

Triturus marmoratus
É um tritão marmoreado, nesse caso uma fêmea se não me engano. Um dos animais mais bonitos da nossa fauna (se não o mais bonito) na minha opinião. Tenho pena de nunca ter visto nenhum :(

PS: As outras pretas e amarelas que referiste são salamandras comuns, Salamandra salamandra, e as outras não sei ao certo, mas talvez Salamandra lusitanica ou outro tritão.
Porra estas a deixar-me com uma inveja :lol:
Só eu é que não vejo esses bichos :evil:
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta nov 25, 2011 6:40 pm

Então vou carregar mais um pouquinho a essa inveja. Algumas das minhas janelas vão até ao chão. As salamandras (comuns e lusitanica) só entram no páteo nas vésperas de dias de muita chuva no fim do Inverno. É particularmente engraçado estar na sala a ver tv e olhar por uma dessas janelas e ver uma série de saramantigas, umas muito grandes e outras pequeninas, lado a lado, distanciadas poucos cm umas das outras, a olharem para dentro de casa. Acho que a luz da sala as atrai. É uma pena o flash da máquina refletir no vidro e não deixar ver a coisa.

Outra coisa, os tritões são assim tão pequenos ou estes que me têm aparecido são juvenis? Como os encontro de manhãzinha, ou debaixo da pá do lixo ou encostados ao balde de lavar o chão, tenho-os transportado lá para fora (jardim) e deixo-os encostados aos vasos, depois de ter verificado que não se encomtram aranhas grandonas por perto. Eles são tão pequeninos que tenho receio que as aranhas que tenho por cá lhes façam fazer mossa.
Maria João
grishnackh
Membro

sexta nov 25, 2011 6:54 pm

:evil: :evil: :evil: :evil:
É o mal de viver na cidade, só se vê prédios, carros e pessoas...

Esses que diz devem ser juvenis, pois essa espécie ainda cresce um pouco, atinge um tamanho semelhante à Salamandra salamandra, os machos adultos têm uma crista muito bonita e são maioritariamente aquáticos, se não estou em erro.
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta nov 25, 2011 6:58 pm

Já vi que os tritões podem atingir os 18 cm e os machos em época de acasalamento têm crista ao longo do dorso - devem ficar impressionantes. Devia tê-los deixado perto dos charcos e não no jardim que é bastante mais seco. Espero que se tenham conseguido deslocar-se sem perigo para as zonas húmidas.

Vi também que as salamandra lusitanica se encontram em extinção. Curiosamente são as que aparecem por cá em maior quantidade. Ainda bem que aparecem apenas à noite, hora a que os gatos e cães ficam fechados em casa. Assim não há perigo de serem caçados.
Maria João
grishnackh
Membro

sexta nov 25, 2011 7:00 pm

mjoaomarques
Membro Veterano

sexta nov 25, 2011 7:07 pm

Obrigada.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta nov 25, 2011 9:04 pm

E agora mesmo, ao sacudir a toalha do jantar encontro no quintal, novo tritão (penso que não me engano), desta vez um de ventre laranja.

Imagem

Imagem

Este é mais comum e aparece na parte oeste de Portugal Continental.
Lá fui pô-lo ao pé de um dos charcos :roll:
Maria João
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

sexta nov 25, 2011 10:52 pm

Os de ventre laranja são muito bonitos. Grande sorte mas a lusitanica em grande quantidade nas Caldas acho difícil. Já estou desatualizado nos nomes mas se for a Chioglossa lusitanica é melhor jogar no euromilhões. :D
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sábado nov 26, 2011 12:45 am

Que sorte -.-" :D Eu nesse aspecto não é muito de répteis custumam aparecer é muitos oriços cacheiros no meu quintal e cobras das grandes já apanhei com cada cagaço :lol:
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sábado nov 26, 2011 2:07 am

Fantástico! Mora numa zona muito rica a nivel de caudatas, desfrute :)
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sábado nov 26, 2011 2:10 am

Vi também que as salamandra lusitanica se encontram em extinção. Curiosamente são as que aparecem por cá em maior quantidade.
Tem a certeza q é Chioglossa lusitanica? Quando puder tire uma foto, para podermos confirmar :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado nov 26, 2011 5:17 pm

Que linda!!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado nov 26, 2011 6:23 pm

Rikass Escreveu:Que sorte -.-" :D Eu nesse aspecto não é muito de répteis custumam aparecer é muitos oriços cacheiros no meu quintal e cobras das grandes já apanhei com cada cagaço :lol:
os tritões não são répteis, são anfibios! :wink:
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

domingo nov 27, 2011 12:05 am

Sim, Fail :oops: Lol mas sabem o que quis dizer 8)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”