É possível ter duas fêmeas Dbs juntas?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

zepedrowdp
Membro Júnior
Registado: quinta fev 16, 2012 5:15 am

quarta fev 22, 2012 5:33 pm

Fiquei curioso com uma coisa: é possível ter duas fêmeas Dbs juntas? As probabilidades de elas entrarem em conflito a longo prazo são altas ou baixas?

É só mesmo por curiosidade pois não tenciono comprar nenhum DB :P

[Tópico criado a partir de outro tópico publicado, mas que se encontra irregular e foi eliminado]
Rikasss
Membro
Registado: quarta fev 22, 2012 3:42 pm

quarta fev 22, 2012 5:38 pm

Acho que é igual tanto para casais como para db´s do mesmo sexo é mesmo por causa do território...Os agamas no geral são todos assim...Se quiser ver a discussão pode ver aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0
Antes de por os peixes no aquário: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=407
Rikasss
Membro

quarta fev 22, 2012 5:44 pm

O risco consiste no seguinte...Eles podem tornar-se territoriais de um momento para outro e matam-se, é assim eu já vi em várias lojas db´s juntos, mas quando dá cegada ás vezes vejo-os separado-os no dia seguinte...
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

quarta fev 22, 2012 6:04 pm

Sim, é possível (embora haja sempre também a possibilidade de haver brigas e consequente necessidade de separação), é no entanto necessário ter em conta que não trás absolutamente nenhuma vantagem para os animais que estarão constantemente em situação de stress e rivalidade tentando obter os melhores spots para aquecimento, alimentação, dormir, etc.

Tendo tudo isto em conta não faz sentido obrigar os animais a passar por situações destas se podemos ter apenas um exemplar, e os répteis em geral (na sua grande maioria) não necessitam de companhia e prosperam sem esta.

Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
zepedrowdp
Membro Júnior

quarta fev 22, 2012 11:22 pm

Pode-se dizer então que isto se aplica na maioria dos répteis comuns em cativeiro...

Os geckos preferem estar sozinhos ou acompanhados por outro?
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

quinta fev 23, 2012 12:42 pm

zepedrowdp Escreveu:Pode-se dizer então que isto se aplica na maioria dos répteis comuns em cativeiro...

Os geckos preferem estar sozinhos ou acompanhados por outro?
Depende...

Há geckos como o Lepidodactylus lugubris que vivem em grandes comunidades só de fêmeas (aliás, estes geckos são todos fêmeas). Os criadores dizem que os animais vivem supostamente melhor em cativeiro em comunidade. São bastante sociáveis e têm hierarquias no grupo e comunicam bastante vocalmente entre elas.
Há outros que às vezes nem em casais ou grupos de fêmes se dão, como os Rhacodactylus auriculatus, Tokays ou alguns Phelsuma que são altamente territoriais. Agressões entre casais e fêmeas não é muito incomum.

Se saíres dos geckos e entrares no "território" dos camaleões, então a situação ainda piora... nunca podes ter 2 camaleões a viver em comunidade. Apenas uma macho e uma fêmea durante um breve período para procriar e sempre muito controlados, porque pode dar para o torto (exceção feita aos Rampholeon que podem viver em comunidades de um macho e algumas fêmeas).

Cada caso é um caso, mas regra geral, répteis em comunidade é sempre um risco... pode dar certo, mas podes acabar com um animal em cada terrário.
xanolili
Membro Júnior
Registado: quinta fev 02, 2012 6:30 pm

quinta fev 23, 2012 3:01 pm

Eu tenho 2 iguanas e passados 3 dias de estarem juntos achámos melhor os separar,fora do terrário estão juntos mas no terrário cada 1 tem o seu.O macho punha a femea com stress de tal maneira que dormia virada para o acrilico,desde que os separamos,dormem muito bem ,até porque de inverno dormem com os donos para estarem sempre quentinhos,mas até ai cada 1 tem o seu lugar,o macho dorme mais perto da cara do dono a femea dorme mais para baixo,mas são felizes é isso que interessa.
zepedrowdp
Membro Júnior

quinta fev 23, 2012 3:07 pm

O_O

Eles não preferem dormir no terrário?
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

quinta fev 23, 2012 3:26 pm

xanolili Escreveu:Eu tenho 2 iguanas e passados 3 dias de estarem juntos achámos melhor os separar,fora do terrário estão juntos mas no terrário cada 1 tem o seu.O macho punha a femea com stress de tal maneira que dormia virada para o acrilico,desde que os separamos,dormem muito bem ,até porque de inverno dormem com os donos para estarem sempre quentinhos,mas até ai cada 1 tem o seu lugar,o macho dorme mais perto da cara do dono a femea dorme mais para baixo,mas são felizes é isso que interessa.
Olhem lá que iguanas não são os animais mais queridos que andam por aí! Já viste as consequências de um mordidela de uma iguana adulta? Levas pontos! Imagina então na cara!!
Não conheço bem Iguanas e nunca tive nenhuma, mas pelo que ouvi dizer, se uma delas se passa e morde a cara de um de vocês, nem quero ver...
Eu não arriscava...
Preferia aquecer-lhes o terrário à noite! :)
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta fev 23, 2012 3:53 pm

xanolili Escreveu:Eu tenho 2 iguanas e passados 3 dias de estarem juntos achámos melhor os separar,fora do terrário estão juntos mas no terrário cada 1 tem o seu.O macho punha a femea com stress de tal maneira que dormia virada para o acrilico,desde que os separamos,dormem muito bem ,até porque de inverno dormem com os donos para estarem sempre quentinhos,mas até ai cada 1 tem o seu lugar,o macho dorme mais perto da cara do dono a femea dorme mais para baixo,mas são felizes é isso que interessa.
cada vez que leio os posts da xanolili, so me da vontade de....nem sei... :roll: :roll:

"dormem com os donos para estarem sempre quentinhos" - :o :o :o
tem consciencia daquilo que acabou de escrever ??? So tenho pena é das iguanas nao serem mais crescidas....

Como é que sabe que as iguanas estao felizes ??? abanam a cauda, é ?? ou abanam lhe a cabeça a dizer que sim? Ou entao devem fechar os olhos quando lhe da festinhas ??

existe com cada um.... :roll:
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
ReptilXxX
Membro Veterano
Registado: quinta out 21, 2010 1:26 pm

quinta fev 23, 2012 6:19 pm

Acerio nem sei se ei de chorar ou rir...
Quando as iguanas se passarem lhe arrancarem um bom bife ai vai preseber que nao sao crianças indefesas...
Rikasss
Membro

quinta fev 23, 2012 7:38 pm

As pessoas fazem o que quiserem sinceramente acho que ninguém tem haver com o que os outros fazem...Se vier a acontecer alguma coisa a user em causa, pronto de certeza que está informada... :?
ReptilXxX
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 7:41 pm

Eu estou apenas a alertar para o que pode ou não acontecer...
A partir dai fiz a minha parte.
Cumps
Isto ja ta a ficar "topic off",
Rikasss
Membro

quinta fev 23, 2012 7:44 pm

Pronto para quem não sabe uma iguana pode fazer isto:

http://www.deviantart.com/download/6716 ... Creep3.jpg

ou pior...
ReptilXxX
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 8:06 pm

Isso cheira-me a uma dentadinha de aviso, se estivesse mesmo passada (a iguana) poderia estar bem pior :wink:
Cumps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”