Construção de um Aquaterrario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Bekk
Membro Júnior
Registado: quinta jul 26, 2012 11:45 pm

sexta jul 27, 2012 6:08 pm

Bem, alguns devem ter visto o meu tópico da minha Tartaruga Aventureira, e tou mesmo decidido a construir um aquaterrario para o meu pequeno réptil que cresceu e tá demasiado grande para o aquario actual... continuando, criei este tópico para amostrar ao pessoal as várias etapas que tou a decorrer e ter sugestões/ideias vossas porque não tenho nenhuma experiência com construção de tal coisa e tenho medo de meter a pata na poça e serve futuramente para alguém que queira esclarecer dúvidas (é que não encontrei nada exclusivamente para aquaterrarios) :lol:
Espero que gostem do meu "Guia" de um iniciante para iniciantes!! :D

Espécie da tartaruga em questão: Corcunda do Mississipi, 9cm (actualmente)

http://i288.photobucket.com/albums/ll17 ... M_0335.jpg

1º fase

A primeira coisa com a qual se preocupar é onde ficará o novo lar para a Tartaruga. Que deve ficar num local iluminado, mas não necessariamente em frente a janela, porque receberia incidência directa da luz do sol, filtrada pela janela e pelo vidro do aquário e faria com que o aquário aquecesse demasiado, proporcionando também o surgimento de algas que podem ser tóxicas para algumas tartarugas. Apesar de não possuírem ouvido externo formado, possuem um ouvido interno que faz com que sejam muito sensíveis ao som, portanto é evitar ao máximo custo colocá-las junto a equipamentos como televisores e aparelhos de som. Outro factor muito importante são as correntes de ar, porque as tartarugas são animais sensíveis!! Uma corrente de ar associada a uma falta de fonte natural de aquecimento pode vir a causar um problema de saúde com certa facilidade e o quadro evoluir para uma pneumonia.

Observação.: Observe sempre a tartaruga, porque os animais stressados tendem a adoecer com certa facilidade, se a tartaruga estiver satisfeita com seu ambiente, passará a maior parte do tempo dentro da água, não tentará escapar, após se alimentar estará sempre tranquila e quando perceber sua presença irá com certeza tentar chamar sua atenção no intuito de ganhar um mimo.

2º fase

De seguida, faça uma pequena estruturação do novo lar para o seu bichinho nadador! É necessário um local seco, onde o seu pequeno amigo, possa apanhar banhos-de-sol e secar-se completamente, daí que o alojamento adequado para estes animais seja um aquaterrário, constituído por uma parte seca e outra com água.

• - A zona seca deve ser suficientemente grande para que toda a tartaruga esteja fora de água. Durante os banhos de sol a tartaruga deve ser capaz de se secar completamente. Esta parte pode ser composta por madeira marítima ou pedras lisas, sem arestas bicudas, por exemplo.l

- A zona aquática pode ser profunda, pelo menos para as tartarugas adultas, uma vez que estes animais adoram nadar. Para as tartarugas jovens, não é de todo desadequado uma zona profunda, mas devem ter acesso a uma zona de água onde consigam retirar a cabeça fora de água apoiando as patas. Para tornar o habitat mais natural e agradável para estas tartarugas, pode incluir objectos flutuantes, como pequenos troncos, e vegetação aquática.

- A zona de esconderijo. Às vezes as tartarugas gostam muito de se esconder, seja para brincar ou para ficarem sossegadas sem que ninguém as incomode. É importante fazer um esconderijo na parte aquática, o importante é permitir que o animal consiga esticar a cabeça para fora da água de dentro dele e que ele caiba lá com folga, porque caso fique preso irá morrer afogado.

Observação.: A área seca não precisa ser muito grande, mas deve permitir que o animal fique completamente fora da água e em segurança, lembre-se que tartarugas são animais muito fortes e curiosos e podem deslocar pedras grandes com certa facilidade depois de uma certa idade.

