simulação do nascer do sol e por do sol
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jan 08, 2006 2:18 pm
Boa tarde,
há alguem pelo forum que consiga ligar as lampadas gradualmente, que fiquem 12/14h ligadas e que depois desliguem gradualmente até ficarem totalmente desligadas 12/10h fazendo disto um ciclo? Basicamente, como o titulo indica, simular o nascer do sol e o por do sol sem interferência humana. Encontrei circuitos eletricos mas somente para 12V... como é que voces fazem nos vossos terrarios?
há alguem pelo forum que consiga ligar as lampadas gradualmente, que fiquem 12/14h ligadas e que depois desliguem gradualmente até ficarem totalmente desligadas 12/10h fazendo disto um ciclo? Basicamente, como o titulo indica, simular o nascer do sol e o por do sol sem interferência humana. Encontrei circuitos eletricos mas somente para 12V... como é que voces fazem nos vossos terrarios?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Boas
No meu caso,(iguana) nao uso nada disso, penso que seja mais uma "mariquise". Mas penso que existe um aparelho que se pode comprar, chama se dimmer, que faz essa funçao
cumps
No meu caso,(iguana) nao uso nada disso, penso que seja mais uma "mariquise". Mas penso que existe um aparelho que se pode comprar, chama se dimmer, que faz essa funçao
cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
O dimmer nao faz a parte de temporização creio, precisaria de intervenção humana para ligar/desligar. Não creio que seja "mariquice", penso que reduz o stress a um basilisco, que é o animal que estou a poderar adquirir, se der a oportunidade ao animal de se retirar para dormir... digo eu... de qualquer das formas acho que dava um toque mais natural ao terrario.
Obrigado de qualquer das formas
Obrigado de qualquer das formas

Habituando-se ao ciclo diurno-nocturno que criarmos (com simples temporizadores) os animais começam a ir para as suas zonas de dormir sozinhos, algum tempo antes das luzes desligarem. 

HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
-
- Membro Júnior
Pois, é provavel que tenhas razão Pure.
A exo-terra tem um produto que faz o que eu quero, o problema é o preço...
http://www.reptilefactory.com.au/reptil ... roduct=328
A exo-terra tem um produto que faz o que eu quero, o problema é o preço...
http://www.reptilefactory.com.au/reptil ... roduct=328
Falo por experiênciaTiago_Pereira Escreveu:Pois, é provavel que tenhas razão Pure(...)

Os produtos existem, tal como esse da exoterra, no entanto os valores praticados são impeditivos, não compensam o trabalho que efectuam e a importância que têm.
Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Comprei um no [Editado pela moderação], não tem grande utilidade mas acho piada ao aparelho. Só dá com lâmpadas incandescentes. A versão q tenho é a antiga, às vezes aparecem em 2ª mão a metade do preço desta digital q tem muito mais funções.
[Editado pela moderação],
Comprei porque diziam que facilitava a reprodução em alguns peixes mais nervosos mas não reparei nada disso, acho mais importante a simulação da luz do luar.
[Editado pela moderação],
Comprei porque diziam que facilitava a reprodução em alguns peixes mais nervosos mas não reparei nada disso, acho mais importante a simulação da luz do luar.
-
- Membro Júnior
sim, é uma ideia a ter em conta se nao conseguir fazer o que quero. Obrigadoepicrates Escreveu:Podes fazer isso usando várias lampadas, de diferentes potências e diferentes kelvins e vários tempeorizadores...

Obrigado Apalone. Parece-me interessante este circuito, até porque já tinha encontrado um igual num site em ingles com manual para o utilizador.apalone Escreveu:ou versão economica para quem percebe de electrónica
[Editado pela moderação]
[Editado pela moderação]
A minha unica duvida é quanto ao tempo de efeito:1seg a 2h. Vou contactar a saidacasca para retirar esta duvida. Agradeço a todos os que tentaram de alguma forma ajudar, mesmo achando que é desnecessário e que seja um capricho meu

Sim, eles habituam-se. Minutos antes da luz se desligar o meu DB já se foi "entocar".Pure Escreveu:Habituando-se ao ciclo diurno-nocturno que criarmos (com simples temporizadores) os animais começam a ir para as suas zonas de dormir sozinhos, algum tempo antes das luzes desligarem.
0.0.1 Pogona Vitticeps
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
eu faço a simulaçao do amanhecer e anoitecer muito facilmente, tenho uma snake room com uma lampada ligada imaginando das 12 as 24, e outra fraquinha com outro temporizador ligada das 11.30 as 12 e das 24 as 24.30
-
- Membro Júnior
Obrigado Cris
Já tinha pensado nisso das 12h ligadas com a uvb e com outra fraquita a fazer o dusk&dawn. Vou ver o que vou fazer no Verão 

-
- Membro
- Registado: domingo abr 08, 2012 9:01 am
è uma ideia que nunca me tinha passado pela cabeça, acho que fazes muito bem. Alguem mais aqui faz essa simulação ?