Rã albina

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado mai 19, 2012 2:29 pm

Olá a todos!

Pretendo adquirir brevemente uma rã ( Xenopus laevis ) da variedade albina.
Tenho andado a pesquisar bastante sobre este anfíbio, mas encontro muito pouca coisa e a informação é por vezes bastante contraditória.

Tenho algumas dúvidas e agredecia alguma ajuda :wink: .
As dúvidas são as seguintes:

- Uma rã albina está bem e feliz num aquário de 23 litros ?

- É possível a sua convivência com caramujos ( neritinas, ampulárias, planorbis e physas ) ?

- Necessitam de um filtro e de um termostato, certo ? 25º é uma boa temperatura ?

- Ouvi dizer que comem qualquer ração ( flocos para peixes, pastilhas para peixes de fundo, sticks para tartarugas, gammarus, ... ). É verdade ?

Estas são as minhas principais dúvidas, agradeço imenso que me orientem um pouco, pois não irei comprá-la se não souber como mantê-la adequadamente.

Obrigado desde já :wink: .
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sábado mai 19, 2012 4:25 pm

Boas nitara, já tive dessas á muito tempo, mas dei porque ficam grandotas...Não acho sufeciente 23 litros, no minimo 35 litros.
Vão comer as physas e os planorbis se estes lhe couberem na boca...
Se não quiseres por filtro podes mudar a água a cada 4 dias (30%)...
Comem e o melhor é manter uma alimentação bem variada, mas aconselho a dar mais alimento congelado do que propriamente rações secas...Como por exemplo bloodworm, tubifex, artémia nunca experimentei, mas tenta...
Agora outras coisas que não perguntaste...O solo deve ser composto por areão que não lhe caiba na boca porque elas comem, morreu-me uma assim comeu umas pedrinha que andavam lá no areão e pronto morreu...Logo sempre pedras maiores e lisas...Mas tens a certeza que queres essa espécie? Ten spor exemplo as hymenochirus boettgeri que são bem mais pequenas (MAX: 3,5 cm) e podes manter um par na boa nesse aqua (23 litros) com os caramujos, e não tens de ter tantas preocupações com o solo...A alimentação é que pronto, como são mais pequenas os gammarus não sei se comem, mas a comida congelada comem muito bem...

Caso não saibas as hymenochirus boettgeri são assim:

Imagem

Imagem
Espero ter ajudado ;)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Rikass
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 4:30 pm

Olha podes dar também tenebrios recém-nascidos, ah e também não te disse, os machos das xenupus ficam com 7cm e as femeas com 15 cm
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Nitara
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 4:45 pm

Muito obrigado pela ajuda Rikass :wink: , foi-me muito útil.

Eu adoro as Xenopus albinas, têm uma beleza muito própria, mas as hymenochirus boettgeri também são bastante bonitas. O problema é que nunca as vi à venda :? . Já em relação às Xenopus conheço até bastantes lojas que as vendem.

Tenho só mais uma dúvida:
- Elas também requerem uma atenção no pH, GH, KH, amónia, etc. como os peixes ?
Rikass
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 5:43 pm

Olha que as hymenochirus boettgeri vê-se imenso a venda tens é de procurar, mesmo em lojas de aquariofilia já vi imensas vezes e até são mais baratas que as xenupus...A muitas lojas que confundem as xenupus (normais ou seja não as albinas) com as hymenochirus boettgeri...Mas tens a certeza que queres as xenupus? Precisas de um aqua um bocado maior :S Mas tu é que sabes estopu só a sugerir :D
Não faz diferença os parâmetros porque não respiram a água, acho que só se o pH for muito baixo ou muito elevado é que faz diferença (por causa da pele delas) e também a salinidade é claro :wink:
Nitara
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 7:12 pm

Mais uma vez, muito obrigada Rikass :D .

Vou ver o que posso fazer. Se conseguir comprar um aquário maior ( entenda-se, se conseguir convencer o pessoal cá de casa a alinhar em mais um aquário :wink: ) eu compro as Xenopus porque confesso que as adoro.

Se pelo contrário o pessoal não quiser mais nenhum aquário, então optarei pelas hymenochirus boettgeri, uma vez que podem ser alojadas no meu aquário de caramujos.

Dicas sobre a manutenção, alimentação, alojamento, etc. serão sempre bem-vindas :wink: .
Rikass
Membro Veterano

domingo mai 20, 2012 1:01 pm

Mas dicas de manutenção, alimentação e alojamento sobre que espécie? Lol já estou baralhado :lol:
Nitara
Membro Veterano

domingo mai 20, 2012 1:10 pm

:D
Sobre as Xenopus ... estou mais inclinada para elas do que para as hymenochirus.

Mas se quiserem dar dicas sobre ambas ... estejam à vontade! Quanto mais souber melhor :D .

Obrigado.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”