Dundee, o Dragão Barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
VeraG
Membro Veterano
Mensagens: 292
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm
Localização: Dundee

terça abr 17, 2012 6:24 pm

Titanum Escreveu:Tem comido vegetais? Nao ingeriu nenhuma madeirinha do substrato? A temperatura está alta o suficiebte? Precisa de mudar a luz UVB?

Certas perguntas que podem conter a resposta... :wink:
Claro que são tudo perguntas às quais falei com o Vet e que foram despistadas. Tudo indica que não serão esses os motivos desta situação. As temperaturas estão corretas. A luz UVB tem 5 meses - os fabricantes dão um prazo de 8 mas eu não queria passar dos 6 e por isso temos já a nova montada no terrário novo para onde se vai mudar já esta semana. Quanto aos vegetais, foi hoje o 3 dia consecutivo que os troquei sem que ele tivesse tocado na dose anterior - sendo um dos motivos do meu alarme. Ainda assim aceitou esta manhã 2 ou 3 sticks de ração propria e um tenebrio, ontem ainda comeu 1 ou 2 baratas...

Vejamos o que dizem amanhã as análises.
0.0.1 Pogona Vitticeps
geckolol
Membro Veterano
Mensagens: 318
Registado: segunda out 11, 2010 3:00 pm
Localização: gecko -» \0/

terça abr 17, 2012 7:43 pm

Chegou a mudar o substrato?
Em todas as fotos que apresenta os substrato não é indicado.
<strong>&nbsp;R.I.P</strong> geckomorphs nunca ser&aacute;s esquecido............

&nbsp;.....................................................
VeraG
Membro Veterano
Mensagens: 292
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm
Localização: Dundee

terça abr 17, 2012 7:56 pm

geckolol Escreveu:Chegou a mudar o substrato?
Em todas as fotos que apresenta os substrato não é indicado.
Sim, tem apenas o mesmo papel verde que colocava quando ele era mais pequeno.
0.0.1 Pogona Vitticeps
Titanum
Membro Veterano
Mensagens: 1600
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça abr 17, 2012 9:06 pm

Pois, ao que parece está a fazer tudo bem... poderá ser falta de atenção? (nao deve ser, mas mesmo assim)
hazen
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: terça abr 17, 2012 9:19 pm

terça abr 17, 2012 9:20 pm

É capaz de ser parasitas internos..
VeraG
Membro Veterano
Mensagens: 292
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm
Localização: Dundee

quarta abr 18, 2012 8:27 am

Titanum Escreveu:Pois, ao que parece está a fazer tudo bem... poderá ser falta de atenção? (nao deve ser, mas mesmo assim)

Já considerei essa hipotese pois como descrevi num outro tópico, já aconteceu ele estar muito activo quando estamos perto do terrário e quando saimos por uns minutos ele ir-se entocar. Mas mesmo assim desta vez está diferente e nem com a atenção toda vai lá...

Mas só para contrariar, esta manhã já estava cá fora todo activo e a dar as focinhadas do costume a pedir pra sair do terrário.. -.-' Até parece que adivinhou q vai ao Vet (sim, porque vai à mesma!).
0.0.1 Pogona Vitticeps
VeraG
Membro Veterano
Mensagens: 292
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm
Localização: Dundee

quarta abr 18, 2012 4:29 pm

Bem, feita a visita ao Vet voltámos com um Pogona indignado por lhe "terem ido à cloaca" mais uma vez, o que ele não gostou nada. A zaragatoa não revelou parasitas e a unica coisa que o médico apontou foi estar com alguns gases ( o Dundee, não o médico :lol: ).
Optou então por fazer uma nova desparasitação (apesar de ter feito à relativamente pouco tempo), e que vai continuar até à mudança pro terrário novo, dentro de 3 dias. Administrou-lhe uma dose reforçada de vitaminas para ver se lhe abre o apetite, e receitou durante cinco dias um regulador da flora intestinal.
Uma das hipoteses que o veterinário coloca é da lampada de aquecimento que ele tem, apesar de dar ao ambiente a temperatura necessária (porque os valores lidos são correctos) e ter sido adequado quando ele era mais pequeno, poder já não ser suficiente para o tamanho que tem agora, dificultando-lhe a digestão.
Como apesar de ter o comportamento estranho não mostrou sinais de estar prostado, o acordado foi obervármos se o comportamento dele se altera nos proximos dias com a medicação, fazermos a transição de terrário, e darmos o feed-back ao Vet. Caso se mantenha assim voltamos para fazer análises mais exaustivas, raio-x, etc.

