o

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
o0Telma0o
Mensagens: 6
Registado: quarta fev 15, 2012 2:16 pm

terça fev 28, 2012 2:44 am

000
Última edição por o0Telma0o em sexta jun 15, 2012 10:06 pm, editado 1 vez no total.
CH2O2
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

terça fev 28, 2012 5:29 am

o0Telma0o Escreveu:Olá a todos!

Estou a pensar fazer um terrário home made para uma corn mas não tenho os utensílios necessários para toda a carpintaria e então ocorreu-me a ideia de o integrar no móvel da sala, do IKEA (http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/produ ... #/80071319 ), seria mais fácil e resolveria o meu problema da falta de espaço (a outra opção é coloca-lo em cima desse móvel).

Será uma boa ideia? Haverá alguma estante em madeiras que recomendem?

Sei que este tipo de material não é aconselhável por causa de se danificar com a humidade, mas eu iria inicialmente envernizar/impermeabilizar muito bem o espaço no móvel (sim com produtos seguros).


- Ficaria com as estranhas medidas de A0,34/L0,70/P0,39 (2 quadrados juntos do móvel)

- Pensei em forrar a base com um material isolante (ainda não escolhi),depois colocar a manta de aquecimento e por cima vidro ou um tabuleiro baixo amovível para facilitar a lavagem.

- O fundo seria de contraplacado mais um material isolante onde abriria os diferentes orifícios (para as lâmpadas, termómetro, ventilação e manta).

-Para a frente ainda não decidi se coloco vidro e calhas ou então dobradiças, tenho de estudar o que se torna mais funcional devido à possibilidade de colocar um tabuleiro em toda a base do terrário.

O facto de querer colocar algum material isolante em todo o terrário é para minimizar a dissipação do calor e tornar mais fácil a manutenção da temperatura, apesar de a madeira ter 1,53cm.

O termóstato ficaria sobre a manta de aquecimento, o termómetro digital sobre o vidro da base e o termómetro/higrómetro analógico na zona fria a meia altura.
Inicialmente iria colocar só uma lâmpada UV 0,2 mas já com um local preparado caso fosse necessário colocar uma de cerâmica.

Desculpem o testamento, mas preciso de opiniões de pessoas mais experts para saber se é uma boa ideia ou tem erros graves, visto que sou uma iniciante na matéria e não quero gastar mais a tentar poupar...

Obrigado pela atenção
Pessoalmente acho melhor comprares um terrário. Dá menos trabalho e se for ("for" sem circunflexo, lol, private joke...) de uma marca conhecida, tens a garantia que vai funcionar para o animal.

Além disso acho que estás a exagerar com o isolamento. A madeira já é isolante suficiente. Para regular a temperatura chega o termoestato. E com tanto isolamento diminuis o volume interior do terrário.

E já agora, uma menina que gosta de répteis e bricolage :o Parabéns :D
dare
Membro Veterano
Mensagens: 274
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

terça fev 28, 2012 9:50 am

Era bom utilizar uma estante se quisesses fazer mais do que 1 terrario, mas isto é a minha opiniao.

Que idade tem a cobra? porquê não a colocas num faunário/caixa de arrumações.

Não é preciso tanto isolamento, nem lâmpada UVb e não me parece que seja preciso cerâmica, pelo menos, quando ela viver num espaço mais pequeno.

Como gostas de bricolage, se fosse eu arranjava 4 pedaços de madeira e ponha mãos à obra.
Mike76
Membro
Mensagens: 198
Registado: segunda nov 09, 2009 9:54 pm

terça fev 28, 2012 11:36 am

boas eu acho que compensava mais fazer um terrário a parte e pors em cima, porque essas medidas para uma corn em adulto acho que devia ser um pouco maior, a não ser que depois tenhas a intenção de colocar outro reptil de menor porte, tirando isso acho que nao compensa..
o0Telma0o
Mensagens: 6
Registado: quarta fev 15, 2012 2:16 pm

terça fev 28, 2012 2:58 pm

000
Última edição por o0Telma0o em sexta jun 15, 2012 10:10 pm, editado 2 vezes no total.
dare
Membro Veterano
Mensagens: 274
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

terça fev 28, 2012 6:57 pm

Como a cobra do milho não precisa de humidades muito altas, não há assim grandes problemas com o tipo de madeira.

Eu li num fórum(reptilherp) que um user fez um terrario com Pallets de madeira e depois forrou-as com um plástico transparente, agora não sei que tipo de plastico é, se foi aquele de encadernar os livros ou um para os vidros do carro
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

terça fev 28, 2012 7:44 pm

o0Telma0o Escreveu:(...) até porque quem tem um logo passa a ter 2 ou 3, é como as tatuagens!

(...)
:twisted: :P 8)

Quanto á cobra, durante o primeiro ano é melhor num faunario pequeno e o mais simples possivel ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”