decoração de terrario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
pombax
Registado: terça abr 10, 2012 2:18 pm

terça abr 10, 2012 2:23 pm

Boas, estou a construir um terrario e nao sei como ei-de forrar as paredes para ficarem mais bonitas, estive a pensar em colar casca de pinheiro em todo o terrario, mas n sei se será uma boa ideia.

Se me poderem ajudar, estou aberto a sujestões.

obrigado
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

terça abr 10, 2012 3:58 pm

pombax Escreveu:Boas, estou a construir um terrario e nao sei como ei-de forrar as paredes para ficarem mais bonitas, estive a pensar em colar casca de pinheiro em todo o terrario, mas n sei se será uma boa ideia.

Se me poderem ajudar, estou aberto a sujestões.

obrigado
Tens vários links acerca de construção de terrários e respectivas decoração aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=49011

E aqui links do youtube apenas de decorações: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=96010 E cada um dos videos desse tópico tem mais uma série de propostas associadas com o mesmo tema.

Eu estou neste momento a terminar as decorações do meu: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=95933

Independentemente do que falas, tem atenção ao verificar se os materiais que utilizas não são toxicos (colas, tintas, vernizes, etc...) e ainda que não sejam, antes do bicho estar em contacto com a construção, liga o aquecimento do terrário, ou outro qualquer (ou deixa ao sol) para deixar expelir qualquer vapor das substancias usadas.
0.0.1 Pogona Vitticeps
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça abr 10, 2012 9:36 pm

por falar de decoração, tou a ter uma certa dificuldade em que o cimento-cola e agua colem ao isolamento...

Se colocar cimento com cola branca funciona melhor?
VeraG
Membro Veterano

terça abr 10, 2012 10:22 pm

Titanum Escreveu:por falar de decoração, tou a ter uma certa dificuldade em que o cimento-cola e agua colem ao isolamento...

Se colocar cimento com cola branca funciona melhor?

O cimento-cola, como o nome indica, já é por si só uma cola. Estarás a misturar correctamente? Deves mexer bem durante uns minutos. Experimenta colocar mais cimento, se calhar está demasiado aguado. Até que ele comece a engrossar para deixar de ter consistencia aquosa tens de misturar bastante, por isso não receies adicionar um pouco mais que ele ainda se deve manter líquido durante um bocado.

Vais acrescentando aos poucos e se às tantas achas que está a começar a engrossar um pouco, adicionas um pouco de água para voltar a ficar liquido.
0.0.1 Pogona Vitticeps
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

terça abr 10, 2012 11:17 pm

Só para corrigir um erro que é comum. Quando o cimento ou gesso ou outro semelhante estiver a ganhar presa não se deve juntar mais água para ganhar tempo de trabalho porque isso destrói as ligações. Quando ao amassar se começa a sentir alguma resistência e a endurecer, é sinal que se deu início à formação de cristais que vão servir de ligações às moléculas. Ao estar a juntar água nesse momento estamos a tornar mais liquido mas a destruir alguns desses cristais e como tal as ligações, ficando o produto mais fraco. Com as diferenças de temperatura e humidade, acaba com o tempo por abrir fissuras.
VeraG
Membro Veterano

terça abr 10, 2012 11:34 pm

Apalone Escreveu:Só para corrigir um erro que é comum. Quando o cimento ou gesso ou outro semelhante estiver a ganhar presa não se deve juntar mais água (quase toda a gente junta água para ganhar tempo de trabalho) porque isso destrói as ligações. Quando ao amassar se começa a sentir alguma resitência e a endurecer, é sinal que se deu início à formação de cristais que vão servir de ligações às moléculas. Ao estar a juntar água nesse momento estamos a tornar mais liquido mas a destruir alguns desses cristais e como tal as ligações, ficando o produto mais fraco. Com as diferenças de temperatura e humidade, acaba com o tempo por abrir fissuras.
Mas esta adição que falo seria ainda durante a primeira mistura.

Referes-te à adição de água já depois de estabelecidas essas ligações, quando depois de trabalharmos o cimento este começa a endurecer com a exposição ao ar?
Ou mesmo durante essa fase inicial de mistura pode ser prejudicial?

Eu consegui ir encontrando a espessura certa das vezes que fui misturando, acho que nunca cheguei a juntar água, mas realmente nem sabia que poderia estragar as propriedades do cimento-cola.
0.0.1 Pogona Vitticeps
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quarta abr 11, 2012 12:06 am

Se logo que se fez a mistura ela ficou grossa ou se coloca mais água no inicio ou depois de passar metade do tempo de amassar já não se volta atrás. Se começar a endurecer e ainda não fizemos o trabalho é melhor deitar fora e amassar outro de novo.
É claro que ao fim de 1 ano é capaz de não se notar nada mas com o passar dos anos começam a aparecer rachadelas.
VeraG
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 12:15 am

Apalone Escreveu:Se logo que se fez a mistura ela ficou grossa ou se coloca mais água no inicio ou depois de passar metade do tempo de amassar já não se volta atrás. Se começar a endurecer e ainda não fizemos o trabalho é melhor deitar fora e amassar outro de novo.
É claro que ao fim de 1 ano é capaz de não se notar nada mas com o passar dos anos começam a aparecer rachadelas.
Ah, ok, então era a isso que me referia - a juntar mais água no momento inicial em que se está a fazer a mistura e não a juntar já depois de se ter começado a aplicar.
0.0.1 Pogona Vitticeps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”