DB - Apelo à opinião dos mais experientes / estudiosos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

segunda mar 26, 2012 3:37 pm

Há um assunto que tenho vindo a reflectir, pelo contacto diário com o meu DB e sobre o qual através da pesquisa na internet ainda não consegui encontrar esclarecimento.
Toda a informação que encontro sobre os DBs em ambiente doméstico são meros care sheets e não falam do relacionamento que é estabelecido entre DB e tratador - e estou perfeitamente ciente de que os repteis não são como os mamíferos em termos da ligação emocional que se pode estabelecer, por isso entendam por relacionamento toda a interacção que se estabelece entre eles e os seus tratadores.

A minha questão principal é se eles estabelecem empatia com os seus humanos, no sentido de reconhecerem-nos como os cuidadores, como "não-ameaça" e até como fonte de segurança.
O fundamento destas questões prende-se com alguns comportamentos que tenho observado e que fico na duvida se serão meras coincidencias ou se tem alguma logica na perspectiva da empatia com os donos.

A primeira situação ocorreu ainda ontem quando uma visita tentava cuidadosamente pegar nele (das minhas mãos para as da visita) e ele simplesmente saltou de volta para as minhas mãos e emaranhou pelo meu braço. Estavamos sentados no chão por isso ele podia simplesmente ter saltado para o chão e ter fugido para longe de nós pela divisão. Pode ser o reconhecimento de quem lhe é ou não lhe é familiar?

Outra situação, esta que já observei por algumas vezes, é ele estar pelo terrário, activo e atento, ao longo de uma tarde inteira (e por activo refiro-me a ora estar mais perto ora mais longe do basking spot, e não andar stressado), mas sempre na minha presença, enquanto eu estou a trabalhar durante no escritório onde está o terrário. Quando deixo de estar presente durante alguns minutos, ao voltar já ele se foi enfiar na toca e lá fica aninhado como que a relaxar. Aqui a minha questão é se de alguma forma ele pode apreciar o facto de estar acompanhado e por isso se deixar ficar cá fora ou se por outro lado fica cá fora para poder controlar bem onde andam os "seres grandes".

Podem parecer ridiculas as questões, mas não me podem julgar por querer compreender melhor o meu bichinho... Agradeço desde já a possiveis partilhas de ideias e experiências ou mesmo explicações fundamentadas que daqui possam surgir.
0.0.1 Pogona Vitticeps
geckolol
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 3:00 pm

segunda mar 26, 2012 5:49 pm

Eu nao sou expriente muito menos estudioso, mas mesmo assim vou dar a minha opiniao.
Os repteis nao sentem qualquer tipo de sentimentos pelos humanos alem de nos ver numa primeira fase como possiveis predadores, com o passar do tempo eles fazem uma associaçao entre o humano e o alimento, ou seja, eles com o passar do tempo vao associar a nossa presença ao alimento e deixam de nos ver como possivies predadores, dai eles ficarem mais tolerantes com a nossa manipulaçao sobre eles.

Agora isso do carinho e afecto nos DB ou em qualquer outro reptil é conversa a verdade é que fazem uma serie de associaçoes...é a lei da sobrevivencia.
<strong>&nbsp;R.I.P</strong> geckomorphs nunca ser&aacute;s esquecido............

&nbsp;.....................................................
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda mar 26, 2012 6:17 pm

Julgo que os lagartos ou a maior parte consegue distinguir a pessoa que com ele lida, das pessoas criando de certo modo um laço, no caso da minha iguana, reage de maneira diferente a cada pessoa da casa e a estranhos...a mim detesta-me e não me permite entrada no territorio dele, fora do territorio dele, ignora-me e permite-me ser pegado sem agressões...ao resto do pessoal da casa é indiferente e podem entrar no territorio alimentar e fica bastante tolerante, e a estranhos não é muito dado mas não é agressivo...agora quanto a cobras, acho que são mais basicas...acho que apenas identificam o cheiro do ser humano apenas como algo que não é uma ameaça...podendo no inicio de ser pegada por um estranho ficar um pouco mais inquieta se não estiver habituada a ser pegada por pessoas diferentes, mas depressa acalma...claro tudo isto dependendo da especie, do individuo...do momento etc....atenção...é a penas a minha opinião em relação aos meus bixos...
VeraG
Membro Veterano

segunda mar 26, 2012 6:49 pm

geckolol Escreveu:Agora isso do carinho e afecto nos DB ou em qualquer outro reptil é conversa a verdade é que fazem uma serie de associaçoes...é a lei da sobrevivencia.
Sim, e frisei especificamente que não me referia a carinho e afecto, mas a empatia. Esse apego que falas é o tipico dos mamiferos, e não quero confundir esta empatia a que me refiro com esse apego.

Mas como disse o Bondage, no caso das cobras são indiferentes ao humano, apenas é relevante se toleram ou não o manuseamento. O que é diferente de uma possivel empatia, estilo: "Ok, tu tratas de mim e reconheço-te por isso, e isso faz-me sentir bem ou "menos-mal" ao pé de ti"

É a isso que me refiro. Daí ter sublinhado logo no primeiro post que não pretendo aqui questionar se os lagartos podem ser apegados do mesmo modo que os mamíferos.
0.0.1 Pogona Vitticeps
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

segunda mar 26, 2012 9:27 pm

Creio que alguns lagartos, de facto, reconhecem o "tratador" pelo cheiro...

