Aos experts (blaptica dubia)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

quarta abr 18, 2012 4:15 pm

Boas. Recebi hoje as minhas dubia para iniciar colónia. Digam-me se está alguma coisa mal :)!

Imagem
Imagem
Imagem

Os alimentos que lá estão são meia batata, meia pera, uma tangerina, uma folha de couve e ração do meu cão x)! Dêem-me criticas...

Cumprimentos ao pessoal.
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

quarta abr 18, 2012 4:50 pm

Está porreiro, mas deixo uma dica: separa a ração dos vegetais (por exemplo faz uma especie de prato com papel de prata onde coloques os vegetais), porque a humidade destes ultimos facilmente se entranha na ração que passado pouco tempo ganha bolor. Atenção principalmente as frutas, que se estragam depressa e chama instantaneamente outra bicharada, como mosquinhas. (Como graça comprei uma planta carnivora (Venus Flytrap) para fazer o "controlo natural das moscas" - :lol: é o que eu digo no gozo, que aquilo nao vai controlar nada porque ainda é muito pequenina a planta..lol )

Se alguma vez nao tiveres batata ou se ficares algum tempo impossibilitado de fazer a manutenção à colonia, podes colocar como fonte de hidratação um papel de cozinha encharcado em água. Elas assim bebem a água sem se afogarem. É importante mantê-las hidratadas pois a desidratação lava-as ao canibalismo.
0.0.1 Pogona Vitticeps
CobraPt
Membro
Registado: segunda ago 30, 2010 6:41 pm

quarta abr 18, 2012 4:56 pm

andbela Escreveu:Boas. Recebi hoje as minhas dubia para iniciar colónia. Digam-me se está alguma coisa mal :)!
Os alimentos que lá estão são meia batata, meia pera, uma tangerina, uma folha de couve e ração do meu cão x)! Dêem-me criticas...

Cumprimentos ao pessoal.
Parece-me insuficiente a ventilação. Podes usar só a estrutura da tampa e colocares rede em toda a zona. Podes ter problemas de bolores nos alimento e no caso de meteres aquecimento podem sobreaquecer e a colónia morrer.
PortugalReptiles
andbela
Membro Veterano
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

quarta abr 18, 2012 5:07 pm

Fazer mais buracos na tampa e tapar com rede é isso ? :)

Obrigado pelas sugestões. [Editado pela moderação]
Tiago_Pereira
Membro Júnior
Registado: domingo jan 08, 2006 2:18 pm

quarta abr 18, 2012 5:24 pm

Falar em hidratação... alguem usa agua em gel daquela que se usa nas plantas? Já li que era um óptima forma de hidrataçao sem haver o risco de afogamento.
andbela
Membro Veterano

quarta abr 18, 2012 5:54 pm

Eu não uso disso, mas se puseres batatas/peras/maças, elas conseguem aproveitar a água que esses alimentos têm. Se preferires fazes como eu fiz, pões um papel de cozinha ou higiénico ensopado que elas bebem daí sem correr o risco de se afogarem :)!
Tiago_Pereira
Membro Júnior

quarta abr 18, 2012 6:17 pm

certo anabela...mas, julgo eu, isso faz com que tenha constantemente de fazer manutenção às baratas. Pessoalmente, preferia algo menos diário...mais semanal ;)
CobraPt
Membro

quarta abr 18, 2012 7:07 pm

Tiago_Pereira Escreveu:certo anabela...mas, julgo eu, isso faz com que tenha constantemente de fazer manutenção às baratas. Pessoalmente, preferia algo menos diário...mais semanal ;)
Eu uso esta e sinceramente recomendo. 1 colher de pó dá para 250ml de água apesar das instruções serem de 1 colher para 100ml. Fui aumentando a quantidade de água até ter o resultado que refiro.

Além disto... Laranja, maça, etc etc...

Imagem
VeraG Escreveu:
andbela Escreveu: E aconselho as dubia do CobraPT, compra porreira e disponibilidade brutal :)! Sem dúvida o meu fornecedor de alimento vivo :b
Told you... ;)
Obg. :D
PortugalReptiles
Tiago_Pereira
Membro Júnior

quarta abr 18, 2012 8:36 pm

obrigado Cobrapt, precisava desse feedback ;) Esse produto é de facil acesso? Acho que nunca o vi pelas lojas...
CobraPt
Membro

quarta abr 18, 2012 8:56 pm

Tiago_Pereira Escreveu:obrigado Cobrapt, precisava desse feedback ;) Esse produto é de facil acesso? Acho que nunca o vi pelas lojas...
Existe em muitas das lojas que conheço, por isso deduzo que seja fácil encontrares.
PortugalReptiles
andbela
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 9:20 pm

Pessoal não consegui tirar foto porque se meteu debaixo do tapete e ainda tenho um pouco de nojo de mexer naquilo com as mãos x), mas encontrei uma barata branca, mesmo toda branquinha no meio das outras. Aquilo é alguma coisa fora do normal? xD Quando eu conseguir tirar foto eu meto aqui.
CobraPt
Membro

sábado abr 21, 2012 9:29 pm

andbela Escreveu:Pessoal não consegui tirar foto porque se meteu debaixo do tapete e ainda tenho um pouco de nojo de mexer naquilo com as mãos x), mas encontrei uma barata branca, mesmo toda branquinha no meio das outras. Aquilo é alguma coisa fora do normal? xD Quando eu conseguir tirar foto eu meto aqui.
É normal, é quando fazem a muda da "casca" antiga. Daqui a umas horas está da cor normal.
PortugalReptiles
zadd
Registado: quinta fev 03, 2011 2:11 am
B. albopilosum
G. rosea

quinta abr 26, 2012 12:53 am

Cobrapt esses cristais que usas compras mesmo em lojas de animais?
Eu sei k isso tb é usado em jardinagem pa plantas que requerem muita humidade e na maxmat da minha zona ja m dixeram k vendiam dixo.
Alguem conhece mais sitios ond s arranje os cristais? a gelatina ja feita é muita cara a comparar com a quantidade k s pode obter com os cristais (aumentam 400 vezes em volume de agua)
CobraPt
Membro

quinta abr 26, 2012 8:54 pm

zadd Escreveu:Cobrapt esses cristais que usas compras mesmo em lojas de animais?
Eu sei k isso tb é usado em jardinagem pa plantas que requerem muita humidade e na maxmat da minha zona ja m dixeram k vendiam dixo.
Alguem conhece mais sitios ond s arranje os cristais? a gelatina ja feita é muita cara a comparar com a quantidade k s pode obter com os cristais (aumentam 400 vezes em volume de agua)
Não tenho a certeza mas acho que não é desses cristais que falas.

Sim estes compro mesmo em lojas de animais.
PortugalReptiles
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

quinta abr 26, 2012 11:16 pm

Boas!
Tenho uma colonia com aproximadamente 2 mil exemplares há sensivelmente dois anos...comecei com 30!
Essas gajas sao bue resistentes, so precisam mesmo de calor e alguma humidade para criarem. tenho as minhas sem comer ha dois meses (pq me quero desfazer delas e ja nem olho paquilo) e morrem muito poucas mesmo. a partir do momento em q estao completamente desenvolvidas é um tal ve-las a nascer...
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”