tartaruga :D
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 11, 2008 5:15 pm
Boas pessoal. tenho uma tartaruga heroglifica adquirida a pouco tempo gostava de saber se posso ter um aquario daqueles normais com um palmo de agua ?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Pode... se nele conseguir colocar um filtro, um termostato para manter a agua aquecida, um suporte para lampada UVB e spot e uma rampa com parte seca
e depois de tudo isso ainda continuar a ter espaço para a tartaruga nadar á vontade tanto em superficie como em profundidade.

-
- Membro Veterano
sim isso tenho tudo o aquario era de peixes. é aquele aquario normal. mas profundida tem suficiente.
-
- Membro Veterano
o aquario é um de 60cm por 30cm. coluna de agua ?
Um aquário com essas medidas não proporciona espaço suficiente para a tartaruga no futuro, uma vez que esta ronda os 25/30 cm quando adulta.FabioDaniel Escreveu:o aquario é um de 60cm por 30cm. coluna de agua ?
A coluna d'água é a altura da água desde o fundo do aquário até à superfície.
Este texto foi escrito por mim num outro tópico já antigo, mas como se aplica aqui, não iria estar a escrever tudo de novo. Deixo portanto aqui as dicas baseadas no meu conhecimento e experiência:
A lista das coisas necessárias:
Termostato
Lâmpada UVB 5.0
Ajuda a sintetizar a vitamina D nos ossos. É indispensável para uns ossos fortes e para prevenir descalcificações, deformações, fraquezas, entre outros problemas.
Filtro de limpeza
Mantem a água limpa. Aconselho filtros externos por várias razões. Deve ser limpo regularmente.
Três zonas: seca, superficial e profunda
Sempre aconselhei três zonas num aquaterrário: zona seca, zona superficial e zona profunda. Há quem diga que a zona superficial não seja necessária a tartarugas adultas, mas eu sempre coloquei uma pedra alta o suficiente para permitir às tartarugas colocarem a cabeça e metade da carapaça fora de água sem esforço.
Na parte profunda a minha coluna d'água sempre foi de 20 cm. Como a sua tartaruga ainda é pequena ( acho eu ) a coluna d'água pode ser menor. Deve ser grande o suficiente para permitir que as tartarugas estejam com todo o corpo dentro de água e nadem livremente.
Boa alimentação
A ração que eu aconselho como alimentação base é Tetra ReptoMin. Como suplementos pode dar carne crua, peixe cru, fruta e vegetais, gammarus ( raramente ) e larvas de tenébrio vivas ( muito raramente, devido ao seu alto teor de gordura ).
Boa limpeza
Uma limpeza total deve ser feita com alguma regularidade se o filtro for fraco. Eu no aquaterrário das minhas tartarugas tinha dois filtros, um externo e outro integrado na parte seca ( TetraTec DecoFilter 300 ) e fazia limpezas totais ( que inclui a limpeza de todos os objectos do aquaterrário, vidros, substrato, ... ) mensalmente. Sifonava o chão quinzenalmente. Os filtros limpava semanalmente.
Depois da troca total adicionava Tetra ReptoSafe.
Consultar o veterinário se for necessário
Deve haver sempre algum dinheiro reservado para qualquer acidente ou doença que a sua tartaruga tenha.
Muitas pessoas nunca contam com isto, pois são animais '' pequenos '' e não são cães nem gatos. Mas os acidentes podem acontecer e as doenças podem surgir e nestes casos uma ida ao veterinário é muitas vezes a única salvação dos animais.
Informação
Deve informar-se e pesquisar sempre mais sobre tudo o que envolve manter uma tartaruga hieroglífica, bem como as características específicas da espécie, etc.
O conhecimento nunca é demais e estamos sempre a aprender.
Assegurar um lar adequado
As tartarugas crescem bastante ( umas mais do que outras, dependendo da espécie ). As hieroglícas rondam os 25/30 cm.
Ter noção da longevidade da espécie
As tartarugas são animais com uma longevidade notável.
Uma coisa que eu tenho reparado é que quando crescem, ou alguém começa a fartar-se delas, são despachadas para o Jardim Zoológico, ou para um parque ou até para a loja de onde vieram.
Portanto, ter um tartaruga é um compromisso de longo prazo e deve-se ter noção disso.
Existem mais cuidados que deve saber, mas isto é o básico da manutenção de tartarugas. O resto aprende-se com o tempo e com a proópria experiência.
Boa sorte