Termostato para tartarugas
Moderador: mcerqueira
Boas!
As tartarugas precisam de um termostato com termómetro para manter a água por volta dos 24º apenas quando são pequenas, ou uma tartaruga de 4 anos também tem a mesma necessidade?
Surgiu-me esta pergunta numa conversa e após ter procurado aqui no forum.
As tartarugas precisam de um termostato com termómetro para manter a água por volta dos 24º apenas quando são pequenas, ou uma tartaruga de 4 anos também tem a mesma necessidade?
Surgiu-me esta pergunta numa conversa e após ter procurado aqui no forum.
-
- Membro
- Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm
Tita2009 é assim ( no comentário anterior esqueci me de referir) se a tarta estiver bem alimentada, com algumas reservas de gordura, ela passa bem o inverno sem termostato. No 1º ano de vida é arriscado a tarta hibernar pois a tarta na loja não tinha uma alimentação saudável (baseada em gammarus) por isso não é aconselhável a tarta hibernar no 1º ano. Agora no caso da tua não é necessário termostato, se garantires que ela tem uma alimentação saudável (como base sticks e com 1 ano já podes dar mais verduras e alguma fruta) mas se preferires jogar pelo seguro podes sempre adquirir um termostato
. Já agora tiveste sorte em a tarta ter sobrevivido ao inverno sem termostato, todos os anos muitas tartas com menos de 1 ano morrem durante a hibernação, pois como já referi acima não têm reservas de gordura
.

Não pensei que naquelas tartarugeiras que se compra ao ínicio se podia usar termostato, mas sim naqueles aquários, mas posso admitir que foi falta de informação da minha parte. Depois de andar a ler, foi isso que reparei, tive muita sorte! Elas agora estão na rua, e dou-lhes uma alimentação baseada em sticks, de vez em quando camarões, carne, alface e maçã, e também tem uma pedra de cálcio.
Desde já, muito obrigada pela resposta
Desde já, muito obrigada pela resposta

Entao quer dizer, as minhas tartarugas neste momento dstao com um terlostasto para garantir a temperatura nos 24 graus, ao fim do jm ano posso desligar o termostato e mesmo a temperatura descendo pros 10/15 graus nao tenho problemas!?
-
- Membro
Jn3to, podes desligar o termostato ao fim de 1 ano desde que garantas que as tuas tartas tenham se alimentado bem durante todo o ano. Não hà problema se a temperatura cair para os 10º, pois estes animais veem da américa do norte, clima semelhante ao nosso onde estão habituadas a hibernar (sendo que milhares delas morrem logo no seu primeiro ano de vida pois como são pequenas não aguentam a hibernação), estou me a referir claro ás corcundas, hieroglíficas e ás de orelhas amarelas e vermelhas. Agora por exemplo hà espécies que não é aconselhável hibernarem mesmo que tenham mais de 1 ano, como é o caso da Ocadia sinensis, devem ter água aquecida todo o ano pois vêm de um clima tropical, onde não hibernam.
Vou dar o exemplo da minha graptemys (corcunda), comprei a em Outobro de 2008, passou esse inverno com termostato, mas depois passou os invernos seguintes sem termostato, pois ao longo do ano já tinha ganho reservas para hibernar.
Vou dar o exemplo da minha graptemys (corcunda), comprei a em Outobro de 2008, passou esse inverno com termostato, mas depois passou os invernos seguintes sem termostato, pois ao longo do ano já tinha ganho reservas para hibernar.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Não faz mal nenhum...até é melhor para elas pois a agua vai manter-se a uma temperatura controladajn3to Escreveu:Mas caso eu nao queira que elas hibernem não á problema de manter o termostato ligado?

-
- Membro
Não hà problema em elas não hibernarem, mas lembra te que estes animais no seu meio natural hibernam no inverno, é uma coisa que já é natural para elas, e nós ao estarmos a privá las disso estamos a prejudicá las, para além disso as tartarugas que hibernam vivem mais anos. Mas à varias opiniões em relação à hibernação, de certeza que há outros users com outra opinião
.

-
- Membro Júnior
- Registado: quarta mai 16, 2012 2:27 pm
Bem, olha eu tive mas ela morreu com a doença da carapaça mole
, mas agora vou comprar outra e eu vou ter sempre termostato pelo sim pelo nao pois a agua deve esta entre os 24 e 28ºC por a minha próxima nem quando tiver 5 anos lhe irei tirar o termostato.
PS tirando no verão que lhe desligo o termostato pois a agua mesmo sem termostato atinge os 25ºC

