Humidade Cobra do milho

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

jlscunha
Membro Júnior
Registado: domingo mai 16, 2010 12:16 am

quinta jan 05, 2012 11:07 pm

Boas pessoal,

Depois de bastante tempo em "luta" com os meus pais, lá consegui ter uma cobra :D

Como sou iniciante, preferi comprar uma cobra já crescida, tem 10 meses e assim salto aquela fase problemática de quando são pequenitas

Ela tem 71 cm e está num faunário da exo terra, temperaturas, esconderijos, plantas e troncos tudo em ordem.

Mas estou aqui com um pequeno (para já) problema... a humidade...

comecei por ter o bebedouro na parte fria e fazia a leitura da humidade na parte quente - tinha 40%
Depois meti o bebedouro no meio do faunário (apanha um bocado do cabo de aquecimento) e passei a fazer a leitura na parte fria - tinha 44%
Depois de várias leituras sobre o assunto vi que uma das maneiras era meter uma toalha húmida por cima do faunário na zona quente.
Fiz isso e tenho uma humidade, lida na parte fria, de 48%

Eu não queria andar a borrifar o faunário porque ainda tenho papel de cozinha como substrato e ao estar a borrifar, ele fica todo molhado...

Alguma sugestão?

Cumps
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

quinta jan 05, 2012 11:29 pm

que higrometro é?
jlscunha
Membro Júnior

quinta jan 05, 2012 11:40 pm

Deeaadman Escreveu:que higrometro é?
é um da loja dos chineses... aquilo dá a temperatura e dá humidade...

será do aparelho?
pelo menos a temperatura ele dá certo (confirmei com outras termometros)
Deeaadman
Membro Veterano

quinta jan 05, 2012 11:50 pm

de qualquer forma, se ela tiver acesso á agua mal não fará, na epoca da muda da pele, da lhe umas burrifadelas
jlscunha
Membro Júnior

sexta jan 06, 2012 12:04 am

Deeaadman Escreveu:de qualquer forma, se ela tiver acesso á agua mal não fará, na epoca da muda da pele, da lhe umas burrifadelas
O meu problema será quando chegar à altura da muda de pele... se já com alguns truques não consigo meter isto nos 60%, quando for para meter nos 75% vou-me ver à rasca...

E ao estar a borrifar o faunário, não faz mal o papel ficar molhado?
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sexta jan 06, 2012 3:01 am

jlscunha Escreveu:
Também sou novato nas cobras mas acho que não é muito saudável ter o substrato molhado. A pele da cobra em contacto permanente com a humidade do substrato pode desenvolver fungos e bactérias. Chama-se a isso "scale rot".

Acho melhor comprares um higrómetro de uma marca conhecida. Acho muito estranho teres a humidade tão baixa, ainda por cima no inverno. Eu tenho o problema contrário, a humidade do meu terrário está nos 80% e ainda não consegui baixa-la (mas estou a resolver o problema).

Tenta medir a humidade fora do terrário para ver se os valores variam. Talvez assim consigas determinar se o problema é do higrómetro.

Se o higrómetro está a funcionar bem então acho que vais ter um problema nos meses de verão quando a humidade é naturalmente mais baixa.
jlscunha
Membro Júnior

sexta jan 06, 2012 9:39 am

CH2O2 Escreveu:
jlscunha Escreveu:
Também sou novato nas cobras mas acho que não é muito saudável ter o substrato molhado. A pele da cobra em contacto permanente com a humidade do substrato pode desenvolver fungos e bactérias. Chama-se a isso "scale rot".

Acho melhor comprares um higrómetro de uma marca conhecida. Acho muito estranho teres a humidade tão baixa, ainda por cima no inverno. Eu tenho o problema contrário, a humidade do meu terrário está nos 80% e ainda não consegui baixa-la (mas estou a resolver o problema).

Tenta medir a humidade fora do terrário para ver se os valores variam. Talvez assim consigas determinar se o problema é do higrómetro.

Se o higrómetro está a funcionar bem então acho que vais ter um problema nos meses de verão quando a humidade é naturalmente mais baixa.
Logo à noite experimento o higrómetro fora do terrário, mas quase de certeza que os valores vão variar, só basta saber é se está correcto :P

Quanto a higrómetro de uma marca conhecida, este é fiável:
Imagem

e este:
Imagem
Deeaadman
Membro Veterano

sexta jan 06, 2012 1:22 pm

nenhum desses, compra digital, é mais caro mas muito preciso

os higrometros digitais da ultima marca que mostraste até são razoaveis, e têm combinação com termometro tambem
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta jan 06, 2012 3:04 pm

eu deixei de usar higrometros, é algo q a olho vesse bem a quantidade de agua necessaria
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta jan 06, 2012 3:07 pm

eu deixei de usar higrometros, é algo q a olho vesse bem a quantidade de agua necessaria
Deeaadman
Membro Veterano

sábado jan 07, 2012 1:23 pm

tambem uso :D
jlscunha
Membro Júnior

domingo jan 08, 2012 10:54 pm

Amanha já vou comprar isso.

O meu aparelho está a funcionar, mas não sei se está a dar os valores correcto :P

Outra coisa,
qual o tamanho máximo da cobra para estar no faunário?

nestes ultimo dias tenho andado um pouco constipado, hoje foi o dia de ela se alimentar e como sou o unico que tem coragem para isso tive que o fazer, limpei bem as mãos e tentei manter uma distancia da cobra para não haver qualquer tipo de contágio, mas estar constipado é mau para a cobra?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo jan 08, 2012 11:02 pm

Não ;)
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

segunda jan 09, 2012 1:45 am

jlscunha Escreveu: nestes ultimo dias tenho andado um pouco constipado, hoje foi o dia de ela se alimentar e como sou o unico que tem coragem para isso tive que o fazer, limpei bem as mãos e tentei manter uma distancia da cobra para não haver qualquer tipo de contágio, mas estar constipado é mau para a cobra?
A constipação/resfriado e a gripe são doenças causadas por vírus. Estas doenças são causadas por vírus transmissíveis entre pessoas e, em alguns casos, outros mamíferos e até mesmo aves. Desconheço se existem estudos sobre a transmissão de vírus humanos para répteis mas, dada a especificidade dos vírus, duvido que uma cobra possa ser infectada por vírus que afectem as pessoas.
Ainda assim não faz mal nehum em lavar as mãos antes de mexer na cobra. Mais importante ainda é lavar as mãos DEPOIS de mexer na cobra porque os répteis são portadores de salmonelas e essas sim, são transmissíveis às pessoas.
jlscunha
Membro Júnior

segunda jan 09, 2012 9:49 am

Ora ai está uma coisa que desconhecia...

E quanto ao tamanho da cobra? qual deve ser o máximo para um faunário da exo terra? (o maior)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”