Caros amigos
Gostaria de saber a vossa opinião acerca das seguintes questões:
- Em terrários de cobras (milho, californianas, sinaloas) é melhor ter de um lado uma zona quente e do outro uma zona fria ou fazer a alteração de temperaturas dia/noite (dia aquecimento ligado - noite aquecimento desligado)?
- É melhor ter uma luz no terrario mesmo que seja fraca, ou utilizar a luz que entra na divisão?
- Das especies - milho, real californiana, sinaloa, python regius, boa arco-iris, quais são garantidamente nocturnas, crepusculares ou diurnas?
- Se estas temperaturas são as indicadas: (milho - 21 - 29) (californiana - 21 - 32) (sinaloa 21 - 30) (boa arco iris - 21 - 29) (regius 25 - 34)?
Desde já os meus cumprimentos
Gradiente térmico
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
São todas crepusculares.
Basta a luz do dia que entra na divisão.
Sinaloa e californiana, são ambas lampropeltis, mesma especie diferentes subspecies.
O gradiente termico não tem a ver com o dia e noite, tem a ver com a termoregulação do animal e durante as 24 horas do dia precisam de ter zona fria e zona quente...quanto ás temperaturas de cada uma, é facil encontrar fichas de cuidados de todas as especies
Sinaloa e californiana, são ambas lampropeltis, mesma especie diferentes subspecies.
O gradiente termico não tem a ver com o dia e noite, tem a ver com a termoregulação do animal e durante as 24 horas do dia precisam de ter zona fria e zona quente...quanto ás temperaturas de cada uma, é facil encontrar fichas de cuidados de todas as especies

Sim, sei que tanto a sinaloa como a calif são lampro, mas como são de locais diferentes, poderiam comportar-se ou ter necessidades diferentes em termos de aquecimentoBondage2010 Escreveu:São todas crepusculares.
A duvida quanto ao modo de aquecimento prende-se mais com a tentativa de recriar mais as condições naturais, ou seja, de noite não existe no chão o mesmo calor que existe de dia.
Quanto às care sheets existente na net, para o mesmo animal, encontram-se diferenças de 7 graus nas temperaturas maximas, dai perguntar aos users que possuem tais espécies, quais os valores que utilizam e nos quais são bem sucedidos
Agradeço na mesma. Um abraço
-
- Membro Veterano
Em adultas o terrario se tiver espaço para teres um pouco acima do indicado na zona quente e um pouco menos das medias que se encontram nas fichas do gradiente da zona fria, elas procuram o mais adequado...tambem ha quem defenda em tapetes serem melhores para cobras que lampadas de ceramica, eu por exemplo em cobras corpulentas como a regius acho que é preferivel uma boa temperatura ambiente que apenas aquecimento no solo, eu na minha uso lampada de ceramica, a meu ver é melhor que apenas um tapete que aquece principalmente o ventre, tendo uma grande diferença no dorso devido á espessura do animal do que tendo o terrario todo com uma boa temperatura ambiente...atenção que se te vais iniciar e com cobras bébés, no primeiro ano é preferivel um espaço menor que um terrario definitivo, um faunario de decoração simples é melhor, menos stressante, mais seguro e facil de controlar 

Bondage2010 Escreveu:Em adultas o terrario se tiver espaço para teres um pouco acima do indicado na zona quente e um pouco menos das medias que se encontram nas fichas do gradiente da zona fria, elas procuram o mais adequado...tambem ha quem defenda em tapetes serem melhores para cobras que lampadas de ceramica, eu por exemplo em cobras corpulentas como a regius acho que é preferivel uma boa temperatura ambiente que apenas aquecimento no solo, eu na minha uso lampada de ceramica, a meu ver é melhor que apenas um tapete que aquece principalmente o ventre, tendo uma grande diferença no dorso devido á espessura do animal do que tendo o terrario todo com uma boa temperatura ambiente...atenção que se te vais iniciar e com cobras bébés, no primeiro ano é preferivel um espaço menor que um terrario definitivo, um faunario de decoração simples é melhor, menos stressante, mais seguro e facil de controlar
Ok, percebi a ideia, na essência é como as tenho.
Unicamente estava a pensar numa ideia para aproximar as condiçõoes do terrario às na vida selvagem, onde à noite, supostamente a temperatura desce, e para algumas das especies que referi, suportam alguma amplitude térmica.
Ok. é melhor não mexer.
-
- Membro Veterano
;as existem uns termostatos com night drop...que simulam justamente isso