o
Moderador: mcerqueira
Pessoalmente acho melhor comprares um terrário. Dá menos trabalho e se for ("for" sem circunflexo, lol, private joke...) de uma marca conhecida, tens a garantia que vai funcionar para o animal.o0Telma0o Escreveu:Olá a todos!
Estou a pensar fazer um terrário home made para uma corn mas não tenho os utensílios necessários para toda a carpintaria e então ocorreu-me a ideia de o integrar no móvel da sala, do IKEA (http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/produ ... #/80071319 ), seria mais fácil e resolveria o meu problema da falta de espaço (a outra opção é coloca-lo em cima desse móvel).
Será uma boa ideia? Haverá alguma estante em madeiras que recomendem?
Sei que este tipo de material não é aconselhável por causa de se danificar com a humidade, mas eu iria inicialmente envernizar/impermeabilizar muito bem o espaço no móvel (sim com produtos seguros).
- Ficaria com as estranhas medidas de A0,34/L0,70/P0,39 (2 quadrados juntos do móvel)
- Pensei em forrar a base com um material isolante (ainda não escolhi),depois colocar a manta de aquecimento e por cima vidro ou um tabuleiro baixo amovível para facilitar a lavagem.
- O fundo seria de contraplacado mais um material isolante onde abriria os diferentes orifícios (para as lâmpadas, termómetro, ventilação e manta).
-Para a frente ainda não decidi se coloco vidro e calhas ou então dobradiças, tenho de estudar o que se torna mais funcional devido à possibilidade de colocar um tabuleiro em toda a base do terrário.
O facto de querer colocar algum material isolante em todo o terrário é para minimizar a dissipação do calor e tornar mais fácil a manutenção da temperatura, apesar de a madeira ter 1,53cm.
O termóstato ficaria sobre a manta de aquecimento, o termómetro digital sobre o vidro da base e o termómetro/higrómetro analógico na zona fria a meia altura.
Inicialmente iria colocar só uma lâmpada UV 0,2 mas já com um local preparado caso fosse necessário colocar uma de cerâmica.
Desculpem o testamento, mas preciso de opiniões de pessoas mais experts para saber se é uma boa ideia ou tem erros graves, visto que sou uma iniciante na matéria e não quero gastar mais a tentar poupar...
Obrigado pela atenção
Além disso acho que estás a exagerar com o isolamento. A madeira já é isolante suficiente. Para regular a temperatura chega o termoestato. E com tanto isolamento diminuis o volume interior do terrário.
E já agora, uma menina que gosta de répteis e bricolage

<p>O meu blog:</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=mkB6Vnp- ... > </p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=mkB6Vnp- ... > </p>
Era bom utilizar uma estante se quisesses fazer mais do que 1 terrario, mas isto é a minha opiniao.
Que idade tem a cobra? porquê não a colocas num faunário/caixa de arrumações.
Não é preciso tanto isolamento, nem lâmpada UVb e não me parece que seja preciso cerâmica, pelo menos, quando ela viver num espaço mais pequeno.
Como gostas de bricolage, se fosse eu arranjava 4 pedaços de madeira e ponha mãos à obra.
Que idade tem a cobra? porquê não a colocas num faunário/caixa de arrumações.
Não é preciso tanto isolamento, nem lâmpada UVb e não me parece que seja preciso cerâmica, pelo menos, quando ela viver num espaço mais pequeno.
Como gostas de bricolage, se fosse eu arranjava 4 pedaços de madeira e ponha mãos à obra.
boas eu acho que compensava mais fazer um terrário a parte e pors em cima, porque essas medidas para uma corn em adulto acho que devia ser um pouco maior, a não ser que depois tenhas a intenção de colocar outro reptil de menor porte, tirando isso acho que nao compensa..
Como a cobra do milho não precisa de humidades muito altas, não há assim grandes problemas com o tipo de madeira.
Eu li num fórum(reptilherp) que um user fez um terrario com Pallets de madeira e depois forrou-as com um plástico transparente, agora não sei que tipo de plastico é, se foi aquele de encadernar os livros ou um para os vidros do carro
Eu li num fórum(reptilherp) que um user fez um terrario com Pallets de madeira e depois forrou-as com um plástico transparente, agora não sei que tipo de plastico é, se foi aquele de encadernar os livros ou um para os vidros do carro
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
o0Telma0o Escreveu:(...) até porque quem tem um logo passa a ter 2 ou 3, é como as tatuagens!
(...)

Quanto á cobra, durante o primeiro ano é melhor num faunario pequeno e o mais simples possivel