Saramantiga?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

domingo nov 27, 2011 12:05 am

Sim, Fail :oops: Lol mas sabem o que quis dizer 8)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo nov 27, 2011 9:27 pm

JaimeSousa Escreveu:
Vi também que as salamandra lusitanica se encontram em extinção. Curiosamente são as que aparecem por cá em maior quantidade.
Tem a certeza q é Chioglossa lusitanica? Quando puder tire uma foto, para podermos confirmar :wink:
Quase 100% certa. E sim, tirarei fotografias, com todo o gosto. As salamandras costumam entrar no páteo no fim do Inverno, não nesta altura. Sinceramente nunca tinha reparado nos tritões.
O meu terreno é muito húmido, tem minas de água, e por isso tenho relas, sapos, cágados, salamandras e pelos vistos, também tritões. Mas desde há alguns anos, no Verão, o charco seca. Nessas alturas, para onde irão os bicharocos, ficarão enterrados? É que a distância da minha casa até ao ribeiro ainda é grande ...
Maria João
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

domingo nov 27, 2011 9:32 pm

[ :lol: quote="mjoaomarques"]E agora mesmo, ao sacudir a toalha do jantar encontro no quintal, novo tritão (penso que não me engano), desta vez um de ventre laranja.

Imagem

Imagem

Este é mais comum e aparece na parte oeste de Portugal Continental.
Lá fui pô-lo ao pé de um dos charcos :roll:[/quote]
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

segunda nov 28, 2011 2:11 pm

Mas desde há alguns anos, no Verão, o charco seca. Nessas alturas, para onde irão os bicharocos, ficarão enterrados? É que a distância da minha casa até ao ribeiro ainda é grande ...
Nos meses mais quentes, ou mais frios, em q n estão reunidas as condições para a sua actividade normal, estes animais estivam ou hibernam, respectivamente, refugiando-se em buracos, debaixo de pedras, troncos, entre a vegetação, etc. Não esquecer q muitas dessas espécies não são aquaticas, ou estritamente aquáticas, por isso basta q as noites sejam amenas e humidas para manterem a sua normal actividade.
Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

segunda nov 28, 2011 7:21 pm

Eu também sou das Caldas e nunca vi nenhum desses por cá... :cry:
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
mjoaomarques
Membro Veterano

quarta dez 07, 2011 6:05 pm

Hoje, depois do almoço, encontrei uma salamandra salamandra. Não entrou no meu páteo, estava a ser alvo das patadas da minha cadela e de alguns dos meus gatos. no jardim. Depois de a passasr por um fio de água (estava cheia de pêlos) e verificar que não estava lesionada, soltei-a ao pé dos charcos. Assim que ela se encontrou em erva alta, escondeu-se logo debaixo das raízes de um salgueiro. Espero que se mantenha a salvo.

Imagem

Imagem
Maria João
grishnackh
Membro
Registado: quarta ago 18, 2010 1:55 pm

quarta dez 07, 2011 7:41 pm

Isso é so para meter mais pirraça é? :twisted:
mjoaomarques
Membro Veterano

quinta fev 02, 2012 2:30 pm

Ontém à noite, depois do passeio com as cadelas, reparei que a meio da parede da ombreira da porta estava a subir este bicharoco:

Imagem

Imagem

Imagem

À primeira vista pareceu-me um tritão macho marmoreado mas não é preto e verde e sim amarelo e cinzento acastanhado, falta-lhe a risca dorsal vermelha, as arcadas supraciliares não são azuis e nas fotografias não se vê, mas o da fotografia do post inicial tinha o ventre preto com pintas minúsculas bejes e este tem o ventre beje acastanhado uniforme com uma mancha mais escura na região anal.

Estou sem conseguir identificá-lo. Ajudam-me, por favor?
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano

quinta abr 19, 2012 6:07 pm

Esta madrugada, o meu quintal andava num virote com a chuva e a ventania. Quando saí, aproveitei para arrumar as cadeiras e os alguidares que tinham voado. Num dos alguidares, encontrei um "inquilino" bem engraçado, um sapeco pequenino. Penso que seja uma rã ibérica; estou certa?

Imagem
Maria João
moskitos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 1:27 am

quarta abr 25, 2012 12:16 pm

oh pa mas moras em que zona? eu na zona onde vivo é so vivendas e nao vejo anda disso... so encontrei no outro dia uma centopeia horrorosa no chao da minha cozinha e nunca por lá vi nenhuma das beldades que mostraste.
:)
<p>a minha boca hoje sabe a dia de chuva!</p>
mjoaomarques
Membro Veterano

terça set 25, 2012 11:50 pm

Quase um ano depois e após uns dias de chuva, eis que começam a surgir os primeiros visitantes. Desta vez um sapo (Bufo bufo).

Imagem

Imagem
Maria Jo&atilde;o
mjoaomarques
Membro Veterano

segunda nov 04, 2013 6:26 pm

Depois de quase um ano com a casa fechada e sem intervenção nos terrenos esperava encontrar répteis e anfíbios em grande número. Curiosamente, répteis só ainda vi uma falsa cobra (licranço) e nada de anfíbios. A partir de meados de Outubro é frequente as salamandras entrarem no quintal, em dias de chuva mas este ano não aparecem. Ontém ao fim da tarde ainda não chovia mas o tempo já estava muito húmido e as minhocas andavam numa azáfama a surgirem à superfície. Foi então que fui até ao charco e levantei um pouco as pedras e olhei para debaixo das raízes dos salgueiros que ladeiam as margens mas não vi nada, nem sequer cágados que ainda deviam andar por lá já que não fez frio suficiente para hibernarem. Pergunto aos entendidos. Será que o facto de não ter havido regas durante o Verão (costumam ser diárias e nos dias mais quentes, uma de manhã e outra à noite) os levou a mudarem de sítio ou pior, a não sobreviverem?
Maria Jo&atilde;o
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda nov 04, 2013 11:29 pm

Nos meses mais frios não é suposto anfíbios/cágados selvagens entrarem na época de brumar ou hibernar?
Skined
Membro Veterano
Registado: quarta jul 07, 2010 2:47 pm

terça nov 05, 2013 12:25 pm

Nao, os anfibios iniciam a sua actividade nos meses mais frios...
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça nov 05, 2013 1:21 pm

Ainda não está propriamente frio, deve ser essa a razão..
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”