3º fase

Nesta fase, depois de ter tudo muito bem planeado, irá pensar nas dimensões do seu Aquaterrério! É das fases mais importantes do projecto, porque quanto maior for o aquaterrário melhor vai ser para a sua tartaruga porque água a mais nunca é mau para uma tartaruga! Tenha cuidado com os planos futuros em querer adquirir outra Tarta porque se construir a pensar só numa, nunca poderá utilizar as mesmas medidas, tem que ser um bem maior para que não haja conflitos entre as 2 tartas e que possam nadar à vontade. Um aquaterrario de jeito para uma tartaruga com 2 a 5/6/7 anos tem de ter medidas no mínimo 1m,50cm,50cm(CxLxA), e já começa a ser pequeno, para 6/7 anos.

No meu projecto vou tentar utilizar as seguintes medidas:

Imagem

Observação.: Visite este site:http://www.casadonemo.pt/index.aspx, poderá fazer uma pequena previsão de orçamento do que será o seu aquaterrário... Muito obrigado ao Dare por me ter referido este site!
O único problema neste site é que, não aceita que Altura seja maior que 84!

(*GUIA EM CONSTRUÇÃO*)

PS: Deve faltar no meu projecto peças essenciais, portanto por favor digam, foi para isso que criei este tópico :wink:
Última edição por Bekk em terça jul 31, 2012 2:48 am, editado 7 vezes no total.
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

sexta jul 27, 2012 6:55 pm

penso que seja pequeno para a tartaruga ,pode dar para algum tempo , mas não definitivo.
vais ter que por sempre uma Lâmpada UVB porque o vidro não deixa passar a radiação necessário , sendo assim é como não tivesse Lâmpada, para abrir a janela como referiste e bem não convém leva a doenças graves na tartaruga.
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
LeoNeon
Registado: sexta jul 27, 2012 6:54 pm

sexta jul 27, 2012 6:55 pm

Bekk Escreveu:Bem, alguns devem ter visto o meu tópico da minha Tartaruga Aventureira, e tou mesmo decidido a construir um aquaterrario para o meu pequeno réptil que cresceu e tá demasiado grande para o aquario actual... continuando, criei este tópico para amostrar ao pessoal as várias etapas que tou a decorrer e ter sugestões/ideias vossas porque não tenho nenhuma experiência com construção de tal coisa e tenho medo de meter a pata na poça e serve futuramente para alguém que queira esclarecer dúvidas (é que não encontrei nada exclusivamente para aquaterrarios) :lol:

Estou a estruturar então a nova casa, e que me surgiu as minhas primeiras Dúvidas!!
  • - Será que essas medidas estão boas?! é que tiver que ser mais vou ter que a por noutro local...
    - Estava a pensar em 0,50cm de grossura do vidro, será muito ou tá perfeito?
    - estava a pensar em por o aquaterrario no mesmo sitio que está actualmente, que é à janela, porque queria aproveitar a abundância de sol pela manha para não ter que gastar dinheiro em lâmpadas... será que tou a fazer bem? já agora, a janela será neutralizada para que não apanhe correntes de ar...
Imagem

algumas das coisas que planeio comprar para o aquaterrario
  • - Turtle Bank: zona de alimentação e descanso para apanhar um banho de sol;
    - Gruta: devo tentar fazer algo parecido com uma gruta para ela se esconder, um bocado abaixo do nível da água, talvez ao lado da zona da comida e etc;
    - Filtro para a água;
    - Termostato;
    - Areia para o fundo;
    - Peças de decoração;

PS: Deve faltar no meu projecto peças essenciais, portanto por favor digam, foi para isso que criei este tópico :wink:

Legal !!!!!!
Bekk
Membro Júnior

sexta jul 27, 2012 7:23 pm

yemen Escreveu:penso que seja pequeno para a tartaruga ,pode dar para algum tempo , mas não definitivo.
vais ter que por sempre uma Lâmpada UVB porque o vidro não deixa passar a radiação necessário , sendo assim é como não tivesse Lâmpada, para abrir a janela como referiste e bem não convém leva a doenças graves na tartaruga.
Então que medidas seria mais apropriado pelo menos para durar uns bons aninhos? :) é que sendo que vou ter na mesma que comprar uma UVB posso por em qualquer sitio da casa, até na minha secretária que tem bastante espaço!!
Sim, por isso que a vou neutralizar! portanto nem a vou abrir sequer!! E no inverno vou por num sitio bem longe das janelas!!
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sexta jul 27, 2012 7:31 pm

De profundidade faria uns 60cm ou mais.
Bekk
Membro Júnior

sexta jul 27, 2012 7:38 pm

Titanum Escreveu:De profundidade faria uns 60cm ou mais.
Isso não muito para uma só tartaruga de 9cm? :?

