Em breve vou adquirir um gecko leopardo, já tenho praticamente tudo o que preciso (falta apenas chegar o termostato), e vou colocá-lo inicialmente num faunário que já tinha por casa com cerca de 40 cms de comprimento enquanto o bicho ainda for pequeno e depois transfiro-o para um terrário definitivo que também já tenho só falta depois colocar tudo o que é necessário lá, mas isso fica para depois.
Quanto ao faunário, depois de fazer algumas experiências de espaço etc achei que provavelmente seria suficiente apenas 2 tocas (1 normal e 1 húmida) uma vez que é provisório e para não comprometer demasiado o espaço existente, sendo que depois no terrário claro que porei no minimo umas 3 tocas (2 normais 1 húmida) mas para já pareceu-me adequado assim. Será suficiente?
Deixo aqui duas fotos do set up a utilizar no faunário:


Como podem ver o aquecimento é feito com um tapete de aquecimento, de potência não muito elevada que acho suficiente, o faunário está assente numa base de corticite porque a superfície do móvel é em mármore de forma que a dissipação de energia era muito elevada e acabava por ser muito mais dificil atingir as temperaturas de 32º e o tapete tinha de estar ligado muito mais tempo, assim não só atinge rapidamente a temperatura necessária como mantêm durante mais tempo tornando-se bastante útil.
Depois tem na zona quente um esconderijo (vermelho) que será seco, e na zona intermédia mais para a zona fresca o esconderijo húmido (azul), que está sem nada porque o faunário inabitado não precisa de ter já o papel de cozinha humedecido, no futuro talvez use húmus mas para já o papel deve cumprir o seu dever. Finalmente na zona fria tem o recipiente da comida e da água. Os dois termómetros estão em posições separadas mas depois posso colocar os dois na zona quente para uma maior fiabilidade sendo que são os dois bastante fiáveis mas não custa nada reduzir a probabilidade de erros.
Penso que é tudo, o substrato é papel de cozinha como é óbvio, tem ali uma pedra que já estava no faunário e não tem grande propósito mas fica ali nem que seja para proporcionar um tipo de terreno diferente. Ah, falta como é óbvio a sonda do termóstato porque ainda não chegou e depois ficará na zona mais quente para manter a temperatura nos parâmetros necessários.
Quanto à localização, o faunário está num móvel na parede oposta a uma janela baça de forma a que se mantêm iluminado durante o dia criando o ciclo sem ser uma luz direta ou demasiado forte, as fotos estão bastante iluminadas porque liguei a luz da divisão da casa para não haver sombras na imagem.

E penso que é isto, comentários, opiniões, sugestões serão aceites aliás é para isso que coloco isto aqui

Cumps