simulação do nascer do sol e por do sol

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Tiago_Pereira
Membro Júnior
Registado: domingo jan 08, 2006 2:18 pm

quarta mar 21, 2012 5:42 pm

Boa tarde,
há alguem pelo forum que consiga ligar as lampadas gradualmente, que fiquem 12/14h ligadas e que depois desliguem gradualmente até ficarem totalmente desligadas 12/10h fazendo disto um ciclo? Basicamente, como o titulo indica, simular o nascer do sol e o por do sol sem interferência humana. Encontrei circuitos eletricos mas somente para 12V... como é que voces fazem nos vossos terrarios?
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta mar 21, 2012 6:09 pm

Boas

No meu caso,(iguana) nao uso nada disso, penso que seja mais uma "mariquise". Mas penso que existe um aparelho que se pode comprar, chama se dimmer, que faz essa funçao

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Tiago_Pereira
Membro Júnior

quarta mar 21, 2012 6:28 pm

O dimmer nao faz a parte de temporização creio, precisaria de intervenção humana para ligar/desligar. Não creio que seja "mariquice", penso que reduz o stress a um basilisco, que é o animal que estou a poderar adquirir, se der a oportunidade ao animal de se retirar para dormir... digo eu... de qualquer das formas acho que dava um toque mais natural ao terrario.
Obrigado de qualquer das formas ;)
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

quarta mar 21, 2012 6:40 pm

Habituando-se ao ciclo diurno-nocturno que criarmos (com simples temporizadores) os animais começam a ir para as suas zonas de dormir sozinhos, algum tempo antes das luzes desligarem. ;)
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
Tiago_Pereira
Membro Júnior

quarta mar 21, 2012 6:52 pm

Pois, é provavel que tenhas razão Pure.
A exo-terra tem um produto que faz o que eu quero, o problema é o preço...

http://www.reptilefactory.com.au/reptil ... roduct=328
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

quarta mar 21, 2012 6:55 pm

Tiago_Pereira Escreveu:Pois, é provavel que tenhas razão Pure(...)
Falo por experiência :wink:

Os produtos existem, tal como esse da exoterra, no entanto os valores praticados são impeditivos, não compensam o trabalho que efectuam e a importância que têm.

Cumprimentos
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

quarta mar 21, 2012 8:01 pm

Podes fazer isso usando várias lampadas, de diferentes potências e diferentes kelvins e vários tempeorizadores...
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quarta mar 21, 2012 11:25 pm

Comprei um no [Editado pela moderação], não tem grande utilidade mas acho piada ao aparelho. Só dá com lâmpadas incandescentes. A versão q tenho é a antiga, às vezes aparecem em 2ª mão a metade do preço desta digital q tem muito mais funções.

[Editado pela moderação],

Comprei porque diziam que facilitava a reprodução em alguns peixes mais nervosos mas não reparei nada disso, acho mais importante a simulação da luz do luar.
Tiago_Pereira
Membro Júnior

quinta mar 22, 2012 1:33 am

epicrates Escreveu:Podes fazer isso usando várias lampadas, de diferentes potências e diferentes kelvins e vários tempeorizadores...
sim, é uma ideia a ter em conta se nao conseguir fazer o que quero. Obrigado ;)
apalone Escreveu:ou versão economica para quem percebe de electrónica
[Editado pela moderação]
Obrigado Apalone. Parece-me interessante este circuito, até porque já tinha encontrado um igual num site em ingles com manual para o utilizador.

[Editado pela moderação]

A minha unica duvida é quanto ao tempo de efeito:1seg a 2h. Vou contactar a saidacasca para retirar esta duvida. Agradeço a todos os que tentaram de alguma forma ajudar, mesmo achando que é desnecessário e que seja um capricho meu ;)
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

segunda mar 26, 2012 3:14 pm

Pure Escreveu:Habituando-se ao ciclo diurno-nocturno que criarmos (com simples temporizadores) os animais começam a ir para as suas zonas de dormir sozinhos, algum tempo antes das luzes desligarem. ;)
Sim, eles habituam-se. Minutos antes da luz se desligar o meu DB já se foi "entocar".
0.0.1 Pogona Vitticeps
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado abr 14, 2012 10:52 pm

eu faço a simulaçao do amanhecer e anoitecer muito facilmente, tenho uma snake room com uma lampada ligada imaginando das 12 as 24, e outra fraquinha com outro temporizador ligada das 11.30 as 12 e das 24 as 24.30
Tiago_Pereira
Membro Júnior

sábado abr 14, 2012 11:27 pm

Obrigado Cris ;) Já tinha pensado nisso das 12h ligadas com a uvb e com outra fraquita a fazer o dusk&dawn. Vou ver o que vou fazer no Verão ;)
SilvaDuarte
Membro
Registado: domingo abr 08, 2012 9:01 am

domingo abr 15, 2012 12:29 am

è uma ideia que nunca me tinha passado pela cabeça, acho que fazes muito bem. Alguem mais aqui faz essa simulação ?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”