1ºpost actualizado com foto da Tartaruga e espécie!!
Tortugas
Membro
Registado: sábado jun 02, 2012 10:40 am

sábado jul 28, 2012 11:05 am

Bekk Escreveu:Bem, alguns devem ter visto o meu tópico da minha Tartaruga Aventureira, e tou mesmo decidido a construir um aquaterrario para o meu pequeno réptil que cresceu e tá demasiado grande para o aquario actual... continuando, criei este tópico para amostrar ao pessoal as várias etapas que tou a decorrer e ter sugestões/ideias vossas porque não tenho nenhuma experiência com construção de tal coisa e tenho medo de meter a pata na poça e serve futuramente para alguém que queira esclarecer dúvidas (é que não encontrei nada exclusivamente para aquaterrarios) :lol:

Espécie da tartaruga: Corcunda do Mississipi, 9cm

http://i288.photobucket.com/albums/ll17 ... M_0335.jpg

Estou a estruturar então a nova casa, e que me surgiu as minhas primeiras Dúvidas!!
  • - Será que essas medidas estão boas?! é que tiver que ser mais vou ter que a por noutro local...
    - Estava a pensar em 0,50cm de grossura do vidro, será muito ou tá perfeito?
    - estava a pensar em por o aquaterrario no mesmo sitio que está actualmente, que é à janela, porque queria aproveitar a abundância de sol pela manha para não ter que gastar dinheiro em lâmpadas... será que tou a fazer bem? já agora, a janela será neutralizada para que não apanhe correntes de ar...
Imagem

algumas das coisas que planeio comprar para o aquaterrario
  • - Turtle Bank: zona de alimentação e descanso para apanhar um banho de sol;
    - Gruta: devo tentar fazer algo parecido com uma gruta para ela se esconder, um bocado abaixo do nível da água, talvez ao lado da zona da comida e etc;
    - Filtro para a água;
    - Termostato;
    - Areia para o fundo;
    - Peças de decoração;

Olha o que te falei ... nao sei se é bem isto que queres mas é uma ideia ...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56383
Espero ter ajudado ;)
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sábado jul 28, 2012 11:51 am

Bekk Escreveu:

Essa tartaruga nao vai ficar sempre com 9cm :) pelo que vi é uma Corcunda do Mississipi, pode ficar com uns 25/30cm dependendo do individuo... mas eu disse esta medida porque normalmente que tem tartas quer sempre duas para fazerem companhia uma à outra e tal :lol: :wink:
Bekk
Membro Júnior

sábado jul 28, 2012 1:27 pm

Titanum Escreveu:
Bekk Escreveu:

Essa tartaruga nao vai ficar sempre com 9cm :) pelo que vi é uma Corcunda do Mississipi, pode ficar com uns 25/30cm dependendo do individuo... mas eu disse esta medida porque normalmente que tem tartas quer sempre duas para fazerem companhia uma à outra e tal :lol: :wink:
Sim bem visto!! Por acaso tinha planos de comprar mais uma :lol:
Vou ter então que modificar as medidas! 8)
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

sábado jul 28, 2012 1:39 pm

atenção que um aquaterrário para ter duas adultas não é assim tão pequeno quanto isso , se cada uma tiver no minimo 25cm veja lá o espaço que não tem que ter para 2 , espaço suficiente para estarem as duas apanhar luz e espaço suficiente para ambas nadarem
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

sábado jul 28, 2012 2:02 pm

Admiro pessoas que gostam de mandar bitatites, sem perceber nada.

Um aquaterrario de jeito para uma tartaruga com 2 a 5/6/7 tem de ter medidas no minimo 1m,50cm,50cm(CxLxA), e ja começa a ser pequeno, para 6/7 anos.

Essas medidas sao boas, para uma bebe.

As tartarugas vivem em lagos, rios, nao em poças de agua.

Quando tiver os seus 20/25 cm, so estao bem num lago no exterio.

P.S. estou a falar em tartarugas mais comuns
Bekk
Membro Júnior

domingo jul 29, 2012 4:23 pm

dare Escreveu:Admiro pessoas que gostam de mandar bitatites, sem perceber nada.

