venenosas ou não?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
animal-men
Membro Júnior
Registado: terça jan 13, 2004 3:54 pm

domingo jan 25, 2004 12:12 pm

peço desculpa por estar a colocar tantas mensagens, mas agora fiquei curioso em saber se as cobras que se vendem nas lojas de animais sao venenosas ou não???
elas ferram se nos nos formos meter com elas???

eu não gosto desses animais mas estou curioso em saber... digam o que acham por favor.

comprimentos
carlos
zoorassico
Membro Júnior
Registado: domingo mai 18, 2003 9:58 am

domingo jan 25, 2004 7:59 pm

Caro Animal

Tanto quanto sei não há lojas a vender serpentes venenosas, apesar de algumas espécies poderem ser comercializadas.

Nós na nossa loja tivemos uma serpente venenosa que vendemos no fim do ano passado por 95 euros, era uma Lioheterodon geayi, muito dócil e não era um animal perigoso, pelo menos não mais que um Escorpião ou uma Tarântula, era uma fêmea adulta e media cerca de 1,20 mts.

O veneno desta espécie não é muito tóxico para os humanos, ela não tem as presas dianteiras como as viperideas ou elafideas, em vez disso tem presas mais atrás o que dificulta a introdução do veneno com apenas uma mordida, necessita de mastigar para que o veneno seja introduzido.

Quanto a morderem se nos formos meter com elas, isso depende da espécie ou da sua disposição momentânea, há espécies que dificilmente morderão, mesmo sendo incomodadas, como a Lampropeltis getulus, outras são mais agressivas e precisam de ser manuseadas com mais cuidado como a Elaphe obsoleta. No entanto para serpentes nem sempre há regras, por exemplo esta semana enquanto humedecia o Terrário de uma Lampropeltis calligaster (Real da Pradaria) que tenho há 7 meses e sempre foi super dócil e tolerante, quase levava uma mordida pois a rapariga devia estar num dia NÃO.

No entanto uma mordida de uma cobra não é perigosa, desde que desinfectada, já levei algumas e apenas fica um pequeno picotado de sangue (se fôr uma mordida boa), pois os seus dentes são muito finos, não é doloroso e apenas se deve ter o cuidado de não puxar a cobra com força mas sim segurar a sua cabeça com jeito pois os seus dentes são ligeiramente virados para trás e se puxarmos podemos magoar a cobra ou rasgar a nossa pele.

Um abraço

Zoorássssssico
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”