PS tirando no verão que lhe desligo o termostato pois a agua mesmo sem termostato atinge os 25ºC
-
- Membro
Pedro061998
As tartas que hibernam tendem a ser mais saudáveis, ao não hibernarem tendem a ganhar problemas como sobrepeso, pois estão a alimentar se numa altura do ano em que deviam estar a recarregar energias (hibernar) mas isto apenas aplica se ás tartas com mais de 1 ano, tartas com menos de 1 ano não devem hibernar. Se a tua tarta morreu por ter a carapaça mole quer dizer que ela tinha menos de 1 ano, não tinha termostato, não tinha acesso aos raios uvb e provavelmente tinha uma alimentação pobre. Não há qualquer necessidade de uma tarta com 5 anos ter termostato, tás lhe a privar de uma coisa que lhe é natural e benéfica. Mas em relação á hibernação conheço opiniões que divergem muito e és tu que decides o melhor para a tua tarta.
As tartas que hibernam tendem a ser mais saudáveis, ao não hibernarem tendem a ganhar problemas como sobrepeso, pois estão a alimentar se numa altura do ano em que deviam estar a recarregar energias (hibernar) mas isto apenas aplica se ás tartas com mais de 1 ano, tartas com menos de 1 ano não devem hibernar. Se a tua tarta morreu por ter a carapaça mole quer dizer que ela tinha menos de 1 ano, não tinha termostato, não tinha acesso aos raios uvb e provavelmente tinha uma alimentação pobre. Não há qualquer necessidade de uma tarta com 5 anos ter termostato, tás lhe a privar de uma coisa que lhe é natural e benéfica. Mas em relação á hibernação conheço opiniões que divergem muito e és tu que decides o melhor para a tua tarta.

Por acaso conheço eu, estas sempre a dizer que depois de um ano de vida podem/precisam de hibernar, podes mostrar um link?
é que sempre li e ouvi, que no primeiro ano de vida era crucial o uso de termostato, ou seja se não usar a probabilidade de sobreviver é reduzida, não quer dizer que não precisem dele. Agora a partir dos 2 anos, já podemos tirar ou baixar as temperaturas no verão.
Se uma tarta não hibernar até aos 6/7/, não lhe vai trazer mal nenhum, se hibernarem a partir do primeiro ano de vida, certamente que muitas morrem, e não é por isso que vão viver mais.
é que sempre li e ouvi, que no primeiro ano de vida era crucial o uso de termostato, ou seja se não usar a probabilidade de sobreviver é reduzida, não quer dizer que não precisem dele. Agora a partir dos 2 anos, já podemos tirar ou baixar as temperaturas no verão.
Se uma tarta não hibernar até aos 6/7/, não lhe vai trazer mal nenhum, se hibernarem a partir do primeiro ano de vida, certamente que muitas morrem, e não é por isso que vão viver mais.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
-
- Membro
Vitor22
Todos os conhecimentos que adquiri foram neste fórum e noutro fórum que é especialmente dedicado ás tartas. Sim, no 1º ano de vida é praticamente obrigatório usar termostato, agora a partir o 1º ano de vida não é obrigatório e há bastantes pessoas que conheçam a hibernação como uma coisa benéfica. Se muitas tartas morressem por hibernarem com mais de 1 ano de vida a minha já agora já estava KO. Tal como já referi e volto a referir desde que a tarta tenha uma boa alimentação, como base sticks, grande variedade de verduras, alguma fruta etc garanto te que vai sobreviver à hibernação.
http://mundodastartarugas.forumpratodos ... sim-ou-nao Aqui está um bom link onde se discute se uma tarta deve hibernar ou não, vão reparar que em relação á hibernação existem opiniões muito diferentes, uns que a defendem e uns que são contra. Eu no meu caso defendo a hibernação, agora se vocês teem outras opiniões também as respeito. Agradecia também que lessem o tópico até ao fim.
É verdade, não sei se tenho autorização para mostrar links de outros fóruns mas de toda a forma e para a gente aprender um pouco acho que não hà mal nenhum.
Todos os conhecimentos que adquiri foram neste fórum e noutro fórum que é especialmente dedicado ás tartas. Sim, no 1º ano de vida é praticamente obrigatório usar termostato, agora a partir o 1º ano de vida não é obrigatório e há bastantes pessoas que conheçam a hibernação como uma coisa benéfica. Se muitas tartas morressem por hibernarem com mais de 1 ano de vida a minha já agora já estava KO. Tal como já referi e volto a referir desde que a tarta tenha uma boa alimentação, como base sticks, grande variedade de verduras, alguma fruta etc garanto te que vai sobreviver à hibernação.
http://mundodastartarugas.forumpratodos ... sim-ou-nao Aqui está um bom link onde se discute se uma tarta deve hibernar ou não, vão reparar que em relação á hibernação existem opiniões muito diferentes, uns que a defendem e uns que são contra. Eu no meu caso defendo a hibernação, agora se vocês teem outras opiniões também as respeito. Agradecia também que lessem o tópico até ao fim.
É verdade, não sei se tenho autorização para mostrar links de outros fóruns mas de toda a forma e para a gente aprender um pouco acho que não hà mal nenhum.