Lá no consultório deu sinais de estar bem alerta e até reagiu ao Pogona da casa - assim que o viu pos a barba toda preta e começou a abanar a cabeça. Mas quando chegou a casa voltou logo a enfiar-se na toca.

Como levei máquina fotográfica para mostrar a disposição do terrário actual e colocar questões acerca do novo, aproveitei para lhe tirar umas fotos.

O momento da indignação "foram-me à cloaca e não me pagaram...":


Imagem
Imagem

E quando começou a dar conta do outro DB pos-se logo em sentido:
Imagem

E o novo terrário, onde só faltam instalar as fontes de aquecimento:
Imagem

E à dois dias atrás, no banho que antecedeu a monstruosa defecação :lol: :
Imagem
Imagem
Última edição por VeraG em quarta abr 18, 2012 5:59 pm, editado 1 vez no total.
0.0.1 Pogona Vitticeps
Tiago_Pereira
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: domingo jan 08, 2006 2:18 pm

quarta abr 18, 2012 5:38 pm

Coitado, andas a tirar a virilidade toda ao bicho :) Eu iria referir que poderia ser devido à baixa temperatura que se faz sentir por este mes de Abril mas se dizes que tá tudo correcto...já experimentaste usar outros aparelhos de medida? O que estás a usar pode nao ser o mais fiavel...mas isto já sou eu a mandar postas de bacalhau para o ar :) Uma pergunta sobre o setup: essa lampada que ilumina o terrario é a de uv? Ela é assim azulada ou é da maquina fotografica?
VeraG
Membro Veterano
Mensagens: 292
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm
Localização: Dundee

quarta abr 18, 2012 5:57 pm

Tiago_Pereira Escreveu:Coitado, andas a tirar a virilidade toda ao bicho
:lol: :lol: :lol:
Tiago_Pereira Escreveu:Eu iria referir que poderia ser devido à baixa temperatura que se faz sentir por este mes de Abril mas se dizes que tá tudo correcto...já experimentaste usar outros aparelhos de medida? O que estás a usar pode nao ser o mais fiavel...
A medida está correnta pois ontem mesmo enquanto estava ao telefone com o Vet ele colocou a mesma questão e eu tirei o termometro do terrário e levei-o para a sala onde estava a trabalhar, onde o ar condicionada estava programado para 25ºC (sim, sou friorenta..lol).. e pouco depois o termometro já estava nos 25.
Tiago_Pereira Escreveu:Uma pergunta sobre o setup: essa lampada que ilumina o terrario é a de uv? Ela é assim azulada ou é da maquina fotografica?
Elas são todas um pouco para o azulada, mas nota-se mais nesta por ser grande. Porém, o azul que vez na foto é mesmo da máquina. ;)
0.0.1 Pogona Vitticeps
VeraG
Membro Veterano
Mensagens: 292
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm
Localização: Dundee

sábado abr 21, 2012 1:07 am

Hoje foi dia de telefonar ao Vet com noticias do Dundee e as novidades foram as melhores! Já está mais activo, anda a comer mais e até já está voltar com as exigencias de sair do terrário. E isso deixa-nos muito aliviados.
O terrário novo já está totalmente terminado e ligado - desde ontem que a lampada de ceramica está a debitar calor para ajudar à remoção dos odores da tinta, e no domingo é a efectiva mudança de casa do Dundee. :)
0.0.1 Pogona Vitticeps
alexjordison
Membro
Mensagens: 101
Registado: domingo out 03, 2010 1:19 pm
Localização: Tudo o que se coma ;)

