Aos experts (blaptica dubia)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AndreEdge
Membro Veterano
Registado: domingo jan 30, 2011 5:41 pm

sexta abr 27, 2012 12:57 pm

Manuescrito Escreveu:Boas!
Tenho uma colonia com aproximadamente 2 mil exemplares há sensivelmente dois anos...comecei com 30!
Essas gajas sao bue resistentes, so precisam mesmo de calor e alguma humidade para criarem. tenho as minhas sem comer ha dois meses (pq me quero desfazer delas e ja nem olho paquilo) e morrem muito poucas mesmo. a partir do momento em q estao completamente desenvolvidas é um tal ve-las a nascer...
E vendelas? Se são "OVER 2000" até dariam uns bons euritos. Secalhar livravas-te delas mais depressa do que deixa-las morrer a fome. Olha se me as a deres a borla não te digo que não 8)
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

sábado abr 28, 2012 9:27 pm

AndreEdge Escreveu: E vendelas? Se são "OVER 2000" até dariam uns bons euritos. Secalhar livravas-te delas mais depressa do que deixa-las morrer a fome. Olha se me as a deres a borla não te digo que não 8)

idém!!!
0.0.1 Pogona Vitticeps
diogocunha07
Membro Veterano
Registado: sexta set 23, 2011 12:42 am

sábado abr 28, 2012 11:51 pm

´Treta? xD

Não foi dia 1 de abril pah para andares a enganar o pessoal x)

Cumps
Diogo Cunha
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

domingo abr 29, 2012 12:29 am

Pessoal tenho outra dúvida se alguém me souber responder, não é relativa às blaptica mas para não criar outro tópico x)

Folhas de amoreira silvestre servem para os bichos-da-seda? É que amoreira àrvore não tenho para esta zona, já amoreiras silvestres nunca mais acabam e têm folha o ano todo (não me perguntei como :?) Acham que dá?
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

domingo abr 29, 2012 12:30 am

Experimenta...
andbela
Membro Veterano
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

domingo abr 29, 2012 12:41 am

Titanum Escreveu:Experimenta...
E se mato os bichos? Coitados xD
Aquilo é mais ou menos isto:
Imagem
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

domingo abr 29, 2012 12:59 am

as folhas podes dar, elas só comem se gostarem. Nao dês é as bagas, podem ter alguma tóxina fatal para os bichos
andbela
Membro Veterano

domingo abr 29, 2012 1:10 am

O problema é que se não gostam, amoreira branca não tenho e não tenho que lhes dar para comerem, já procurei por ração mas não encontro :s. Se estas dessem comprava-os, se me garantissem que não, deixava os bichos em paz.

PS: Eu sei que são só as folhas :)
Tiago_Pereira
Membro Júnior
Registado: domingo jan 08, 2006 2:18 pm

domingo abr 29, 2012 10:59 am

acho que nao vais ter muito sucesso. Penso que elas se limitam às folhas da amoreira branca.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo abr 29, 2012 12:49 pm

São duas plantas de especies diferentes a unica semelhança é na forma do fruto, eles só comem as folhas da arvore originaria da zona deles (China, Japão)...a "Morus" dái o nome deles "Bombyx mori" por isso tambem o ciclo de vida deles coincide com a altura da folha da arvore.
andbela
Membro Veterano

domingo abr 29, 2012 1:46 pm

Obrigado pelo esclarecimento.
Que tipo de alimento então, a par com as dubia, posso vir a dar ao meu DB ? É que uma dieta de 'carne' só de baratas não é favorável acho eu, e criar grilos já ouvi dizer que é barulhento e mal cheiroso :s. Que me aconselham a fazer criação para alimentar?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo abr 29, 2012 1:56 pm

andbela Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento.
Que tipo de alimento então, a par com as dubia, posso vir a dar ao meu DB ? É que uma dieta de 'carne' só de baratas não é favorável acho eu, e criar grilos já ouvi dizer que é barulhento e mal cheiroso :s. Que me aconselham a fazer criação para alimentar?
Os DB têm uma percentagem de vegetais e outra de insectos e larvas na alimentação, podes variar desde, varios tipos de baratas, grilos, tenebrios, zofobas, larvas do mel, bichos da seda(na epoca), etc. Mas o grilos que se criam para alimento são "quase" silenciosos, mas não cheiram bem;) não são é tão faceis de criar, como as dubia, red runners e tenebrio. Aqui tens a percentagem de vegetais Vs insectos de acordo com a idade do DB http://beardeddragoncaresheet.weebly.co ... ering.html
andbela
Membro Veterano

domingo abr 29, 2012 2:03 pm

Obrigada bondage!
Vou ver o que é melhor criar para o alimentar então :) é que já me disseram tanta coisa que não sei que tipo de bicho hei-de criar xD. E sim, eu sabia que também se dava salada, estava a falar era do alimento vivo, eheh!
andbela
Membro Veterano

quinta mai 03, 2012 8:45 am

Bom dia!
Hoje fui ver as baratas e encontrei 3 mortas ao pé das caixas de ovos. Tenho posto água, tanto de alimentos como um papel ensopado, tenho mudado os alimentos sempre em condições. Alguém me sabe dizer porque é que isto pode estar a acontecer? Será normal? Elas não tinham ar de ter sido comidas pelas outras daí que estou com medo que esteja a fazer alguma coisa mal..
CobraPt
Membro
Registado: segunda ago 30, 2010 6:41 pm

quinta mai 03, 2012 10:04 pm

andbela Escreveu:Bom dia!
Hoje fui ver as baratas e encontrei 3 mortas ao pé das caixas de ovos. Tenho posto água, tanto de alimentos como um papel ensopado, tenho mudado os alimentos sempre em condições. Alguém me sabe dizer porque é que isto pode estar a acontecer? Será normal? Elas não tinham ar de ter sido comidas pelas outras daí que estou com medo que esteja a fazer alguma coisa mal..
Não me parece problemático essas 3 mortas.
PortugalReptiles
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”