Ajuda com plataforma para tartarugas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Xikor
Registado: sexta jan 13, 2012 3:24 pm

sexta jan 13, 2012 4:02 pm

Boas pessoal, estou com um pequeno problema.
depois de muita deliberaçao e de reunir €s sufucientes decidi comprar 2 tartarugas hieroglificas, antes de as comprar, li muito procurei por preços de material, e quando reúni em uma lista todo o material necessário...lá fui eu ás compras..
1o precisava de um aquario minimamente grande, lá encontrei uma promoção e arranjei um de 60x30x30, para uns tempos tem espaço suficiente.
depois comprei, lampada UVB 5.0 da exoterra de 13w, filtro, termostato, termometro, e uns adereços e decorações....
Fui pra casa montei tudo, puz tudo a trabalhar para aquecer a água e o filtro a trabalhar tb... no dia aseguir fui entao a uma loja de animais comprar os bichinhos...
neste momento só me faltava uma plataforma, e as tartarugas claro!!!
nesta loja onde fui só tinham dakelas plataformas flutuantes em cortiça e pareceu-me bem, lá comprei as tartas, comida para elas e a plataforma...
Qual não é o meu espanto quando reparo que o raio da plataforma está sempre molhada, já lá vai praticamente 1semana e ainda n secou, no dia que a montei ficou molhada pois passei-a bem por agua antes de a por no aquario, mas desde aí n secou...
sei que a plataforma para elas apanharem banhos de UV tem que estar completamente seca n é?
Devo ponderar comprar uma de outro material que não cortiça?

Obrigado e desculpem o testamento... cumps! :D
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta jan 13, 2012 7:19 pm

Eu pessoalmente prefiro plataformas que não flutuem de um lado para o outro.

Eu uso como parte seca o TetraTec Decofilter 300. As tartarugas cabem perfeitamente, mesmo esticadas. Para além disso é uma óptima decoração a imitar rochas. Tem ainda um filtro incluído.
Mas é um pouco caro ( adquiri a 60€ ).

Outras coisas que aconselho como parte seca:
- Pedras lisas. Pode adquirir numa loja plataformas de pedra polidas com ventosas para colar nos vidros. Há em vários tamanhos e formas ( redondas, rectangulares, etc. ). Ou pode trazer uma da rua.
- Troncos. Há troncos à venda nas lojas para a aquariofilia. A maior parte tem uma forma demasiado irregular e são demasiado finos para as tartas caberem. No entanto, se forem grandes e largos o suficiente podem perfeitamente constituir uma parte seca bonita.
- Plástico. Uma simples tampa de um taperware serve para fazer uma parte seca. Como não é uma opção muito decorativa, pode-se adicionar relva sintética.

Há muitas mais opções. As que mencionei foram as que já utilizei, mas neste assunto basta ter um pouco de criatividade, mas sempre com alguns cuidados ( atenção ao uso de produtos tóxicos como a cola, às arestas afiadas de certos objectos, a limpeza, etc. ).

Boa sorte :wink: .
Xikor
Registado: sexta jan 13, 2012 3:24 pm

sexta jan 13, 2012 7:30 pm

tenho k ver a melhor solução, até pk me parece k a cortiça está a deixar a agua um pko amarelada... mas elas curtem milhoes a plat, passam lá o dia... eu gostava era k esta se mantivesse seca.

logo depois de jantar vou ao c.comercial e ja trato de arranjar algo melhor ou entao comprar material no aki e eu mesmo faço uma plataforma para elas... pode usar-se madeira sem problema certo?

Obrigado pelas dicas..

cumps
MissMilu
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 2:16 pm

segunda jan 16, 2012 8:58 am

Eu já tive algumas plataforams que flutuam e tive tem que as segurar aos vidros com ventosas duplas caso contrário andam sempre a flutuar no aquário.
A plataforma actual que tenho da exoterra tem dois imans para se assegurar ao vidro, mas como o meu aquário é muito grosso tive de meter ventosas duplas e uma estratura em acrilico por baixo para a manter no sitio sem problemas.
Quando as tartarugas são pequenas é fácil de resolver mas quado começam a crescer já não é bem assim porque elas tb tem força.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”