Um aquaterrario de jeito para uma tartaruga com 2 a 5/6/7 tem de ter medidas no minimo 1m,50cm,50cm(CxLxA), e ja começa a ser pequeno, para 6/7 anos.

Essas medidas sao boas, para uma bebe.

As tartarugas vivem em lagos, rios, nao em poças de agua.

Quando tiver os seus 20/25 cm, so estao bem num lago no exterio.

P.S. estou a falar em tartarugas mais comuns
É por isso que criei o tópico... para pessoas com experiência na coisa, darem a sua opinião na categoria de expert's!! Mas obrigado pela contribuição de ideias apesar não dada da melhor maneira!! ;)
Sendo assim vou alterar o meu projecto para as medidas que recomendou!

Seja como for... Exo Terra Turtle Bank (29.8x17.8x5.4 CM) e Termometro Digital, já vêem a caminho de casa!!
Falta ver Filtro, bomba da água, termostato, Luz UVB, aquecedor da água e decorações! se alguém souber de uma loja ou site onde possa arranjar disso barato, agradecia que partilhassem :)
FILIPERS
Membro
Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm

domingo jul 29, 2012 8:14 pm

Bekk, faz pelo menos um aquaterrário com 1 metro de comprimento, assim dura mais anos e poupas sempre mais dinheiro. As tartas são animais que adoram nadar, para tartas nunca há água a mais.

É assim se adquirires mais uma tarta não vais puder juntá la com essa. Pois essa tarta já tem um bom tamanho e se juntares ela com uma tarta de 3 cm pode aleijá la. Podes é depois juntá las quando já tiverem um tamanho semelhante, mesmo assim não sei se as tartas depois vão andar há pancada por causa do território.

Tal como o Dare e eu que já tinha referido no outro tópico o melhor que podes oferecer a uma tarta ( se adquirires mesmo outra tarta é praticamente obrigatório teres de no futuro de adquirir 1 lago) é um lago. Mas pelo que vi tens espaço para fazer isso por isso não há que ter grandes preocupações.

Já agora a comida mete se na água, não na zona seca :wink:
Bekk
Membro Júnior

domingo jul 29, 2012 8:58 pm

FILIPERS Escreveu:Bekk, faz pelo menos um aquaterrário com 1 metro de comprimento, assim dura mais anos e poupas sempre mais dinheiro. As tartas são animais que adoram nadar, para tartas nunca há água a mais.

É assim se adquirires mais uma tarta não vais puder juntá la com essa. Pois essa tarta já tem um bom tamanho e se juntares ela com uma tarta de 3 cm pode aleijá la. Podes é depois juntá las quando já tiverem um tamanho semelhante, mesmo assim não sei se as tartas depois vão andar há pancada por causa do território.

Tal como o Dare e eu que já tinha referido no outro tópico o melhor que podes oferecer a uma tarta ( se adquirires mesmo outra tarta é praticamente obrigatório teres de no futuro de adquirir 1 lago) é um lago. Mas pelo que vi tens espaço para fazer isso por isso não há que ter grandes preocupações.

Já agora a comida mete se na água, não na zona seca :wink:

Sim, vou por 1 metro! Para dar o melhor à minha tarta, que seja 1m!! ^^

Isso mais 2 ou 3 anos sou capaz de começar a fazer planos para um lago grande vá :D

É à peixinho!! costumo fazer sempre isso e sinceramente pensava que tava a habitua-la mal, mas pelos vistos não :lol:

Já agora, aconselham um filtro externo ou interno? é que não pesco nada do assunto e não quero comprar em erro! :roll: já agora digam as diferenças entre um e outro :oops:
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

domingo jul 29, 2012 10:47 pm

Bekk, nao era para ti, alias a ti so te posso dar os parabens pela tua atitude, de quereres dar o melhor a tua tartaruga.

Se vires que nao fica caro tens varias alternativas, ao vidro, como ja disseram e bem, podes utilizar uma caixa de plastico com 100l ou mais e poens outra por cima a fazer de parte seca. OU entao fazes uma estrutura em madeira e poes uma lona, etc. Tens varias alternativas ao comum vidro
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”