Geckos, DB, Iguanas,... têm alguns cheiros memorizados e reagem de maneira diferente conforme a pessoa. O meu gecko, quando na minha mão, acalma, se eu passo a outra pessoa, ele tenta voltar para a minha mão. Não que "goste" de mim, apenas porque é um cheiro que reconhece e associa a comida ao invés de um que não reconhece. De mim sabe que não tem nada a temer e sente-se mais seguro.
bzuGu
Membro
Registado: domingo dez 27, 2009 12:14 am

terça mar 27, 2012 12:00 am

Nao me parece que os DB's ganham afecto, mas sao no entanto, na minha opiniao bastante inteligentes. Por exemplo, eu posso andar pelo quarto / casa, e nao lhes ligar nenhuma e eles tao no terrario, tranquilos, posso ir para a frente do terrario e mexer em varias coisas e eles nem querem saber, mas uma coisa e certa, se me veem pegar no tupperware( onde tenho as baratas) ficam passados da cabeça. Sempre perto do vidro a expera k as pobres la caiam dentro, eles sabem perfeitamente kuando e k vao receber comida, posso agarrar em varias coisas e mostrar-lhes e nao lhes desperta kkr interesse, mas ao verem o tupperware ond as guardo, passam-se.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

terça mar 27, 2012 8:53 am

No meu caso ( Iguana) acontece o mesmo do que acontece com o Bond, mal eu entro no territorio dela, salta e atira se mesmo contra o terrario,agora podem passar estranhos ou a minha mulher pode entrar no territorio dele e ele nada faz, portanto de alguma maneira reconhece pessoas ou entao cheiros ( essa parte é que ainda nao percebi bem)
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
geckolol
Membro Veterano

terça mar 27, 2012 11:56 am

baobei Escreveu:e não quero confundir esta empatia a que me refiro com esse apego.
Imagem
Afinal es baobei ou VeraG?

Imagem
<strong>&nbsp;R.I.P</strong> geckomorphs nunca ser&aacute;s esquecido............

MissMilu
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 2:16 pm

terça mar 27, 2012 2:24 pm

Eu tenho uma tartaruga e nota-se que nos reconhece, quando anda pela casa e estamos sentados no sofa pede colo é engraçado.
Creio que para Reptil interage muito bem, não tem medo, não foge e mesmo no verão quando a levava para a apanhar sol para o parque o praia nunca se distancia muito, se me mantiver sentada chega a certa altura que volta para trás, é engraçado.
Dá o pescoço e as patinhas para fazer festas, adora comida a boca e muito curiosa.
E quando esteve doente o ano passado foi durante 1 mês e meio a injecção e quando chegava ao veterinário, nunca estragava o animal exigia que fosse dada a injecção a miinha frente sempre se portou muito bem só no último dia é que tentou dar uma trinca no enfermeiro :oops:
Creio que reconhecem os donos :D
VeraG
Membro Veterano

terça mar 27, 2012 3:35 pm

geckolol Escreveu:
baobei Escreveu:e não quero confundir esta empatia a que me refiro com esse apego.
Imagem
Afinal es baobei ou VeraG?

Imagem
Sou só a Vera. Já não é o meu primeiro post em que alguém (não sei se o mesmo baobei) responde apenas repetindo uma frase já escrita antes por mim... -.-'
0.0.1 Pogona Vitticeps
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça mar 27, 2012 5:41 pm

isso são bugs ou hacks, nem sei... se fizeres citaR ves que a resposta tem um site a frente
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

terça mar 27, 2012 6:06 pm

MissMilu Escreveu:Eu tenho uma tartaruga e nota-se que nos reconhece, quando anda pela casa e estamos sentados no sofa pede colo é engraçado.
Creio que para Reptil interage muito bem, não tem medo, não foge e mesmo no verão quando a levava para a apanhar sol para o parque o praia nunca se distancia muito, se me mantiver sentada chega a certa altura que volta para trás, é engraçado.
Dá o pescoço e as patinhas para fazer festas, adora comida a boca e muito curiosa.
E quando esteve doente o ano passado foi durante 1 mês e meio a injecção e quando chegava ao veterinário, nunca estragava o animal exigia que fosse dada a injecção a miinha frente sempre se portou muito bem só no último dia é que tentou dar uma trinca no enfermeiro :oops:
Creio que reconhecem os donos :D
Acho que por incrivel que pareça alguns movimentos das tartarugas, estas só vêm as pessoas como altura da alimentação.

E isso de dar festas, ainda tem muito que se lhe diga
xanolili
Membro Júnior
Registado: quinta fev 02, 2012 6:30 pm

quinta mar 29, 2012 12:21 pm

Pela minha experiência eles conhecem os donos,olham para nós como protectores e como alguém que lhes dá comida, etc...Acho que o comportamento seja diferente entre um animal que esteja sempre no terrário(ai é capaz de ver os donos,como aqueles que me trazem comida)daqueles que não estão sempre no terrário,por aquilo que passo com eles,gostam de festas,gostam de companhia,até agora a única altura em que foi diferente,foi na altura do cio. Mas isto é que vejo todos os dias com as minhas iguanas,penso que cada caso é um caso,acho que vai depender da maneira como nos damos com os nossos animais.Cump... :D :lol: :) :lol:
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta mar 29, 2012 12:22 pm

como é que sabe que elas gostam das "festas" que lhe da ? abanam a cauda, ou fecham os olhos ?

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
geckolol
Membro Veterano

quinta mar 29, 2012 12:56 pm

Como é que podem afirmar que os repteis gostam de festas se eles na sua vida sao solitarios?
Um contra senso nao?

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”