sábado abr 21, 2012 3:20 pm

tenhos seguido os teus tópicos, e epah e invejavel a certo ponto a maneira babada de como tratas o bicho :) e de certa forma degradante ver tanta gente nos dias de hoje que têm repteis por ter ou pq é "bueda fixe yo" e depois os animais morrem sob stress ou maltratados sem condiçoes adequadas. E agradavel saber que ainda existe pessoas a ter assim um enorme agrado e disponibilidade em tratar tao bem um animal, e n olhar a gastos ;) Atrevo me a dizer ate, que n sou tao bem tratado quanto o Dundee eheheheheh :lol:
Se fizer uma vaca rir muito o leite salta lhe pelo nariz?

"Os Dragoes Barbudos sao venenosos" - by um sábio qualquer -.-"
VeraG
Membro Veterano
Mensagens: 292
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm
Localização: Dundee

domingo abr 22, 2012 12:34 am

alexjordison Escreveu:tenhos seguido os teus tópicos, e epah e invejavel a certo ponto a maneira babada de como tratas o bicho :) e de certa forma degradante ver tanta gente nos dias de hoje que têm repteis por ter ou pq é "bueda fixe yo" e depois os animais morrem sob stress ou maltratados sem condiçoes adequadas. E agradavel saber que ainda existe pessoas a ter assim um enorme agrado e disponibilidade em tratar tao bem um animal, e n olhar a gastos ;) Atrevo me a dizer ate, que n sou tao bem tratado quanto o Dundee eheheheheh :lol:
Agradeço o reconhecimento alex, se bem que tudo o que eu faço pelo Dundee não seja com o intuito de receber "palmadas nas costas", pois mesmo que não partilhasse num forum a nossa experiencia, ela seria de certo em tudo semelhante. A verdade é que foruns como este podem ajudar-nos a aprender com o know how de outros tratadores mais experientes... e sinto que a minha melhor colaboração é precisamente partilhar a aplicação do que vou aprendendo.

É "bueda fixe yo" ter um réptil, mas mais fixe ainda é conhece-lo inteiramente e ter o prazer de tratar dele e poder apreciar o resultado de todo um trabalho que tem vindo a ser construido desde os 8 dias de vida de uma minuscula criatura de 8gr. -> esta é a versão mais recta e racional do que andamos para aqui a fazer.
A versão mais "pirosa" é de que realmente eu gosto tanto deste bicho, tenho tanto carinho por ele, que a minha pulsação acelera só de pensar que pode estar a passar mal... Ele pode não ter nenhuma ligação afectiva por mim, mas isso não impede que eu tenha com ele... ;)
0.0.1 Pogona Vitticeps
VeraG
Membro Veterano
Mensagens: 292
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm
Localização: Dundee

domingo abr 22, 2012 7:45 pm

Está praticamente tirado a limpo que o problema que deixou o Dundee na inactividade que nos preocupou foi mesmo relacionado com a temperatura do terrário onde estava. Apesar do termometro indicar as temperaturas certas, ao nivel do chão e das superficies onde ele andava, a temperatura era mais baixa.

Mas assim que ele mudou para o novo terrário, onde controlámos as temepraturas em todo o lado, ele transformou-se como da noite para o dia e voltou a ser o Dundee activo e curioso que nos conhecemos. Aqui ficam umas fotos do menino...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
0.0.1 Pogona Vitticeps
Titanum
Membro Veterano
Mensagens: 1600
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

domingo abr 22, 2012 11:25 pm

terrario muito bem executado e o teu DB está de otima saude. boa sorte com esse dinossauro :wink:
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

segunda abr 23, 2012 7:44 am

So um pequeno reparo, sera que essas pedras ai no meio nao te vao dificultar a tarefa da limpeza do terrario ? De resto ta muito bom. Parabens !!
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”